Questões de Ciências Humanas da Unichristus 2020 com Gabarito

Questões de Ciências Humanas da Unichristus 2020 com Gabarito - Prova Unichristus 2020.1 (Medicina) com Gabarito Questões de: -  Lig...
questoes-de-ciencias-humanas-da-unichristus-2020-com-gabarito
Questões de Ciências Humanas da Unichristus 2020 com Gabarito

- Prova Unichristus 2020.1 (Medicina) com Gabarito

Questões de:
Liguagens
Espanhol
Inglês
Matemática
Ciências Humanas

2020.1

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 51
(Unichristus 2020) Observe a imagem e leia o trecho.


Agogê era o rigoroso regime obrigatório de educação e treinamento imposto a todos os cidadãos do sexo masculino, exceto aos filhos primogênitos das casas então reinantes.

O treinamento envolvia a aprendizagem da discrição, o cultivo da lealdade ao grupo, o treinamento militar (por exemplo, a tolerância à dor), a caça, a dança, o canto e o preparo social (comunicação).

A palavra “agogê” significava “dependência”, mas, no contexto em questão, sua acepção podia remeter à ideia de “liderança”, “orientação” ou “treinamento”.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Agog%C3%AA>.
Acesso em: 23 set. 2019.

Essa imagem e esse trecho exemplificam

A) o modo de vida de todas as cidades-Estado gregas, em particular a cidade-Estado de Delos, responsável pela defesa nas Guerras Médicas.

B) a maneira como os macedônicos treinavam seus soldados, na superação da dor, era uma garantia de ganho nos conflitos medievais.

C) a maneira como os atenienses treinavam seu poderoso exército para garantir a hegemonia na Península do Peloponeso.

D) o duro cotidiano das legiões romanas que, sob as ordens do próprio imperador, treinavam para manter o imperialismo de Roma vigente.

E) o pesado treinamento que os espartanos recebiam desde a infância, transformando-os em guerreiros extremamente habilidosos.

GABARITO.

QUESTÃO 52
13 LOCAIS HISTÓRICOS DESTRUÍDOS
PELO ESTADO ISLÂMICO

Em quase seis anos de combate, os militantes do ISIS foram responsáveis pela destruição de uma considerável parte do passado da Síria e do Iraque.

Para se afirmar, o Estado Islâmico tem se esforçado para destruir sítios arqueológicos e históricos de civilizações e religiões antigas, em uma tentativa de apagar o passado (...)
Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/
Sociedade/noticia/2016/01/>.
Acesso em: 23 set. 2019.

(Unichristus 2020) Sobre a destruição do patrimônio histórico-cultural pelo Estado Islâmico, infere-se que

A) o grupo visa a criar um Estado Laico e, devido a isso, destrói ícones religiosos de todas as crenças.

B) o grupo visa a criar um Estado no qual o Islamismo e o Cristianismo podem ser cultuados, sendo qualquer ícone de outra religião destruído.

C) representa uma ação de fundamentalismo religioso, visto que os ícones de qualquer outra religião são destruídos a fim de afirmar a superioridade do Islamismo.

D) representa uma ação de relativismo cultural, pois trata de manter o patrimônio histórico relativo ao Islamismo (religião que mais cresce no mundo).

E) representa uma característica de todos os membros do Islamismo, visto que, desde a Antiguidade, essas práticas foram incentivadas pelo Profeta Maomé no século VI d.C.

GABARITO.

QUESTÃO 53
Baseado no Mapa de Tascanelli e em outras obras sobre navegação, Colombo fez vários cálculos e elaborou um plano. Apresentou tal plano a Portugal, que o recusou.

Entre os anos de 1484 e 1485, Colombo parte para Castela, uma província da Espanha. Consegue, então, apresentar seu projeto aos Reis Católicos Fernando e Izabel, que não lhe deram qualquer reposta definitiva. Em 1492, é assinado um acordo entre Colombo e os Reis Católicos. As despesas da expedição foram custeadas (meio a meio) pela Coroa Espanhola e por banqueiros genoveses de Sevilha.

Baseado no Mapa de Tascanelli e em outras obras sobre navegação, Colombo fez vários cálculos e elaborou um plano. Apresentou tal plano a Portugal, que o recusou.
Disponível em: <ttps://www.infoescola.com/
biografias/cristovao-colombo/>.
Acesso em: 23 set. 2019.

(Unichristus 2020) Acerca da viagem acordada entre Colombo e os Reis espanhóis, sabe-se que Colombo

A) aproveitou a baixa assiduidade dos portugueses na rota do Périplo Africano e conseguiu chegar às Índias em 1492.

B) criou uma rota na qual contornou a América do Sul, chegando a Calicute em 1500.

C) fez uma negociação com os navegadores portugueses, que, em troca de parte do ouro descoberto nas Índias, permitiram que ele fizesse a mesma rota de Vasco da Gama.

D) acreditava que a Terra era redonda. Devido a isso, saiu do Porto de Palos pensando que conseguiria chegar às Índias navegando em direção ao Ocidente.

E) naufragou com toda sua esquadra quando tentava atravessar o Cabo das Tormentas no contorno do continente africano.

GABARITO.

Textos para a questão 54.

TEXTO I

PETRÓLEO SOBE 12% APÓS ATAQUES DE
DRONE CONTRA INSTALAÇÕES SAUDITAS

O preço do petróleo disparou nos mercados globais neste domingo (15/9/2019) em reação aos ataques de drones a petrolíferas na Arábia Saudita no sábado (14/9/2019), que podem levar a uma redução de metade da produção diária de petróleo saudita.
Disponível em:
<https://br.financas.yahoo.com/noticias-ataques/>.
Acesso em: 23 set. 2019.

TEXTO II

(...) No dia 16 de outubro de 1973, em plena Guerra do Yom Kippur, os países árabes descobriram um modo menos violento de atingir seus objetivos. Criada no início dos anos 60, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) aumentou o preço do barril de US$ 3 para US$ 5. Logo em seguida, os países árabes decretaram boicote aos Estados Unidos e à Holanda, aliados de Israel.
Disponível em: <https://acervo.oglobo.globo.com>.
Acesso em: 23 set. 2019.

QUESTÃO 54
(Unichristus 2020) Os textos demonstram que a ocorrência de eventos globais altera a dinâmica de preços do petróleo e seus derivados.

No caso da crise do Petróleo da década de 1970, a economia brasileira também foi atingida. Como alternativa para essa alta dos preços, o governo Geisel, em 1975,

A) criou a Agência Nacional do Petróleo para regular os preços no Brasil, impedindo que a crise fosse severa no país.

B) criou a Petrobras, levando o Brasil à autossuficiência petrolífera.

C) criou o Proálcool, programa que incentivou a fabricação de carros movidos a etanol como substituição dos derivados de petróleo.

D) negociou com a Venezuela preços mais baixos por barril em troca da exportação de matérias-primas para a indústria venezuelana.

E) ampliou a extração de petróleo no Rio Grande do Norte como alternativa de redução de consumo do petróleo estrangeiro.

GABARITO.

QUESTÃO 55
(Unichristus 2020) Trata-se de um tipo específico de posse, de natureza originária e coletiva, que não se confunde com o conceito civilista de propriedade privada.

O direito dos povos indígenas às suas terras de ocupação tradicional configura-se como um direito originário e, consequentemente, o procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas se reveste de natureza meramente declaratória.

Portanto, a terra indígena não é criada por ato constitutivo, e sim reconhecida a partir de requisitos técnicos e legais, nos termos da Constituição Federal de 1988.
Disponível em: <http://www.funai.gov.br/>.
Acesso em: 23 set. 2019.

A demarcação das terras indígenas tem relação direta com

A) necessidade de expandir o garimpo no Brasil, aproveitando a mão de obra e o conhecimento da terra por parte dos nativos.

B) a ligação intrínseca entre a sobrevivência e a cultura dos indígenas associadas à integração desses grupos com a terra.

C) o indígena brasileiro, que aprendeu, durante a colonização, a melhor forma de lidar com a terra, por isso as demarcações estão ligadas à necessidade de promover o agronegócio no Brasil.

D) a integração dos nativos à sociedade contemporânea, pois, nas terras demarcadas, eles têm um espaço para criar uma sociedade aos moldes das grandes cidades.

E) a integração do índio com a economia capitalista por meio de atividades extrativistas, visto que a madeira das áreas demarcadas pode ser vendida para empresas nacionais, gerando emprego e renda para os nativos.

GABARITO.

QUESTÃO 56
(Unichristus 2020) Grandes Navegações é o nome dado ao período da história em que os europeus se lançaram à navegação do Oceano Atlântico.

Esse processo foi encabeçado pelos portugueses e, um tempo depois, foi também colocado em curso pelos espanhóis e por outros povos da Europa.

Os resultados foram a “descoberta” de inúmeros locais até então desconhecidos pelos europeus e a chegada ao continente americano em 1492.

O pioneirismo de Portugal explica-se por uma série de fatores, entre eles

A) a Revolução de Avis e a Monarquia consolidada.

B) a unificação territorial assegurada e a vitória na Guerra dos Cem Anos.

C) uma monarquia parlamentarista e a descoberta da pólvora.

D) o conhecimento náutico e um governo burguês.

E) investimentos na indústria e um governo centralizado.

GABARITO.

QUESTÃO 57
(Unichristus 2020) Como podemos saber qual a intenção de uma propaganda em nosso cotidiano? Qual é a influência de meios de comunicação de massa, como TV e internet, sobre uma sociedade? Como as pessoas são levadas a acompanharem um reality show como se vissem uma novela?

Os primeiros filósofos que detectarem a dissolução das fronteiras entre informação, consumo, entretenimento e política, ocasionada pela mídia, bem como seus efeitos nocivos na formação crítica de uma sociedade, foram membros

A) da Escola de Amsterdã.
B) da Escola de Frankfurt.
C) da Escola de Chicago.
D) do Instituto Collège de France.
E) da Escola Austríaca.

GABARITO.

QUESTÃO 58
CHINA ACABA COM A POLÍTICA DO FILHO ÚNICO
E PERMITIRÁ 2 CRIANÇAS POR CASAL

Decisão é tomada após mais de 30 anos
da política de apenas um filho.
Anúncio foi feito na reunião anual do
Partido Comunista da China.
Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia>.
Acesso em: 23 set. 2019.

(Unichristus 2020) Essas informações fazem referência ao rígido controle estatal exercido sobre a população na China. O conceito que aborda o controle de massas por parte do Estado desenvolvido pelo filósofo francês Michel Foucault é

A) Microfísica do Saber.
B) Poder Metafísico.
C) Hermenêutica.
D) Monofisismo.
E) Biopoder.

GABARITO.

QUESTÃO 59

Hong Kong está em contagem regressiva para 2047. Se nada mudar, esse é o ano em que o território passará a ser controlado completamente pela China.

Hong Kong está em contagem regressiva para 2047. Se nada mudar, esse é o ano em que o território passará a ser controlado completamente pela China.

A China cedeu Hong Kong ao Reino Unido em 1842 após a Primeira Guerra do Ópio. Por cerca de um século e meio, o território foi uma colônia britânica.

E só foi devolvido aos chineses em 1997, quando Hong Kong passou a ser uma região administrativa especial da China (...)
Disponível em: <https://www.bbc.com/
portuguese/internacional-48871500>
Acesso em: 2 set. 2019.

(Unichristus 2020) Acerca das manifestações que vêm ocorrendo em Hong Kong, em 2019, pode-se afirmar que

A) a população de Hong Kong foi às ruas em protesto contra o regime político antidemocrático, controlado pelo Partido Comunista de Hong Kong, além da falta de autonomia econômica do socialismo de mercado imposto pela China.

B) os protestos estão relacionados ao questionamento da devolução do território de Hong Kong para a tutela da China, visto que 90% da população deseja retornar ao controle dos britânicos em 2047.

C) a população de Hong Kong protesta contra o intervencionismo das potências europeias em sua economia – herança do neocolonialismo – exigindo que a independência em relação à China ocorra de imediato.

D) milhões de pessoas foram às ruas para questionar a prisão da chefe do Executivo, Carrie Lam, ordenada pelo presidente chinês Xi Jinping devido à aprovação de uma lei que retira o direito da China de exercer a defesa militar de Hong Kong.

E) milhões de pessoas saíram às ruas inicialmente motivadas por uma lei que autorizaria extradições de cidadãos locais ao território chinês propriamente dito, mas também para externar a insatisfação de cidadãos de Hong Kong com Pequim.

GABARITO.

QUESTÃO 60


(Unichristus 2020) O atentado da rua Tonelero foi uma tentativa de assassinar o jornalista e político Carlos Lacerda, na madrugada do dia 5 de agosto de 1954, em frente à sua residência, no número 180 da rua Tonelero, em Copacabana, Rio de Janeiro, que culminou na morte do major-aviador Rubens Florentino Vaz e no ferimento do guarda municipal Sálvio Romeiro.
Disponível em: <https:// yahoo.com/noticias>
Acesso em: 23 set. 2019.

O caso relatado ganhou importância histórica por

A) ter dado início ao Golpe que levou os militares ao poder por vinte e um anos.

B) ter servido de plataforma de campanha para o general Eurico Gaspar Dutra em sua eleição para Presidência da República.

C) constituir-se o marco da derrocada do presidente da República Getúlio Vargas, levando-o ao suicídio.

D) ter representado o marco do fim do governo de João Goulart, acusado pelos seus opositores de ser o mandante do crime.

E) ter levantado questionamentos na sociedade que passou a exigir um plebiscito para a decisão pelo sistema parlamentarista ou presidencialista.

GABARITO.

QUESTÃO 61


(Unichristus 2020) O Pacto Colonial representou a exclusividade de comércio entre Portugal e Brasil durante o processo de colonização.

Sobre o fim do Pacto Colonial no Brasil, é correto afirmar que

A) ocorreu devido ao domínio espanhol pelo rei Felipe II durante o período da União Ibérica.

B) a quebra desse monopólio português se deu a partir da Proclamação da República em 1889.

C) o rompimento do monopólio português se deu graças à intervenção da Inglaterra na economia colonial brasileira em 1789.

D) a quebra do monopólio português se deu com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas em 1808.

E) ocorreu graças à política intervencionista da França Napoleônica que vislumbrava derrubar o poderio dos ingleses e estabelecer seu domínio na América.

GABARITO.

QUESTÃO 62
(Unichristus 2020) “(...) O coronel seria um elemento eminentemente eleitoral, cuja liderança política se exercitava em decorrência da sua liderança econômica; e o argumento para que o seu poder se legitimasse estaria no aliciamento de eleitores e no preparo das eleições.

Todavia, a nível local, o coronel seria um organizador do seu mundo, inseparável da sociedade agrária, protetor do “camponês”, para quem era o protetor e o mandão, e articulador da sociedade local ao sistema político, econômico e social.

Dessa forma, o poder do coronel derivaria mais do seu prestígio e da sua honra social, tradicionalmente reconhecidos, do que da sua situação econômica.”
Disponível em: <https:// google.com/noticias>
Acesso em: 23 set. 2019.

Esses fatos são exemplos

A) da política dos governadores entre os governadores e o presidente no período do Brasil Populista.

B) de controle político do presidente da República com o chefe local para a manutenção do poder.

C) da política café com leite, com objetivo de ter o controle do voto através da prática do “cabresto”.

D) do coronelismo, que, aliado aos trabalhadores urbanos, controla as eleições por meio de práticas fraudulentas.

E) da prática política da Primeira República do Brasil, para manutenção do poder e neutralização da oposição.

GABARITO.

QUESTÃO 63
(Unichristus 2020) Nos últimos dias, a água dos Rios Voadores, que transportam pela atmosfera a umidade da Amazônia para todo o sul e centro-oeste do continente, foi substituída por fumaça, que chegou a ser notada nos estados de São Paulo e Paraná.

A causa? A quantidade de focos de incêndio registrados na Amazônia em 2019 é uma das maiores dos últimos anos.

De janeiro a agosto, o número de queimadas na região foi 145% superior ao registrado no mesmo período de 2018.
Disponível em: <https://www.greenpeace.org/brasil>.
Acesso em: 23 set. 2019.

A partir do texto, depreende-se que

A) os impactos gerados pelas queimadas ficam restritos ao complexo amazônico.

B) a circulação atmosférica amplia os efeitos das queimadas.

C) os focos de incêndio na Amazônia têm nas práticas agrícolas a sua origem.

D) a chuva originada na Amazônia não é alterada pelas queimadas da região.

E) o ciclo hidrológico da Amazônia tende a ser alterado a partir das queimadas.

GABARITO.

QUESTÃO 64
ARÁBIA SAUDITA ATACA REBELDES DO IÊMEN
QUE TERIAM BOMBARDEADO REFINARIAS

Apesar de confronto com rebeldes houthis,
Arábia Saudita acusa o Irã de ter feito ataques a
instalações de petróleo.

Riad — A coalizão liderada pela Arábia Saudita em apoio ao governo do Iêmen de Abdo Rabu Mansur Hadi lançou uma operação contra vários “alvos hostis” no norte da estratégica cidade de Al Hudaida, no Mar Vermelho.
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo>.
Acesso em: 23 set. 2019.

(Unichristus 2020) A partir da leitura do texto, conclui-se que

A) houve a repercussão do evento regional, pois diz respeito à política regional.

B) os ataques surgem em retaliação ao Iêmen em função da posição pró-ocidente.

C) o incidente político tem componentes regionais.

D) o evento representa a participação de grupos radicais na construção da democracia.

E) a construção ideológica do radicalismo tem sempre fundamentação religiosa.

GABARITO.

QUESTÃO 65
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA REÚNE MILHARES
DE ATIVISTAS EM TODO O PLANETA

Manifestações ocorrem um dia depois de protestos que reuniram milhões de pessoas ao redor do mundo para exigir políticas contra a mudança climática.

A operação de limpeza em massa foi organizada pela fundação “Let’s Do It”, que pretende “conectar e empoderar as pessoas e organizações de todo o mundo para fazer que nosso planeta fique livre do lixo”, de acordo com seu site oficial.
Disponível em: <https://exame.abril.com.br>.
Acesso em: 23 set. 2019.

(Unichristus 2020) A partir da leitura do texto, pode-se inferir que

A) são articulações institucionais organizadas pelos governos constituídos.

B) essas campanhas são inócuas pela abrangência dos esforços.

C) são movimentos desarticulados e isolados, pois o lixo é um problema ambiental local.

D) o terceiro setor é um caminho às demandas socioambientais no planeta.

E) a campanha fortalece o estado e busca soluções através de políticas públicas.

GABARITO.

QUESTÃO 66
A REINVENÇÃO DA COMIDA

(Unichristus 2020) Carne sintética, superalimentos, ingredientes modificados, produtos orgânicos, com menos gordura, açúcar e sal. Novas tendências de consumo começam a provocar uma revolução na indústria de alimentos em todo o mundo.
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/edicoes/1193/>
Acesso em: 23 set. 2019.

A partir do texto, pode-se afirmar que

A) existe um processo de fortalecimento da agricultura moderna.

B) ocorre uma busca de um cardápio com base em alimentação saudável.

C) há o consumo de produtos com base na agricultura orgânica e familiar.

D) se percebem inovações técnicas de produção na indústria alimentícia.

E) ocorre o empoderamento dos produtos orgânicos em detrimento do fast-food.

GABARITO.

QUESTÃO 67
(Unichristus 2020) O Estatuto da Cidade é uma tentativa de democratizar a gestão das cidades brasileiras através de instrumentos de gestão, entre os quais podemos destacar o Plano Diretor, obrigatório para toda a cidade com mais de vinte mil habitantes ou aglomerados urbanos.

A aplicação desses instrumentos de gestão trazidos pelo Estatuto da Cidade tem como objetivo a efetivação dos princípios constitucionais de participação popular ou gestão democrática da cidade e da garantia da função social da propriedade que se constitui na proposição de uma nova interpretação para o princípio individualista do Código Civil, entre outros princípios.
Disponível em: <https://www.infoescola.com/
administracao_/estatuto-da-cidade/>.
Acesso em: 23 set. 2019.

A leitura do texto nos leva a concluir que

A) o estatuto é um documento político, mas sem enfoque econômico e social.

B) a gestão da cidade deve passar pelos preceitos da democracia participativa.

C) os agentes produtores do espaço urbano agem em sintonia com a justiça social.

D) o desenvolvimento das cidades fortalece a exclusão e as desigualdades sociais.

E) a participação popular fica em plano secundário em função dos poderes econômicos.

GABARITO.

QUESTÃO 68
(Unichristus 2020) Em muitas cidades ou locais em que não há disponibilidade de água, são necessárias soluções que lidem com o contexto, especificidade e características da área.

Outro fator importante na questão hídrica é a disponibilidade desses recursos nas regiões do mundo e até no Brasil, pois, mesmo que tenhamos 13,7% de toda a água doce superficial da Terra, 70% desse total está localizado na Região Amazônica e apenas 30% estão distribuídos pelo resto do País.

Além disso, ao passo que há industrialização, também existe um grande potencial de contaminação, o que vai restringindo ainda mais as fontes de água doce. Cada vez mais as pessoas tentam utilizar novas técnicas para conseguir diminuir o gasto e o consumo de água.
Disponível em: <https://www.ecycle.com.br>.
Acesso em: 23 set. 2019.

A leitura do texto nos remete ao conceito de

A) sustentabilidade ambiental.
B) retroalimentação hídrica.
C) pegada hídrica.
D) gestão dos recursos hídricos.
E) equilíbrio de produção e distribuição hídrica.

GABARITO.

QUESTÃO 69
Analise as imagens.

A mata filtra a água da chuva
Disponível em: <https://www.bioorbis.org/2015/01/>.
Acesso em: 23 set. 2019.

(Unichristus 2020) As imagens apontam um dos problemas de degradação e redução do acesso à água em várias partes do Planeta.

Analise as proposições e assinale aquela que mostra a denominação do processo e uma estratégia que evite o seu desenvolvimento.

A) Lixiviação – reconstituição da vegetação herbácea.
B) Erosão fluvial – plantio das matas de galeria.
C) Assoreamento – replantio da mata ripária.
D) Voçorocamento – reflorestamentos das vertentes.
E) Sedimentação – construções de canais fluviais.

GABARITO.

QUESTÃO 70
(Unichristus 2020) Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus.

Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta. Nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/>.
Acesso em: 23 set. 2019.

A reciclagem de matéria orgânica observada na Amazônia deve-se

A) ao alto índice de chuvas que desloca sedimentos e decompõe a matéria orgânica.

B) à grande amplitude térmica da região que facilita a decomposição.

C) ao clima quente e úmido que favorece o alto nível de decomposição via microrganismos.

D) ao terreno cristalino que impede a infiltração e garante a decomposição do material.

E) à vegetação, pois, sendo caducifoliada, fornece mais matéria orgânica à decomposição.

GABARITO.

2020.2

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 51
(Unichristus 2020) Maquiavel apresenta na obra “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio” um verdadeiro tratado acerca do agir político.

Trata-se de uma conversação deste pensador com Tito Lívio e com outros clássicos, buscando uma prática de edificação do futuro. Os discursos estão baseados na história de Roma e em alguns textos de Lívio, considerando que este aponta a República romana como “um verdadeiro modelo de sociedade”.
Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio.

No que se refere às práticas republicanas de Roma, infere-se que

A) os magistrados eram um grupo que auxiliava o Senado no desempenho das tarefas político-administrativas de Roma, tinham grandes atribuições e podiam ter cargos que diferiam em função da tarefa desempenhada.

B) o problema da sucessão pode ser resolvido de forma substancial na República, na qual o governante possui um cargo hereditário.

C) essa forma de governo romana se caracterizava pela democratização da escolha dos representantes, sendo a classe dos plebeus responsável pela eleição de todos os cargos eletivos da República.

D) o rei governava absoluto, sendo assistido pelo Senado e pelo conselho de anciões, composto pelos chefes das Gentes, todos de origem patrícia.

E) a autoridade do imperador se baseou na violabilidade dos poderes de vários cargos republicanos.

GABARITO.

QUESTÃO 52


(...) O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava havia um ano sem registro de casos do vírus, mas isso mudou: boletins recentes da entidade advertem que está em curso um surto da doença, altamente contagiosa e que pode levar à morte de crianças pequenas ou causar sequelas graves.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44706026>.
Acesso em: 7 jan. 2020 (Adaptado).

(Unichristus 2020) Com base no texto, assinale a alternativa que correlaciona corretamente a volta do sarampo ao Brasil com a geopolítica da América do Sul.

A) O sarampo foi trazido pelos bolivianos que migraram irregularmente para o Brasil em busca de trabalho a partir de 2015.

B) Voltou a figurar no Brasil graças a uma leva de imigrantes asiáticos que trouxe não apenas o sarampo, mas também outra doença muito perigosa para humanos e animais: a gripe suína.

C) O sarampo voltou a existir no Brasil a partir da entrada de milhares de refugiados sírios que vieram devido à violenta guerra civil lá estabelecida até hoje.

D) Após um terremoto que destruiu o Haiti em 2010, milhares de imigrantes desse país vieram se refugiar no Brasil, porém a maioria não estava imunizada, por isso o sarampo voltou a existir aqui, no Brasil.

E) Esse fato está relacionado à migração para o Brasil, devido a questões interligadas à crise política e econômica na Venezuela, de milhares de venezuelanos não imunizados.

GABARITO.

QUESTÃO 53
CONHEÇA OS EXOESQUELETOS USADOS
NAS LINHAS DE MONTAGEM


Testamos a nova tecnologia usada em fábricas no Brasil para reduzir a fadiga dos funcionários. Um mecanismo permite que a articulação trave em diferentes alturas. Basta sentar-se com as pernas levemente abertas para o equipamento sustentar o peso do corpo (...)
Disponível em: <https://quatrorodas.abril.com.br/noticias>.
Acesso em: 5 set. 2019.

Desde o século XVIII, a tecnologia vem passando por uma série de transformações que caracterizam as chamadas Revoluções Industriais. Atualmente, já estamos vivendo a quarta revolução na maneira como produzimos bens de consumo (Indústria 4.0).

(Unichristus 2020) Considerando essa temática, o conceito correto de desemprego estrutural é aquele que

A) está relacionado ao fechamento de fábricas devido à ocorrência de sucessivas crises econômicas no mundo capitalista.

B) está relacionado à substituição da mão de obra especializada pela organização de produção manufatureira.

C) está relacionado à substituição da mão de obra humana por máquinas na linha de montagem.

D) está diretamente interligado à falta de mão de obra capacitada para assumir postos de trabalho na linha de montagem.

E) é proporcionado pelo uso da automação mediante a substituição de todos os postos de trabalho ocupados por seres humanos.

GABARITO.

QUESTÃO 54

A charge oferece subsídio para a compreensão do pensamento

(Unichristus 2020) A charge oferece subsídio para a compreensão do pensamento

A) idealista absoluto, caracterizado pela suposição de que a única realidade plena e concreta é de natureza espiritual, sendo a compreensão materialística ou sensível dos objetos um estágio pouco evoluído e superável no paulatino desenvolvimento cognitivo da subjetividade humana.

B) racionalista, que representa uma operação mental discursiva e lógica que ocorre por meio do uso de uma ou mais proposições para extrair conclusões relativas à verdade, à falsidade ou apenas a meras probabilidades.

C) dogmático filosófico, que pode ser entendido como a possibilidade de conhecer a verdade absoluta, sendo a confiança e a submissão a esse conhecimento algo inquestionável.

D) absolutista que, na Filosofia, é definido como a realidade suprema e fundamental, independentemente de todas as demais e, por vezes, usada como um termo alternativo para “Deus”, sendo algo absoluto que não se permite falsear.

E) relativista, conceito que reconhece a existência de diferentes pontos de vista sem defender uma verdade absoluta de validade intrínseca, representando valores subjetivos de acordo com diferenças na percepção e na consideração.

GABARITO.

QUESTÃO 55

A vontade geral contra a vontade do general.
Disponível em: <www.google.com.br/search?q=maio+de+1968>.
Acesso em: 12 set. 2019.

(Unichristus 2020) A imagem representa um importante momento de luta dos

A) estadunidenses na Guerra do Vietnã.
B) vietnamitas pela independência do colonialismo francês.
C) brasileiros contra decretação do AI-5.
D) tchecoslovacos contra a ocupação dos nazistas.
E) franceses pela ampliação dos direitos civis.

GABARITO.

QUESTÃO 56

Amapá

(Unichristus 2020) Esse mapa faz referência às denominadas Revoltas Regenciais, sobre as quais se infere que

A) o confronto em Pernambuco, de 1835 a 1838, envolveu a oligarquia de Olinda e os comerciantes de Recife em luta pela hegemonia político-econômica da província.

B) as rebeliões regenciais tinham como causa geral a emancipação do Brasil respaldada nas ideias liberais.

C) o governo imperial, na figura de D. Pedro I, restabeleceu a ordem nas províncias quando outorgou a Constituição de 1834.

D) a Revolta dos Malês em Salvador, no ano de 1835, foi liderada por negros contra a escravidão e a favor da liberdade religiosa.

E) as reivindicações feitas pelos “Farrapos” estavam relacionadas aos baixos salários dos militares gaúchos e à insatisfação generalizada com o governo regencial.

GABARITO.

QUESTÃO 57
(Unichristus 2020) Os árabes são um povo de origem semita que vivia, principalmente, no território da Península Arábica. Depois que Maomé se tornou o chefe político, religioso e militar desse povo, em 622, iniciou-se a formação do Império Islâmico.

A expansão teve continuidade depois da morte do profeta Maomé, no período dos califas, que estenderam os domínios territoriais árabes desde a Índia até a Espanha.

A relação que os árabes estabeleciam com os povos conquistados era de

A) violência, situação intensamente ressaltada em relatos da época responsáveis por demonstrar que os contatos amigáveis do início logo foram ignorados devido à ambição dos árabes de conquistar metais preciosos no contexto do mercantilismo europeu.

B) indiferença, visto que os conquistadores árabes tinham como única intenção o crescimento econômico por meio do comércio de joias e manufaturados, fazendo dos povos conquistados seu “mercado consumidor”.

C) relativa tolerância religiosa e cultural, visto que, em geral, assimilavam valores e conhecimentos dos povos subjugados, os quais eram usados como contribuição para a produção de novos saberes.

D) coerência com as teorias raciais da época, pois os árabes, de modo geral, julgavam-se superiores aos povos da Europa e da África; essa visão racista era usada para justificar a expansão do Império Islâmico.

E) intolerância, visto que suas invasões geralmente acabavam com o extermínio de povos não islâmicos e politeístas; demonstraram, com isso, que havia uma forte relação etnocêntrica propagada pelos membros desse poderoso império.

GABARITO.

QUESTÃO 58
(Unichristus 2020) A década de 1930 trouxe profundas mudanças na estrutura social e econômica brasileira.

Houve um avanço na industrialização, grande desenvolvimento urbano e considerável aumento populacional. O urbanismo favoreceu o crescimento da burguesia industrial, da classe média e do proletariado em um país eminentemente agrário.

O fortalecimento dessas novas forças sociais trouxe uma mudança no aparelho estatal: a permanência do populismo, transformado em prática política costumeira com o intuito de conquistar o apoio das massas – principalmente a urbana.

O fenômeno do populismo consiste

A) na conquista da confiança das massas – classes média e pessoas mais pobres –, baseando-se em um discurso simples, carismático, direto e pessoal, dispensando intermediações por parte de partidos políticos.

B) no discurso em defesa da união das massas em prol de uma nação forte e militarista sob a liderança do “grande timoneiro” (culto personalista), uma vez que seu discurso o coloca como alguém que deve ser cegamente seguido.

C) em uma forma de democracia representativa na qual os eleitos detêm o poder, contudo limitados por uma constituição que enfatiza a proteção das liberdades individuais, a igualdade e os direitos dos grupos minoritários.

D) na forma de governo de acordo com a qual se espera que o Estado se abstenha de interferir na esfera de direitos dos cidadãos e na economia, visto que essa forma de governo seria dotada de mecanismos de autorregulação.

E) em um governo antidemocrático, em que não há participação popular ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Nesse sistema, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia.

GABARITO.

QUESTÃO 59

Há 60 anos, o Exército Rebelde cercava a cidade de Santiago de Cuba, na última batalha liderada pelo comandante Fidel Castro, no final de dezembro de 1958. Ao amanhecer do dia 1o de janeiro de 1959, o ditador Fulgêncio Batista abandonava a ilha.

(Unichristus 2020) Há 60 anos, o Exército Rebelde cercava a cidade de Santiago de Cuba, na última batalha liderada pelo comandante Fidel Castro, no final de dezembro de 1958. Ao amanhecer do dia 1o de janeiro de 1959, o ditador Fulgêncio Batista abandonava a ilha.
Disponível em: <www.google.com.br>.
Acesso em: 12 set. 2019.

Com a destituição do ditador alinhado aos Estados Unidos, consolidava-se

A) a Revolução Cubana, movimento guerrilheiro que atuava principalmente na região de Sierra Maestra que, a princípio, conduzia um movimento de cunho nacionalista contra a ditadura estabelecida em Cuba.

B) a emancipação cubana, que, por meio de um processo histórico de separação do governo metropolitano dos EUA resguardado pelo pacto colonial, tinha como objetivo a modernização da ilha nos padrões capitalistas.

C) o golpe comunista orquestrado pelo grupo cubano intitulado “os barbudos” apoiados militar e economicamente pela URSS no contexto da Guerra Fria.

D) a Revolução Socialista, independentemente da URSS, amparada no ideal de “socialismo por diferentes vias” declarado e defendido por Nikita Kruschev, líder soviético naquele momento.

E) a revolução comunista, advinda da vitória do exército cubano sobre a burguesia industrial dominante em Cuba e a imediata instalação dos mísseis soviéticos em solo cubano.

GABARITO.

QUESTÃO 60

Quarteto Fantástico.
Quarteto Fantástico.
Google imagens.

Em 1961, uma nova série bimestral, que depois virou mensal, surgiu nas bancas dos Estados Unidos.

Seu nome era Fantastic Four, a primeira série de super-heróis moderna da Marvel Comics. Seu sucesso levou à criação de personagens como Hulk, Homem-Aranha e centenas de outros ícones dos quadrinhos, naquilo que ficou estabelecido como o começo do Universo Marvel nos quadrinhos.
Disponível em:
<https://www.omelete.com.br/quarteto-fantastico>.
Acesso em: 2 set. 2019.

(Unichristus 2020) Sobre o contexto histórico associado à criação dos heróis, infere-se que está

A) diretamente relacionado à ocorrência da Segunda Guerra Mundial devido à necessidade de criar heróis nacionais que representassem os padrões dos EUA.

B) relacionado à Guerra do Vietnã, visto que os Estados Unidos não conseguiam bons resultados no conflito, fazendo-se necessário criar heróis para levantar o ânimo das tropas.

C) relacionado ao contexto de fundação da ONU, pois a necessidade de organizar o mundo pós-guerra e de ajudar as vítimas do conflito fez com que os heróis fossem criados para levar mensagens de esperança e altruísmo.

D) vinculado à Guerra Fria, em que a disputa bipolar entre EUA e URSS levou ao desenvolvimento armamentista, às pesquisas nucleares, à corrida espacial e à “ideologização cultural”, como é o caso da mensagem de superioridade passada pelos heróis.

E) vinculado à primeira Guerra do Golfo, pois os heróis representam a evolução do desenvolvimento tecnológico que fez dos Estados Unidos a nação vencedora desse conflito motivado pelo domínio e pela influência sobre Oriente Médio.

GABARITO.

QUESTÃO 61
(Unichristus 2020) Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C. e recebem esse nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates.

Esses pensadores buscavam nos elementos da natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou “filósofos da natureza”. Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional à origem de todas as coisas.

Os filósofos pré-socráticos abandonaram essa ideia e construíram a cosmologia, explicação do universo baseado no logos (“argumentação”, “lógica”, “razão”). Os deuses deram lugar à natureza na compreensão sobre a origem das coisas.
Disponível em: <https://www.todamateria.com.br>.
Acesso em: 2 set. 2019.

Com base no texto, é pertinente afirmar que

A) Tales de Mileto acreditava que a mitologia era o principal elemento constitutivo, ou seja, era a essência de todas as coisas.

B) o princípio de todas as coisas estava no elemento número para Anaxímenes (588 a.C. - 524 a.C.).

C) Heráclito explorou a ideia do Mito da Caverna, no qual o mundo sensível era aquele experimentado e o mundo inteligível era aquele embasado na razão.

D) os pitagóricos se interessavam pelo estudo dos números, sendo considerado como a essência das coisas e a base da teoria da harmonia das esferas.

E) o átomo (o indivisível), para Sócrates, era o princípio de todas as coisas, desenvolvendo, assim, a “Teoria Atômica”.

GABARITO.

QUESTÃO 62
(Unichristus 2020) Leia o trecho de uma reportagem do periódico “Leeds Mercury”, de 1811, em que observamos a seguinte descrição de um levante ludista:

“Os amotinados apareceram de repente, em grupos armados, com comandantes regulares: o chefe deles, seja quem for, é denominado General Ludd, e suas ordens são tacitamente obedecidas como se tivesse recebido sua autoridade das mãos de um Monarca.”
Disponível em:
<https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino>.
Acesso em: 2 set. 2019.

Acerca do movimento Ludista, é pertinente afirmar que

A) se caracteriza como um movimento social inglês que se iniciou na década de 30 do século XIX. Inicialmente, fundou-se na luta pela inclusão política da classe operária.

B) é um termo que se refere à organização coletiva de trabalhadores para a defesa dos próprios interesses, particularmente por meio da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho.

C) é um movimento social de associação de trabalhadores assalariados em “Trade Unions”, visando à proteção dos interesses da categoria.

D) é um tipo específico de movimento social dedicado a organizar ações revolucionárias que apresentam reivindicações exclusivas e conflitantes com o controle do Estado ou de alguns de seus segmentos.

E) foi um movimento de trabalhadores ingleses do ramo de fiação e tecelagem, ativo no início do século XIX, nos primórdios da Revolução Industrial, e se notabilizou pela destruição de máquinas como forma de protesto.

GABARITO.

QUESTÃO 63
Analise este quadro.

Unichristus 2020.2 Q63
Google imagens.

(Unichristus 2020) A previsão do tempo de Fortaleza indica que, no decorrer da semana,

A) há tempo seco durante toda a semana e, por conseguinte, ausência de chuva.

B) há alta amplitude térmica e chuvas durante a semana.

C) o tempo será determinado pela entrada de frentes frias.

D) existe uma tendência de tempo quente e úmido para toda a semana.

E) há a possibilidade de ventos fortes em função da baixa pressão atmosférica no período.

GABARITO.

QUESTÃO 64
(Unichristus 2020) Analise as informações a seguir.

1. Cada árvore da Amazônia tem capacidade de jogar na atmosfera de 300 a 1 mil litros de água, que são retiradas do solo.

2. Isso quer dizer que a Amazônia transpira, diariamente, 20 trilhões de toneladas de vapor de água para a atmosfera – volume superior à vazão do Rio Amazonas (que é de 17 bilhões de metros cúbicos por dia), ou seja, as árvores geram 10 vezes mais vapor de água para atmosfera que o Rio Amazonas.

3. Toda essa umidade forma os “rios voadores” que são levados, com o vento, para outras regiões do país, irrigando plantações e enchendo reservatórios de água.

4. A Amazônia em pé é uma das maiores usinas naturais de captação de carbono: ela estoca mais de 155.555 gigatoneladas (Gt) de CO2eq, impedindo que esses gases alcancem a atmosfera. Portanto, tem um papel fundamental no equilíbrio climático de todo o planeta.

5. Quando a floresta é derrubada, todos esses gases são liberados, agravando impactos das mudanças climáticas, que já estão sendo sentidos, como as secas severas prolongadas e as temperaturas extremas. Isso significa dizer que zerar o desmatamento é uma das medidas mais urgentes que devemos tomar.

Essas proposições mostram o papel natural da Floresta Amazônica, e nota-se que a lista de serviços ambientais é enorme e relevante na manutenção na vida no Planeta.

As modificações observadas nos serviços ambientais desenvolvidos pela floresta podem implicar

A) quebra dos ciclos naturais inscritos na região, sem implicações sociais.

B) alteração de processos naturais, inclusive, da circulação atmosférica do Planeta.

C) mudanças climáticas no bioma amazônico, porém com resgate rápido do equilíbrio.

D) preservação da vegetação, pois não altera a composição da atmosfera, mas somente a composição florística.

E) aumento das secas em função das queimadas, e não pelo desmatamento.

GABARITO.

QUESTÃO 65

Lençol freático

(Unichristus 2020) A existência de um lençol freático depende de um conjunto de fatores ambientais.

A sua exploração é uma ótima alternativa à escassez de água em uma região e, para a retirada da água, deve-se, primeiro, descobrir sua localização. Para isso, pode-se fazer uso do mapa

A) geológico.
B) geomorfológico.
C) hipsométrico.
D) pedológico.
E) hidrogeológico.

GABARITO.

QUESTÃO 66

(Unichristus 2020) As rápidas transformações que a moderna agricultura vem sofrendo nas últimas décadas tornaram-na uma atividade altamente competitiva.

(Unichristus 2020) As rápidas transformações que a moderna agricultura vem sofrendo nas últimas décadas tornaram-na uma atividade altamente competitiva.

Com isso, o agronegócio exige dos produtores rurais um alto grau de especialização e de profissionalismo, visando a aumentar a capacidade gerencial das empresas rurais.

A agricultura a que se refere essas informações recebe a denominação de

A) cooperativismo agrícola.
B) agricultura de precisão.
C) complexo agroindustrial.
D) agricultura comercial.
E) arranjos agrícolas comerciais.

GABARITO.

QUESTÃO 67
Analise as imagens a seguir.

(Unichristus 2020) As imagens mostram três tipos de sistemas de irrigação.
Google imagens

(Unichristus 2020) As imagens mostram três tipos de sistemas de irrigação. Todos adaptados às áreas de uso como forma de produzir, reduzindo a utilização dos recursos hídricos e garantindo a segurança hídrica da região. Assim, com base nessas imagens e nessas informações, pode-se afirmar que

A) os sistemas 1 e 3 são sistemas poupadores de água, sobretudo quando aplicados nas regiões quentes e úmidas do Planeta.

B) os modos 2 e 3 são excelentes quando aplicados em áreas de baixa incidência de chuva e com baixo índice de água subterrânea.

C) as técnicas 1 e 3 podem representar alternativas às zonas temperadas em função do baixo índice de perda de água por evaporação.

D) o modo 2 não deve ser utilizado em áreas de produção em escala comercial, pois desperdiça água e prejudica o sistema radicular por encharcamento.

E) o sistema 3 é prejudicial às culturas temporárias já que garante a infiltração de grande potencial de água irrigada no solo, umedecendo e apodrecendo a raiz do vegetal.

GABARITO.

QUESTÃO 68
FOCOS DE TENSÃO SEPARATISTA

FOCOS DE TENSÃO SEPARATISTA
Google imagens.

(Unichristus 2020) As tensões separatistas evidenciadas nesse mapa têm motivações diferentes, porém todas se vinculam a questões culturais, com desdobramentos políticos e econômicos.

Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa que apresenta uma explicação coerente acerca da motivação do conflito analisado.

A) Em Quebec, no Canadá, o movimento separatista tem motivação religiosa e se manifesta por meio de ataques violentos contra a maioria protestante.

B) Os curdos têm uma grande motivação: defender seu minúsculo território das incursões iraquianas, sírias e turcas.

C) Na Irlanda, há uma tensão separatista em que a motivação reside nas diferenças econômicas existentes entre o Norte e o restante do país.

D) Os tibetanos tentam sua emancipação do governo chinês, porém sem êxito já que, em seu território, estão reservas importantes de água utilizadas pela China.

E) Nos Bálcãs, existe um movimento separatista que não tem, a curto prazo, solução; a Iugoslávia é o epicentro. Nesse país, existem diferenças culturais em eterna desarmonia.

GABARITO.

QUESTÃO 69
Analise o gráfico a seguir.

Unichristus 2020.2 Q69
Google imagens.

Em média, no ano passado, 7,4% de toda a geração injetada no Sistema Interligado Nacional veio de eólicas, sendo que elas chegaram a abastecer mais de 10% do País em agosto e setembro, meses que fazem parte do período chamado de “safra dos ventos”.

Nos próximos 4 anos, serão R$ 60 bilhões em investimentos já garantidos por contratos e 150 mil novos empregos diretos e indiretos gerados por estes novos projetos, resultados de um mercado extremamente promissor.
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino>.
Acesso em: 2 set. 2019.

(Unichristus 2020) A partir da análise do mapa e da leitura do texto sobre a produção de energia eólica, pode-se concluir que

A) a produção se restringe aos estados em destaque, cabendo aos demais recorrer a outro tipo de energia.

B) os dados apresentados indicam uma exaustão desse tipo de energia, sobretudo no Nordeste, sinalizando a necessidade de buscar alternativas energéticas.

C) os números mostram a produção de energia eólica e seu potencial em uma trajetória evolutiva, enquanto promessa a novos empreendimentos em anos vindouros.

D) os projetos de expansão encontram entraves naturais, políticos e econômicos de modo a indicar o baixo potencial do vento enquanto recurso energético.

E) a produção é aquém dos investimentos, inviabilizando novos projetos e dando a ideia de que a produção é boa, porém já chegou ao seu limite.

GABARITO.

QUESTÃO 70
Observe o gráfico.

Google imagens

(Unichristus 2020) A pirâmide etária brasileira mostra dados importantes sobre a constituição da população por faixa de idade. Esse referencial é importante ao planejamento econômico do País. De acordo com os dados, a população adulta se apresenta em maior percentual, porém com o número considerável de jovens.

Considerando o amadurecimento da população, pode-se afirmar que é um indicativo de

A) disponibilidade de mão de obra ao mercado de trabalho.

B) presença de população com alto poder de consumo.

C) desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação básica.

D) execução de políticas públicas voltadas ao elevado percentual de idosos.

E) prejuízos econômicos em função de carência de mão de obra disponível.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Questões de Ciências Humanas da Unichristus 2020 com Gabarito
Questões de Ciências Humanas da Unichristus 2020 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDy0j3iAbdrWv2AY5S-NRpUawV8lExBq3JQmTLVzeGr3NThaPfncCZx44dQUDP6dIb7c5YdHr1mFWq25Y4RoYvfYL6pZTifdODqGcJG8MlxL5Mt7I-_VpiHXRS0nxyU9awGmCsRvlMLcg/s1600/questoes-de-ciencias-humanas-da-unichristus-2020-com-gabarito.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDy0j3iAbdrWv2AY5S-NRpUawV8lExBq3JQmTLVzeGr3NThaPfncCZx44dQUDP6dIb7c5YdHr1mFWq25Y4RoYvfYL6pZTifdODqGcJG8MlxL5Mt7I-_VpiHXRS0nxyU9awGmCsRvlMLcg/s72-c/questoes-de-ciencias-humanas-da-unichristus-2020-com-gabarito.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/05/questoes-de-ciencias-humanas-da-unichristus-2020-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/05/questoes-de-ciencias-humanas-da-unichristus-2020-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo