Prova Relações Internacionais ENADE 2018 com Gabarito

Prova Relações Internacionais ENADE 2018 com Gabarito QUESTÃO 01 (Enade 2018) Considerando o infográfico apresentado, avalie a...
prova-relacoes-internacionais-enade-2018-com-gabarito
Prova Relações Internacionais ENADE 2018 com Gabarito

QUESTÃO 01

OS CINCO PAÍSES COM MAIOR ÁREA PLANTADA COM TRANSGÊNICOS NO MUNDO

(Enade 2018) Considerando o infográfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A distribuição da área plantada com transgênicos no mundo reflete o nível de desenvolvimento econômico dos países.
II. Os Estados Unidos da América possuem a maior área plantada de algodão transgênico no mundo.
III. O hemisfério norte concentra a maior área de produção transgênica.
IV. A área de produção de soja transgênica é maior no Brasil que na Argentina.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(Enade 2018) A Economia Solidária expressa formas de organização econômica – de produção, prestação de serviços, comercialização, finanças e consumo – baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade.

São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis.
Disponível em: <http://www.unisolbrasil.org.br/2015/>.
Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.

PORQUE

II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(Enade 2018) As questões relacionadas a organismos geneticamente modificados deixaram, há muito tempo, de serem discutidas apenas no âmbito acadêmico-científico. Também na arte, a transgenia ganhou lugar, ocupando o imaginário e a criatividade de artistas. Nesse campo, o brasileiro Eduardo Kac transita pela zona fronteiriça entre arte, ciência e tecnologia.

Os trabalhos de Eduardo Kac têm sido exibidos em exposições internacionais. Em seu currículo, constam obras de arte transgênicas, como GFP Bunny, uma coelha geneticamente modificada cujo pelo emite fluorescência verde ao ser iluminado por luz ultravioleta. Ela foi batizada com esse nome em razão da proteína verde fluorescente (green fluorescent protein) obtida de uma água-viva do Pacífico e injetada em óvulos de coelhos albinos, procedimento efetivamente realizado em um centro de pesquisa na França.
Disponível em: <www.g1.globo.com/Noticias/PopArte/>.
Acesso em: 18 ago. 2018 (adaptado).

Disponível em: <http://www.ekac.org/gfpbunny.html#gfpbunnyanchor>. Acesso em: 18 ago. 2018 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A obra GFP Bunny, de Eduardo Kac, contribui para a ampliação dos horizontes artísticos por meio do uso da engenharia genética como técnica de criação artística.

II. A obra GFP Bunny suscita várias questões, entre as quais se inclui a de caráter ético, como, por exemplo, a dos limites da pesquisa científica e do uso de aplicações tecnológicas.

III. As obras de arte biotecnológicas promovem a circulação de conceitos do campo da arte e de técnicas laboratoriais, mas, ao mesmo tempo, banaliza a singularidade da produção do artista.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
TEXTO 1
Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016.

Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-
no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/.
Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).

TEXTO 2
Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/dados-
sobre-refugio/dados-sobre-refugio-no-brasil/>.
Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).

(Enade 2018) Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.

II. A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.

III. As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.

IV. A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 05


TEXTO 1
A frase em latim “Ex Africa semper aliquid novi”, do escritor romano Caio Plínio, dita há 2.000 anos, significa “da África sempre há novidades a reportar”. A partir dessa ideia, o curador alemão Alfons Hug montou a exposição “Ex Africa”, que conta com 18 artistas de oito países africanos e dois artistas brasileiros. A ideia da mostra é retratar a produção artística africana sem estereótipos aos quais estamos acostumados, como objetos de artesanato e referências iconográficas.
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/>.
Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).

TEXTO 2
Até as vésperas da era colonial moderna era comum encontrar as imagens positivas sobre a África. Árabes e europeus descreveram as formas políticas africanas altamente elaboradas e socialmente aperfeiçoadas, entre as quais se alternavam reinos, impérios, cidades-Estado, entre outras. Após a conferência de Berlim (1885), que definiu a partilha colonial da África, essas imagens “simpáticas” começaram a sombrear. Reinos e Impérios foram substituídos pelas tribos primitivas em estado de guerra permanente, umas contra outras, para justificar e legitimar a Missão Civilizadora, que até hoje alimenta o imaginário da África no Brasil.
VIEIRA, F. S. S. Do eurocentrismo ao afropessimismo: reflexão
sobre a construção do imaginário “África” no Brasil.
Em Debate. PUC-Rio, n. 03, 2006 (adaptado).

(Enade 2018) A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A África tem sido pensada, por muitos, como um único país, compreendida de forma monolítica, como se fosse formada por cultura única, ou, até mesmo, um lugar de povos sem cultura alguma, o que contribui e reforça a exclusão social das obras africanas do sistema das artes visuais.

II. Construídas sob a égide do clichê da miserabilidade, as clássicas representações sobre a África, que retratam o continente como um celeiro da tradição, do arcaísmo, da produção manufaturada e artesanal, são estereótipos que precisam ser superados, por serem incompatíveis com a multiplicidade de expressões artísticas africanas.

III. Os estereótipos sobre o continente africano foram construídos a partir de interesses políticos, culturais e econômicos que sustentaram, durante séculos, projetos de exploração e ações excludentes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 06
TEXTO 1
Com base em dados de 2015, estima-se que, no Brasil, haja em torno de 100 mil pessoas em situação de rua. A população que vivencia situação de rua é formada por pessoas que, em sua maioria, possuem menos que o necessário para atender às necessidades básicas do ser humano, estando no limite da indigência ou da pobreza extrema, com comprometimento da própria sobrevivência. A situação desse grupo excluído e marginalizado pode decorrer de diversos fatores, como desemprego estrutural, migração, uso prejudicial de álcool e outras drogas, presença de transtornos mentais, conflitos familiares, entre outros.
HINO, P.; SANTOS, J. O.; ROSA, A. S. Pessoas que vivenciam situação de
rua sob o olhar da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 71,
Suplemento 1, p. 732-740, 2018 (adaptado).

TEXTO 2
O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), lançou uma campanha que objetiva valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua têm o direito de ser atendidas na rede de serviços do SUS.
Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/
principal/campanhas-publicitarias/19300-campanha-pop-rua>.
Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).

(Enade 2018) A respeito da população que vivencia situação de rua e considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. Na elaboração de políticas públicas, devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.

II. A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário, inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas públicas de saúde, educação e moradia.

III. A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em campanhas dirigidas a esse público.

IV. A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 07

Princípios da mobilidade urbana em uma cidade sustentável

(Enade 2018) Considerando as informações do infográfico, avalie as afirmações a seguir.

I. No planejamento das cidades, deve-se priorizar o transporte coletivo, situação que está em consonância com o que ocorre nas cidades mais populosas do Brasil.

II. O engajamento dos cidadãos nos debates e no planejamento das cidades é essencial para o desenvolvimento de projetos urbanos viáveis, acessíveis e sustentáveis.

III. É necessário que o planejamento de uma cidade sustentável esteja focado na fluidez dos veículos automotores autônomos, na diversidade de opções de mobilidade e nas modalidades compartilhadas de transporte.

IV. A utilização de painéis solares para abastecer veículos e a diminuição da emissão de gases poluentes em uma cidade sustentável são metas ainda distantes de serem atingidas no Brasil, devido à primazia dos meios de transportes movidos a combustíveis fósseis.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08

Seleção multicultural países de origem dos pais dos jogadores da França

(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998. Apenas o goleiro Lloris, o lateral Pavard, o atacante Giroud e o meia Thauvin não se encaixam nessa descrição. Tal composição suscitou inúmeros debates acerca da presença de imigrantes na sociedade francesa e do multiculturalismo na Europa. À perspectiva multicultural se contrapõem a xenofobia, o racismo, a islamofobia, entre outras formas de segregação humana, sobretudo de imigrantes e seus descendentes.
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2018/07/multiculturais
-franca-e-belgica-buscam-unidade-nacional-na-copa.shtml>.
Acesso em: 10 jul. 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

A) A admiração dos torcedores pelos jogadores da seleção francesa evidencia a redução do preconceito de cidadãos franceses contra descendentes de imigrantes.

B) O aumento do número de jogadores filhos de imigrantes e a ampliação da diversidade de nacionalidades ameaçam a perpetuação dos valores e da tradição do povo francês.

C) A inclusão de jogadores de origem árabe e africana na seleção francesa teve o efeito imediato de minimizar visões e interpretações equivocadas dos efeitos da imigração, como desemprego e pobreza.

D) A presença de jogadores franceses de origem africana sinaliza a efetiva integração dos imigrantes e de seus descendentes à sociedade francesa, após longo processo de incentivo à inclusão social de estrangeiros no país.

E) A composição da seleção francesa aponta para a importância da perspectiva multicultural, em que se valorizam as formas de convívio entre os diferentes, a mediação de conflitos identitários e o exercício da alteridade.

GABARITO.

Relações Internacionais

QUESTÃO 09
(Enade 2018) A Venezuela não sofreu uma guerra nem uma catástrofe natural, mas, em 2017, ocupou o quarto lugar na lista de países de onde sai a maior quantidade de novos pedidos de refúgio no mundo – e o primeiro, se considerada apenas a América Latina, conforme evidencia a tabela a seguir.

País de origem de novos solicitantes de refúgio

A respeito da temática dos refugiados na política internacional, assinale a opção correta.

A) A entrada de venezuelanos no Brasil tem ocorrido pelas fronteiras amazônicas, principalmente pelo estado do Acre.

B) A Espanha é o principal destino dos refugiados venezuelanos em virtude da facilidade de naturalização oferecida aos hispano-americanos.

C) O Protocolo de Nova York, de 1967, prevê a possibilidade de refúgio devido a situação de grave e generalizada violação de direitos humanos.

D) O número de solicitações de refúgio de venezuelanos só foi superado pelo de países onde a presença de grupos extremistas, como o Estado Islâmico e o Boko Haram, explica o fluxo de refugiados.

E) A Convenção de Genebra, de 1951, assegura o direito de refúgio a pessoas que saem de seu país de origem perseguidas, ou sob risco de perseguição, por sua etnia, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(Enade 2018) O primeiro ano do governo de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos da América (EUA), completado em janeiro de 2018, foi marcado pela adoção de medidas que geraram questionamentos e oposições. As principais críticas referem-se a posicionamentos externos que expressam preferência pelo unilateralismo e militarismo.

Considerando a política externa norte-americana sob o governo Trump em relação ao multilateralismo, avalie as afirmações a seguir.

I. O isolacionismo norte-americano, sob slogans como “América primeiro”, não implica desengajamento externo, mas, sim, a obtenção de vantagens econômicas e comerciais para os EUA.

II. Ações como a retirada dos EUA do Acordo de Paris, acordo global de combate às mudanças climáticas, refletem movimentos já adotados por alguns de seus predecessores, que dão maior ênfase ao unilateralismo.

III. As medidas do governo Trump que promovem a desconstrução da ordem liberal baseada na cooperação e no multilateralismo abalam a legitimidade e a credibilidade dos EUA como os garantidores dessa mesma ordem.

IV. O unilateralismo militarista dos EUA prejudica especialmente os países do Sul Global, que enfrentam um sistema de negociações internacionais paralisado e não dispõem de alternativas e outras coalizões no cenário internacional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(Enade 2018) Um dos fenômenos mais marcantes das relações internacionais da segunda metade dos anos 1950 e da primeira metade de 1960 foram os processos de descolonização na África e na Ásia. O mapa mundial seria redesenhado em função da nova realidade das independências formais de mais de 70 países em menos de uma década.
SARAIVA, J. F. S. Dois Gigantes e Um Condomínio: da Guerra Fria
à Coexistência Pacífica (1947 - 1968). In: SARAIVA, J. F. S. (Org.).
Relações Internacionais Contemporâneas: da construção do
mundo liberal à globalização. Brasília: Paralelo 15, 1997, v. 01,
p. 241-278 (adaptado).

Considerando esse excerto, avalie as afirmações a seguir.

I. A despeito da conquista da independência política de diversos Estados africanos, os laços de dependência persistem ainda hoje em virtude de estruturas políticoeconômicas assimétricas no sistema internacional.

II. A Conferência de Bandung, de 1955, instituiu um espaço para articulação políticoeconômica dos Estados africanos e asiáticos, o que possibilitou as discussões posteriores sobre desenvolvimento nas agências da ONU (Organização das Nações Unidas), como a Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

III. No pós-Guerra Fria, potências emergentes, como China, Índia e Brasil, aprofundaram suas relações com o continente africano, incrementando o crescimento das economias africanas ao promover um modelo de desenvolvimento baseado na industrialização.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(Enade 2018) O regime climático é uma forma específica de regime internacional que possui, entre seus objetivos, a busca pelo controle e a redução das emissões dos gases de efeito estufa em escala global. A criação do regime climático pode ser analisada em diferentes períodos, entre eles o de 1990 a 2009, com o Regime do Protocolo de Kyoto, e a partir de 2009, com a emergência de um regime climático pós-Kyoto, que tem no Acordo de Paris um marco nas negociações climáticas recentes.
SOUZA, M. C. O.; CORAZZA, R. I. Do Protocolo de Kyoto ao Acordo
de Paris. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 42,
dez., 2017, p.52-80 (adaptado).

Considerando o Regime Internacional de Mudanças Climáticas, avalie as afirmações a seguir

I. O regime internacional busca fortalecer a gestão compartilhada de bens públicos ambientais comuns, definindo obrigações e responsabilidades dos Estados.

II. A criação de princípios, normas e regras no âmbito da governança climática reduz as incertezas dos Estados, permitindo a institucionalização do tema e favorecendo a cooperação internacional.

III. A existência de problemas ambientais compartilhados em nível internacional gera convergência de expectativas e interesses no âmbito do regime internacional de mudanças climáticas, o que restringe ações unilaterais dos Estados.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(Enade 2018) Com o fim da Guerra Fria, a ameaça de uma guerra nuclear entre as superpotências basicamente desapareceu. Mas a difusão de tecnologia aumentou o acesso aos conhecimentos necessários para produzir armas nucleares. A proliferação de armas nucleares se tornou um problema estratégico de grande abrangência para a ordem mundial contemporânea.
KISSINGER, H. Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Editora Objetiva,
2015, p.337-338 (adaptado).

A respeito da proliferação de armas nucleares, avalie as afirmações a seguir.

I. O Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), assinado em 1968, é o principal instrumento jurídico para conter a disseminação nuclear no mundo, persistindo, ainda hoje, divergências em relação às condições para os usos pacíficos da energia nuclear e à ampliação dos compromissos sobre o desarmamento nuclear.

II. Com o final da Guerra Fria, as armas nucleares da ex-União Soviética permaneceram em poder da Rússia, da Ucrânia, da Bielorrússia e do Cazaquistão, países que, na condição de potências nucleares, tornaram-se, por meio do Protocolo de Lisboa de 1992, signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), comprometendo-se a iniciar um programa de redução e limitação de armas estratégicas e de destruição em massa, conhecido como Programa START I.

III. No pós-Guerra Fria, a preocupação com a proliferação nuclear continua presente na agenda de segurança internacional, devido ao aumento do número de países detentores de ogivas nucleares, como Índia, Paquistão e Coreia do Norte, considerados alguns deles, do ponto de vista dos Estados Unidos da América, ameaças à segurança internacional, dada a sua capacidade de dissuasão.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(Enade 2018) No contexto internacional do pós-Guerra Fria, os novos temas, como meio ambiente e terrorismo, provocaram mudanças substanciais na percepção de potenciais ameaças à segurança dos Estados.

Sobre a temática da segurança no Pós-Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir.

I. Os estudos da Escola de Copenhague (EC) construíram uma estrutura analítica que permite compreender, com base nos conceitos de securitização e segurança societal, o processo de ampliação da agenda de segurança.

II. Uma das contribuições das correntes realistas, em especial o realismo ofensivo, proposto por John J. Mearsheimer, e o realismo estrutural, proposto por Kenneth Waltz, foi identificar as ações de atores não estatais, a exemplo de piratas e terroristas, como potenciais ameaças à estabilidade do sistema internacional.

III. A securitização de temas, como imigração e tráfico de drogas, legitimou uma série de ações militares das grandes potências, como, por exemplo, a autorização de detenção e, eventualmente, de destruição de embarcações utilizadas para a imigração irregular.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(Enade 2018) Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio.

Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.
RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the
New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. Disponível
em: <https://www.nytimes.com/2018/02/21/opinion/populismnew-deal.html>. Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).

Considerando esse fragmento de texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade.

II. A globalização e a abertura comercial pressupõem um regime político democrático para a promoção do desenvolvimento econômico.

III. Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais.

IV. Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(Enade 2018) Considerando os pressupostos das Teorias Feministas de Relações Internacionais, avalie as afirmações a seguir.

I. A progressiva, embora tímida, inclusão de mulheres nas mais altas esferas decisórias da política internacional implicou alteração substancial nas convenções, nos costumes e nos comportamentos nesses espaços.

II. Na construção política dos gêneros nas relações internacionais ainda se valoriza o masculino, o que resulta na tradicional exclusão das mulheres da alta política, ou na adaptação delas às demandas do contexto.

III. Para as abordagens feministas liberais, a presença de mulheres como representantes políticas internacionais diferencia os processos e resultados da política internacional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 17
(Enade 2018) Se a ascensão dos partidos da classe trabalhadora foi um importante subproduto da democratização, a ascensão do nacionalismo na política foi outro. O nacionalismo, em si, evidentemente não era novo. Todavia, no período de 1880 a 1914, ele avançou dramaticamente e seu conteúdo ideológico e político transformou-se. Seu próprio vocabulário indica a significação desses anos.

A palavra nacionalismo apareceu pela primeira vez em fins do século XIX, para descrever grupos de ideólogos de direita na França e na Itália, que brandiam entusiasticamente a bandeira nacional contra os estrangeiros, os liberais e os socialistas, e a favor daquela expansão agressiva de seus próprios Estados, que viria a ser tão característica de tais movimentos.

A palavra nacionalismo, embora originalmente descrevesse apenas uma versão de direita do fenômeno, provou ser mais conveniente do que o desajeitado princípio de nacionalidade, que fora parte do vocabulário da política europeia desde 1830; e assim veio a ser utilizada igualmente para todos os movimentos que consideravam a causa nacional como de primordial importância política: mais exatamente, para todos os que exigiam o direito à autodeterminação, ou seja, em última análise, o direito de formar um Estado independente, destinado a algum grupo nacionalmente definido. O número de tais movimentos ou, pelo menos, dos líderes que afirmavam falar por eles, e sua significação política aumentariam de modo impressionante nessa época.
HOBSBAWM, E. A Era dos Impérios.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 (adaptado).

Sobre a importância política do vocábulo nacionalismo e suas consequências, assinale a opção correta.

A) Os fenômenos da xenofobia e da superioridade do homem branco estavam ausentes na fundamentação do discurso nacionalista das potências europeias na expansão do imperialismo do século XIX.

B) A autodeterminação dos povos, no contexto pós-Primeira Guerra Mundial, tornou-se um referencial dos movimentos de libertação nacional e de contestação dos tradicionais impérios europeus na África e na Ásia.

C) A efervescência nacionalista do período pré-Primeira Guerra Mundial pode ser associada ao crescimento dos movimentos revolucionários de esquerda na Europa, que culminaram na Revolução Russa de 1917.

D) O ciclo de revoluções europeias, definido pelo autor do texto como Era das Revoluções, significou a evolução político-ideológica dos nacionalismos no século XVIII, servindo de base para a unificação italiana e alemã.

E) A crise do Império Otomano ao longo do século XIX e a disputa pela zona de influência desse império diminuíram os impulsos nacionalistas da direita europeia e os movimentos de trabalhadores de esquerda no período pré-Primeira Guerra Mundial.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(Enade 2018) O quadro a seguir apresenta informações sobre as três culturas da anarquia.

O quadro a seguir apresenta informações sobre as três culturas da anarquia

Considerando o quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas às aproximações entre a Escola Inglesa e o Construtivismo.

I. Trata-se de abordagens teóricas de middle ground (de via média), uma vez que estabelecem pontos de diálogo entre abordagens teóricas e epistemológicas tomadas como antagônicas: as perspectivas do primeiro grande debate e o debate entre o positivismo e pós-positivismo, respectivamente.

II. Ambos apoiam-se na construção de conceitos que servem como ferramentas de interpretação da complexidade do internacional: os conceitos de sistema internacional, sociedade internacional e sociedade mundial estão para a Escola Inglesa assim como as noções de culturas de anarquia estão para o Construtivismo.

III. A noção de sistema internacional tal como definida pela Escola Inglesa está para a cultura hobbesiana de anarquia assim como a concepção de sociedade internacional definida pelos britânicos está para a cultura kantiana de anarquia.

IV. A identificação de uma sociedade de Estados na cultura lockeana de anarquia corresponde, em boa medida, à concepção estadocêntrica de sociedade internacional presente na literatura da Escola Inglesa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 19
(Enade 2018) Vieira de Mello carregava uma cópia encadernada a couro da Carta da ONU (Organização das Nações Unidas) nas viagens e sofria quando a ONU sofria. Na sua longa carreira, viu extremistas religiosos e militantes refugiarem-se em campos da ONU, onde vendiam os alimentos a eles enviados para comprar armas com o dinheiro arrecadado. Viu chefes guerreiros se transformarem em mercadores de carros usados, vendendo Land Cruisers roubados da ONU (repintados, mas ainda com matrícula da ONU).

Viu orgulhosos soldados britânicos e franceses da tropa de paz serem privados das suas armas, algemados em postes e transformados em escudos humanos. Mas o que mais o chateava eram as feridas que a ONU se autoinfligia. Enquanto os vilões nas zonas da guerra eram previsivelmente maus, ele, muitas vezes, se sentia frustrado com os pecados dos supostos “bonzinhos” que tinham passaportes da ONU ou ostentavam as suas boinas.
uma biografia de Sérgio Vieira de Mello.
Alfragide: Casa das Letras, 2010, p. 30 (adaptado).

Considerando esse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A prestação de contas sobre crimes cometidos durante Missões de Paz, como, por exemplo, o abuso sexual, é uma responsabilidade compartilhada entre a ONU e os Estados-membros integrantes das forças militares.

PORQUE

II. As Missões de Paz são forças multinacionais organizadas pela ONU, com aprovação e objetivos designados pelo Conselho de Segurança, para desenvolver atividades pacíficas e humanitárias, tais como monitoramento de cessar fogo, supervisão de retirada de tropas e reassentamento de refugiados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(Enade 2018) Nos Estados desenvolvimentistas, a parceria é tão importante quanto a autonomia. A parceria, da forma aqui usada, implica um grupo concreto de conexões que ligam o Estado íntima e agressivamente a grupos sociais particulares com os quais o Estado compartilha projetos conjuntos de transformação.

Finalmente, vale a pena destacar que tanto a autonomia quanto a parceria podem isoladamente produzir efeitos perversos. Sem autonomia, a distinção entre parceria e captura do Estado desaparece. A autonomia sozinha não significa necessariamente um interesse no desenvolvimento, tanto no sentido estreito econômico quanto no sentido mais amplo de melhoria do bem-estar. O segredo do Estado desenvolvimentista se encontra no amálgama destas duas dimensões.
EVANS, P. Autonomia e parceria. Rio de Janeiro:
Ed. UFRJ, 2004, p. 93 (adaptado).

Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A variação dos graus de autonomia e de parceria cria diferentes possibilidades para a promoção do desenvolvimento nacional pelo Estado.

PORQUE

II. O sucesso das políticas desenvolvimentistas dependem da habilidade estatal em articular suas capacidades com as dos grupos sociais particulares parceiros na promoção de projetos de transformação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 21
(Enade 2018) A mudança paradigmática dos anos 1930-40 ocorreu como se fosse um movimento latino-americano. Traços comuns a diversos países da região fornecem os componentes teóricos do novo modelo de inserção internacional. O paradigma em construção apresenta um perfil caracterizado por três componentes: a) consciência da transição; b) desenvolvimento como vetor da política exterior; c) realismo de conduta.

O bloco mental do paradigma desenvolvimentista compõe-se de uma variável ideológica e outra política. Irrompeu, por certo, na América Latina, e com maior força no Brasil, a ideologia desenvolvimentista, que penetrou a opinião pública, a vida política e os estudos socioeconômicos, entre os anos 1950 e 1980.

O paradigma do Estado normal foi a grande invenção da inteligência política latino-americana da década de 1990. Irrompeu com tamanha força, coerência e convergência regional entre os países, que nada se lhe compara em outras partes do mundo.
CERVO, A. L. Política exterior e relações internacionais do Brasil: enfoque paradigmático.
Revista Brasileira de Política Internacional. Brasília: IBRI, v. 46, n. 2, p. 5-25, 2003 (adaptado).

Tendo o texto como respaldo para a análise da evolução da política exterior do Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Foi no momento em que adotou a equidistância pragmática que Vargas decidiu, no exercício do mandato do período democrático (1951-1954), optar pela aproximação estratégica com os Estados Unidos da América.

II. A Operação Pan-americana foi a tentativa de Juscelino Kubitschek de atrair recursos dos Estados Unidos da América para o Brasil e para a América Latina, utilizando a retórica de que os países subdesenvolvidos estariam mais propensos a ser seduzidos pelos ideais comunistas.

III. A política externa do regime militar no Brasil foi uniforme e alinhada com a política externa dos Estados Unidos da América, como demonstrava, por exemplo, a cooperação com o constante envio de efetivo militar para as intervenções militares de que os Estados Unidos da América participavam.

IV. O Estado normal, na formulação do autor do texto, foi o paradigma vigente na política externa de opção neoliberal nos anos 1990 e caracterizou os governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 22
(Enade 2018) A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia. O referendo, realizado em 23 de junho de 2016, no entanto, marca apenas o começo de um processo que, em termos jurídicos, somente se iniciou nove meses depois, em 29 de março de 2017. O Brexit impõe consideráveis desafios jurídicos e políticos.

Em termos jurídicos, devem ser considerados especialmente o Tratado da União Europeia e a legislação britânica pertinente, além de determinadas regras de direito internacional, mormente a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969. Politicamente, o atual governo britânico também busca consolidar uma posição que não prejudique seu poder de negociação sobre a maneira como se dará a saída britânica junto às instituições europeias.
SILVA, A. P. Brexit: desafios jurídicos internacionais, regionais e
domésticos. Revista Jurídica da Presidência, v. 19 n. 117,
fev./mai. 2017, p. 98-124 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A retirada unilateral de um Estado da União Europeia não foi prevista no tratado da organização internacional, o que tornou necessária a revisão do tratado constitutivo para incorporar um novo artigo que tratasse do tema.

II. O Brexit pode impactar os acordos firmados pelo Reino Unido com terceiros Estados e sua condição de membro em organizações, uma vez que a União Europeia pode assinar tratados em nome de seus Estados-membros e participar de organizações internacionais.

III. Após a saída do bloco europeu, o Reino Unido poderá desenvolver suas relações comerciais de forma independente do bloco, o que impactará suas tarifas alfandegárias.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(Enade 2018) Ao ser perguntada sobre países que têm armas nucleares ou potencial para desenvolvê-las, a Secretária de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Condoleezza Rice, disse que é necessário convencer esses países de que as armas nucleares não são necessárias. “Eu não tenho preocupação, por exemplo, de que o Brasil procure desenvolver armas nucleares. O Brasil procura energia nuclear com fins civis”, afirmou ela.
Folha Online. Secretária dos EUA defende programa nuclear
brasileiro. 22/04/2005. Disponível em: <https://www1.folha.uol.
com.br/fsp/brasil>. Acesso em: 28 jul. 2018 (adaptado).

Condoleezza Rice acusou Teerã de estar “empenhado em atividades que desestabilizam a região, em particular quando se trata de apoiar o terrorismo, com o objetivo direto de arruinar as esperanças de paz Israel-Palestina. Estamos absolutamente unidos na ideia de que o Irã não deve utilizar a desculpa de fins civis para desenvolver armas nucleares.”
Público. Condoleezza Rice diz que ataque ao Irã não está na ordem do dia.
04/02/2005. Disponível em: <https://www.publico.pt/2005/02/04/
mundo/noticia>. Acesso em: 28 jul. 2018 (adaptado).

Considerando essas declarações e o Construtivismo, avalie as afirmações a seguir.

I. Relações sociais entre Estados afetam-lhes as capacidades materiais, produzindo conhecimento coletivo compartilhado e relações sociais ainda mais profundas.

II. Amizade e inimizade entre Estados variam em função de conhecimentos coletivos, que, associados a recursos materiais, fazem parte das estruturas sociais em que estão inseridos os Estados.

III. EUA e Irã mantêm entre si expectativas e conhecimentos construídos ao longo dos anos, que resultaram em uma estrutura social específica, diferente da existente entre EUA e Brasil.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(Enade 2018) Os regimes internacionais são definidos como princípios, normas, regras e procedimentos de tomada de decisões ao redor dos quais as expectativas dos atores convergem em uma dada área-tema. Há três visões a respeito da importância dos regimes: as orientações estruturais convencionais desvalorizam os regimes como sendo, na melhor das hipóteses, ineficazes; as orientações grocianas veem os regimes como componentes íntimos do sistema internacional; as perspectivas estruturalistas modificadas veem os regimes como significativos somente em certas condições restritas.

Para os argumentos grociano e estruturalista modificado – que concordam com a visão de que os regimes podem influenciar resultados e comportamentos –, o desenvolvimento de regimes é visto como uma função de cinco variáveis causais básicas: autointeresse egoísta; poder político; normas e princípios difusos; usos e costumes; e conhecimento.
KRASNER, S. D. Causas estruturais e consequências dos
regimes internacionais: regimes como variáveis intervenientes.
Revista de Sociologia e Política, v. 20, n. 42, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as diferentes abordagens das Relações Internacionais sobre regimes internacionais, avalie as afirmações a seguir.

I. De acordo com a perspectiva grociana, os regimes internacionais são indispensáveis para a ordem global.

II. Os regimes internacionais são espécies de instituições internacionais que limitam o comportamento dos Estados, conforme proposto na abordagem estrutural convencional.

III. Na interpretação da abordagem estrutural modificada, os regimes internacionais, assim como as organizações intergovernamentais, modificam a atuação estatal em certas situações.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(Enade 2018) A política global para a Aids tem sido altamente influenciada por atores não estatais. Notadamente, organizações não governamentais (ONGs), locais e transnacionais, assim como empresas multinacionais do setor farmacêutico, têm desempenhado papel importante na elaboração e implementação das políticas de tratamento da epidemia. Diante da escassez de recursos, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, a distribuição do acesso a terapias antirretrovirais entre países e entre grupos domésticos envolve intrincadas relações de poder que não se restringem ao âmbito do Estado. Em particular, redes transnacionais, tanto de empresas quanto de ONGs, e uma ampla gama de outros atores oferecem novos canais de influência política.

O acesso às esferas decisórias nacionais e internacionais por esses diferentes atores e sua capacidade de estabelecer as agendas determinam, em grande medida, as respostas dadas à Aids. As relações de poder no contexto da epidemia são produzidas, ademais, não só pelo alcance econômico e financeiro desses países e empresas, mas também pela influência que advém do emprego e da propriedade do conhecimento científico, da divulgação de novas informações e do avanço das ideias normativas, sobretudo as relacionadas ao direito humano à saúde.
SOUZA, A. M. Saúde Pública, patentes e atores
não estatais: a política externa do Brasil ante a
epidemia da aids. In. PINHEIRO, L.; MILANI,
C.R.S. Política externa brasileira: as práticas da
política e a política das práticas. Rio de Janeiro:
Editora FGV, 2012, p. 204 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. É possível apontarmos indivíduos e instituições que se destacam no processo decisório de política externa, mas é cada vez mais difícil supor que a presença de lideranças carismáticas ou o monopólio de uma agência possam explicar a definição dos interesses brasileiros referentes à política da Aids no plano internacional.

PORQUE

II. A posição internacional brasileira em relação a sua política para Aids passou a afetar mais diretamente uma porção significativa da população e, assim, um grupo cada vez mais amplo de cidadãos tende a se interessar pelas decisões tomadas pelo governo nesse âmbito e a demandar mais transparência nos processos decisórios de política externa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(Enade 2018) Considerando as abordagens teóricas de Economia Política Internacional e a forma como são tratadas as noções de hegemonia, poder, estabilidade e interdependência, avalie as afirmações a seguir.

I. Na teoria da interdependência complexa, de Robert Keohane e Joseph Nye, os temas da agenda internacional são hierarquizados de forma a serem privilegiados os temas econômicos e financeiros, devido a seu impacto nos Estados.

II. Segundo a teoria da estabilidade hegemônica, de Charles Kindleberger, considera-se que a estabilidade do sistema internacional está vinculada à existência de diferentes polos de poder hegemônico interligados pelas estruturas econômicas de produção.

III. O conceito de poder estrutural, de Susan Strange, que se diferencia da noção de poder relacional do realismo estrutural, pode ser compreendido como o poder que molda e determina a estrutura da economia mundial em que Estados, instituições, grupos e indivíduos devem operar.

IV. Segundo a abordagem neo-institucionalista, de Robert Keohane, a interdependência gera incentivos para a criação de instituições internacionais, as quais contribuem para a estabilidade internacional, mesmo em situação caracterizada pelo declínio da potência hegemônica internacional.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.
B) IV.
C) I e II.
D) I e III.
E) III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(Enade 2018) No início do século XXI, o cenário internacional foi marcado por rupturas de normas internacionais, como o desrespeito às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e pela busca da redistribuição do poder no Sistema Internacional por países em desenvolvimento.

Como medida estratégica de inserção regional e por meio da conformação e articulação entre a política de defesa e a política externa, o Brasil reorientou a sua atuação no sentido de propor, em 2008, a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) da União de Nações Sul-Americanas.
DINIZ, R. O Brasil e o Conselho de Defesa Sul-Americano. Carta Capital, 2015. Disponível em:
<https://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-grri/>. Acesso em: 14 jul. 2018 (adaptado).

Considerando o exposto no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A atuação brasileira contribuiu para a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano da União de Nações Sul-Americanas, com a finalidade de solidificar uma zona de paz, por meio do fortalecimento da identidade regional e da cooperação internacional.

II. O fortalecimento e a eficiência na resolução de conflitos do Sistema de Segurança Coletiva da Organização das Nações Unidas e da Organização de Estados Americanos foram determinantes para a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano.

III. O Conselho de Defesa Sul-Americano negligenciou as questões relacionadas ao narcotráfico e aos conflitos sub-regionais, já que esses assuntos são de responsabilidade do Tratado Interamericano de Defesa Recíproca e da Junta Interamericana de Defesa.

IV. O Conselho de Defesa Sul-Americano foi criado com o propósito de reformar as estruturas institucionais antigas, como, por exemplo, os mecanismos da Organização dos Estados Americanos no setor de defesa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história. O aspecto característico dos vinte anos de crise, entre 1919 e 1939, foi a queda súbita das esperanças visionárias da primeira década para o sombrio desespero da segunda, da utopia, que não se prendia a realidade, para uma realidade da qual a utopia fora rigorosamente excluída. A miragem da década de vinte, como agora sabemos, era o reflexo tardio de um século anterior que não se poderia ressuscitar. A utopia de 1919 era vazia e sem substância. Não exerceu influência alguma no futuro porque não mais possuía raízes no presente.
CARR, E. H. Vinte anos de crise. Brasília: Ed. UnB, 2001, p. 287 (adaptado).

Considerando o contexto das relações internacionais no período entre 1919 e 1939, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar de a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) ter colocado em lados opostos tropas republicanas, apoiadas pela União Soviética e seus aliados, e forças franquistas, auxiliadas pela Alemanha e Itália, foi assinado, em 1939, o Pacto Molotov-Ribbentrop, o qual previa, entre outras disposições, a não beligerância entre alemães e soviéticos, além da divisão de territórios de outros países.

II. As consequências, diretas e indiretas, da Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918) e do Tratado de Versalhes (1919) produziram um cenário internacional de enorme instabilidade econômica e política na Europa Central, em especial na Alemanha, o qual erodiu as esperanças da utopia liberal e permitiu a emergência de movimentos à direita do espectro político, como o fascismo e o nazismo, e à esquerda, como o stalinismo.

III. Na década de 1920, Stalin, após o sucesso dos planos quinquenais, continuou adotando a política externa revolucionária da União Soviética de Lenin, visando à exportação do modelo socialista para outros países, como Alemanha e Espanha, e ao financiamento de partidos comunistas em todo mundo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(Enade 2018) As conclusões que extraímos do debate sobre ganhos relativos são diferentes das do professor Mearsheimer. É verdade que, quando apenas dois Estados existem e têm interesses diretamente conflitantes, as instituições não serão significativas, mas este ponto é óbvio. Duas questões são mais significativas: 1) as condições sob as quais os ganhos relativos são importantes; e 2) o papel das instituições quando as questões distributivas são significativas – isto é, quando ganhos relativos estão em jogo.
KEOHANE, R; MARTIN, L. The promise of institutionalist theory.
International Security, vol. 20, nº. 1, p. 44, 1995. (adaptado).

Considerando as características da abordagem liberal institucionalista, avalie as afirmações a seguir.

I. Embora a abordagem dos autores do texto parta de pressupostos distintos da abordagem de John Mearsheimer, o foco da análise liberal institucionalista, em ambos estudos, é o papel dos ganhos relativos.

II. Segundo a abordagem liberal institucionalista, situações de conflitos distributivos, em que se coloca a questão dos ganhos relativos, reforçam a pertinência das instituições internacionais.

III. Na abordagem liberal institucionalista, destaca-se o papel das instituições internacionais e da reciprocidade, para se lidar com as dificuldades que têm origem na coordenação de ações entre mais de dois Estados.

IV. Na abordagem liberal institucionalista, enfatiza-se o papel da governança supranacional e de instituições capazes de lidar com as situações em que há conflitos distributivos resultantes da cooperação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(Enade 2018) A crise de 2008 levou a economia mundial, além do colapso financeiro, a um impacto generalizado no comércio internacional, com quedas das taxas de exportações e de investimentos externos. Os países integrantes do Brics não ficaram excluídos dessas estatísticas. Os resultados mostram que a queda no comércio teve a duração de dois anos e as recuperações começaram a surgir após esse choque.
BANERJEE, R.; VASHISTH, P. The Financial Crisis: impact on BRIC and policy response.
Revista Tempo do Mundo, vol. 2, n. 2, 2010, p. 57-80 (adaptado).

O gráfico a seguir apresenta as variações das exportações de bens e serviços, em relação ao produto interno bruto (PIB), dos países integrantes do Brics, durante o período de 2005 a 2015.


Com base nesse gráfico, é correto concluir que

A) a África do Sul foi uma exceção entre as nações emergentes ao atingir a taxa de 35% do PIB com exportações de bens e serviços, demonstrando maior dinamismo comercial que os demais países do Brics.

B) as exportações dos Brics sofreram rápida queda no ano seguinte ao da crise de 2008, reflexo da vulnerabilidade das potências emergentes aos fatores sistêmicos da economia política internacional.

C) a Rússia, a Índia e a China atingiram índices de exportações de bens e serviços semelhantes entre si em 2013, após suas recuperações econômicas influenciadas pelo baixo índice de investimento público.

D) a crise de 2008 afetou, de forma homogênea, as dinâmicas comerciais dos países, que atingiram o menor índice nas taxas de exportação de bens e serviços nesse mesmo ano.

E) as políticas de austeridade e o baixo índice de investimento nos setores de bens manufaturados contribuíram para a estabilidade das taxas brasileiras.

GABARITO.

QUESTÃO 31
(Enade 2018) Percebe-se que as reflexões aqui analisadas, ora mais otimistas, ora mais pessimistas quanto à possibilidade de consolidação e aprofundamento da Zona de Paz na América do Sul, parecem concordar que os aspectos domésticos, tais como Estados fracos, Estados fortes com regiões e/ou situações de fragilidade, instituições democráticas instáveis, subdesenvolvimento e tensões sociais, são elementos chave para a compreensão do quadro de segurança regional da América do Sul.
VILLA, R. D.; PIMENTA, M. C. A longa paz na América do Sul:
questionamentos às teses da paz negativa na região.
Papel Politico, Bogotá, 2016, p. 463 (adaptado).

Considerando o debate teórico sobre segurança internacional e os cenários de segurança na América do Sul, avalie as afirmações a seguir.

I. As Zonas de Paz na América do Sul demonstram a relevância não só das instituições com capacidade de ação autônoma, mas também das normas e da interdependência na definição do quadro regional de segurança.

II. Instabilidade política, tráfico de drogas e de armas e contrabando são ameaças à segurança regional e desafiam a concepção de Zona de Paz na América do Sul.

III. A ausência de estrutura institucional sul-americana inviabiliza a construção de confiança e de visão comum quanto à cooperação regional em matéria de segurança e defesa.

IV. A Zona de Paz na América do Sul deve ser entendida a partir do contexto e de características próprias da região, sendo, portanto, necessária a adaptação de instrumentos analíticos desenvolvidos a partir do estudo de outras regiões.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(Enade 2018) Na 21ª Conferência das Partes (COP21), realizada em Paris em 2015, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à mudança do clima por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável. O Acordo de Paris foi aprovado por 195 países.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris>. Acesso em: 16 jul. 2018 (adaptado).

Tendo em vista o Acordo de Paris, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Acordo de Paris prevê financiamento entre países em desenvolvimento, a chamada cooperação Sul-Sul, ampliando a base de financiadores de projetos para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

PORQUE

II. Os países desenvolvidos deverão priorizar os investimentos internos em geração de energia e em desenvolvimento de tecnologias limpas como estratégia para o cumprimento do acordo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 33
(Enade 2018) Na década de 1970, o realismo conheceu uma de suas crises mais agudas, sendo desafiado e questionado como principal instrumento de análise das Relações Internacionais. Foi nesse contexto que Kenneth Waltz publicou, em 1979, seu livro Theory of International Politics. Argumentava que o realismo era válido como teoria das Relações Internacionais e que conseguia explicar os principais fenômenos que ocorrem nelas.

No entanto, afirmou que era preciso estabelecer o realismo em bases mais sólidas e científicas. Por esses motivos, estabeleceu uma teoria à qual ele mesmo se referia como uma teoria neorrealista: sem rejeitar as raízes, as premissas e as influências realistas, mas, ao mesmo tempo, tornando-o mais eficiente. Sua teoria representou uma revolução nas Relações Internacionais.
NOGUEIRA, J. P.; MESSARI, N. Teoria das Relações Internacionais:
correntes e debates. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 2-56 (adaptado).

Considerando as contribuições teóricas do neorrealismo, assinale a opção correta.

Av Waltz, ao desenvolver a teoria neorrealista, afirma que as guerras podem ser explicadas em dois níveis de análise, que traduzem o principal foco de suas preocupações: o homem e sua natureza humana; o Estado e sua organização interna.

B) Segundo a teoria neorrealista, os atores centrais do sistema internacional são os Estados, atores racionais que agem com base no princípio da autoajuda, em busca de ganhos absolutos, de segurança e de sobrevivência.

C) Ao desenvolver a teoria neorrealista, Waltz argumenta que os Estados buscam ganhos relativos, além de maximizar suas posições de poder no sistema internacional, assim, o grau de cooperação é mínimo e o equilíbrio de poder é ineficaz para evitar a eclosão de guerras.

D) Na década de 1970, Waltz introduziu a ideia de Dilema de Segurança nas Relações Internacionais, segundo a qual a organização política interna de um Estado é determinante para a forma como ele será percebido pelos demais no sistema internacional.

E) Ao desenvolver a teoria neorrealista, Waltz propôs uma abordagem sistêmica da política internacional e afirmou que as guerras podem ser explicadas pela estrutura anárquica do sistema internacional, que faz com que os Estados busquem segurança e sobrevivência.

GABARITO.

QUESTÃO 34
(Enade 2018) Assim como a reaproximação com os Estados Unidos da América foi instrumental para a reinserção da China no cenário mundial na década de 1970, a cooperação Sul-Sul no século XXI é instrumental para elevar o perfil da diplomacia chinesa. Com isso, a partir de 1999, o governo chinês investiu de forma sólida e sustentada na abertura de novos espaços em nações pertencentes ao Sul, ampliando e diversificando os intercâmbios com os países em desenvolvimento.
PECEQUILO, C. S.; CARMO, C. A. A China, o sistema internacional e
o Sul: ascensão pacífica? Brazilian Journal International Relations,
Marília, v.3, n.1, p. 31-69, jan./abr., 2014 (adaptado).

Considerando as relações Sul-Sul promovidas pela China, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A aproximação da China dos países em desenvolvimento no século XXI baseia-se no reforço da ideologia terceiro-mundista, na reivindicação de inserção nas estruturas tradicionais de governança global e no estímulo ao multilateralismo e à cooperação Sul-Sul.

PORQUE

II. As relações da China com o Sul se inserem no esforço de busca de autonomia e redução de suas vulnerabilidades, para tornar o país mais influente nos âmbitos político, econômico e estratégico, ampliando sua projeção de poder em nível internacional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 35
(Enade 2018) A centralidade dos Estados Unidos da América (EUA) também nas relações comerciais internacionais é inquestionável. Portanto, examinar a formulação de sua política comercial contribui não só para uma melhor compreensão das ações daquele país, mas também das próprias relações econômicas internacionais.
VIGEVANI, T.; MENDONÇA, F.; LIMA, T. Poder e comércio: a política
comercial dos Estados Unidos. São Paulo: Editora Unesp,
2018 (adaptado).

Com relação à formulação e execução da política externa comercial dos EUA em perspectiva histórica, avalie as afirmações a seguir.

I. Entre 1950 e 1960, os EUA adotaram uma posição internacionalista, realizando inclusive concessões econômicas assimétricas para garantir o fortalecimento da ordem liberal.

II. Nos anos 1970, com o arrefecimento da Guerra Fria, a ascensão econômica da Europa e Japão e o declínio da economia norte-americana aumentaram as pressões domésticas pelo protecionismo.

III. Na década de 1980, a política externa comercial dos EUA acentuou seu viés multilateral, com grupos de interesse domésticos e o Executivo se posicionando a favor de medidas pró livre mercado.

IV. Nos anos 1990, durante o governo Clinton, a política comercial dos EUA foi marcada por um multilateralismo moderado, com a preocupação de preservar a soberania do país e sua autonomia frente aos órgãos internacionais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Relações Internacionais ENADE 2018 com Gabarito
Prova Relações Internacionais ENADE 2018 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQCjjr5GZqnUjgXQeQu8gEK4Snfwlk388bVws82oK35DRMxwd3yB4Ckm0iTRo70EJwZ3iDFB704RYZTAkKZtNVoXaN8VhLTzHDhOWo9BPDtMPIH53lnwGs_W0djtA2M4zVwJg7mEAtZS8/s1600/prova-relacoes-internacionais-enade-2018-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQCjjr5GZqnUjgXQeQu8gEK4Snfwlk388bVws82oK35DRMxwd3yB4Ckm0iTRo70EJwZ3iDFB704RYZTAkKZtNVoXaN8VhLTzHDhOWo9BPDtMPIH53lnwGs_W0djtA2M4zVwJg7mEAtZS8/s72-c/prova-relacoes-internacionais-enade-2018-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/02/prova-relacoes-internacionais-enade-2018-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/02/prova-relacoes-internacionais-enade-2018-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo