Prova FAMERP 2021 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução

Prova FAMERP 2021 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução. Questões com explicação dos professores.
Prova FAMERP 2018 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2021 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução


1º DIA

QUESTÃO 01
FAMERP 2021: Examine a tira de André Dahmer.

FAMERP 2021: Examine a tira de André Dahmer.

Para obter seu efeito de humor, a tira explora a ambiguidade do termo:

(A) “abrem”.
(B) “jovem”.
(C) “Coisas”.
(D) “Livros”.
(E) “motos”.


Considere a crônica “Iniciativa”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder às questões de 02 a 06.

É sina de minha amiga penar pela sorte do próximo, se bem que seja um penar jubiloso. Explico-me. Todo sofrimento alheio a preocupa, e acende nela o facho da ação, que a torna feliz. Não distingue entre gente e bicho, quando tem de agir, mas como há inúmeras sociedades (com verbas) para o bem dos homens, e uma só, sem recursos, para o bem dos animais, é nesta última que gosta de militar. Os problemas aparecem-lhe em cardume, e parece que a escolhem de preferência a outras criaturas de menor sensibilidade e iniciativa.

Os cães postam-se no seu caminho, e:
— Dona, me leva — murmuram-lhe os olhos surrados pela vida mas sempre meigos.
Outro dia o cão vinha pela rua, mancando, amarrado a um barbante e puxado por um bêbado pobre, mas tão bêbado como qualquer outro. Com o aperto do laço, o infeliz punha a alma pela boca. E o bêbado resmungava ameaças confusas.

Minha amiga aproximou-se, com jeito.
— Não faça assim com o pobrezinho, que ele sufoca.
— Faço o que eu quero, ele é meu.
— Mas é proibido maltratar os animais.
— Eu não vou maltratar. Vou matar com duas navalhadas.
Minha amiga pulou como Ademar Ferreira da Silva¹:
— Me dá esse cachorro.
— Dar, não dou, mas vendo.

Dez cruzeiros selaram o negócio, e, livre do barbante, o cachorro embarcou no carro de minha amiga. Felizmente, anoitecia — e ela penetrou no apartamento, sem impugnação do porteiro. Que prodígios não faz para amortecer o latido dos hóspedes, lá dentro! (Uma vez, ante a reclamação do vizinho, explicou que era disco de jazz.) Já havia três cães instalados, não cabia mais. Tratou do bicho, chamou-lhe veterinário, curou-lhe a pata, deu-lhe vitamina e carinho. Só depois começou a providenciar uma casa de confiança para ele. Seu método consiste numa conversa mole com a pessoa: tem cachorro em casa? Por que não tem mais? Fugiu? Morreu de velho? (Se o cão fugiu, o dono não presta.) Conforme a ficha da pessoa, minha amiga lhe oferece o animal, ou não, e passa adiante.

Desta vez o escolhido foi José, contínuo de autarquia (não carece ser rico, mas bom, paciente, bem-humorado). José tem crianças, espaço cercado e vocação para dedicar-se. Minha amiga ofereceu-se para levar o cachorro ao longe subúrbio, José disse que não precisava, ela insistiu, ele idem. Afinal foram juntos, o carro subiu ladeira, desceu ladeira, e no alto do morro desvendou-se a triste casa de José, que não era casa cercada, era um corredor de cabeça de porco², com cinco crianças, mulher e sogra de José empilhadas.

Minha amiga compreendeu. José era mais pobre do que o cachorro e sem um mínimo de dinheiro não se compra ar livre e espaço para brincar. Seria cruel dizer a José: “Volto com o cachorro”. Felizmente o animal salvou a situação, tentando morder um dos garotos que lhe fizera festa. Minha amiga iluminou-se: “Está vendo, José? Ele não se acostuma. Vou te trazer outro, novinho”. José, desolado, aquiesceu. Minha amiga saiu voando para a cidade, entrou numa dessas casas onde se martirizam animais à venda, e resgatou o menor dos cachorrinhos recém-nascidos, que já penava numa jaula sem água e alimento, a um sol de fogo. “Para este, qualquer coisa é negócio, e melhora a vida.” Levou-o rápido, para José, que o recebeu de alma embandeirada.

Agora, minha amiga tem dois problemas: arranjar um dono para o cachorro do bêbado, e dar um jeito nos cinco filhos de José. Mas resolve, não tenham dúvida.
(70 historinhas, 2016.)
¹Ademar Ferreira da Silva: atleta brasileiro, primeiro bicampeão olímpico do país; conquistou as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956.
²cabeça de porco: cortiço.

QUESTÃO 02
FAMERP 2021: Constitui exemplo de interação do narrador com o seu leitor o trecho:

(A) “Mas resolve, não tenham dúvida.” (14º parágrafo)

(B) “Minha amiga compreendeu.” (13º parágrafo)

(C) “Que prodígios não faz para amortecer o latido dos hóspedes, lá dentro!” (11º parágrafo)

(D) “(Se o cão fugiu, o dono não presta.)” (11º parágrafo)

(E) “Com o aperto do laço, o infeliz punha a alma pela boca.” (3º parágrafo)


QUESTÃO 03
FAMERP 2021: Verifica-se um aparente paradoxo entre os termos que compõem a expressão

(A) “sofrimento alheio” (1º parágrafo).
(B) “olhos surrados” (2º parágrafo).
(C) “penar jubiloso” (1º parágrafo).
(D) “conversa mole” (11º parágrafo).
(E) “ameaças confusas” (3º parágrafo).


QUESTÃO 04
•  “Os problemas aparecem-lhe em cardume, e parece que a escolhem de preferência a outras criaturas de menor sensibilidade e iniciativa.” (1º parágrafo)

•  “Uma vez, ante a reclamação do vizinho, explicou que era disco de jazz.” (11º parágrafo)

•  “Minha amiga iluminou-se: ‘Está vendo, José? Ele não se acostuma. Vou te trazer outro, novinho’.” (13º parágrafo)

FAMERP 2021: Os termos sublinhados estão empregados, respectivamente, em sentido

(A) figurado, literal e literal.
(B) figurado, figurado e literal.
(C) literal, literal e figurado.
(D) literal, figurado e figurado.
(E) figurado, literal e figurado.


QUESTÃO 05
FAMERP 2021: O narrador recorre à personificação no trecho:

(A) “Outro dia o cão vinha pela rua, mancando, amarrado a um barbante e puxado por um bêbado pobre, mas tão bêbado como qualquer outro.” (3º parágrafo)

(B) “Tratou do bicho, chamou-lhe veterinário, curou-lhe a pata, deu-lhe vitamina e carinho.” (11º parágrafo)

(C) “Agora, minha amiga tem dois problemas: arranjar um dono para o cachorro do bêbado, e dar um jeito nos cinco filhos de José.” (14º parágrafo)

(D) “— Dona, me leva — murmuram-lhe os olhos surrados pela vida mas sempre meigos.” (2º parágrafo)

(E) “Não distingue entre gente e bicho, quando tem de agir, mas como há inúmeras sociedades (com verbas) para o bem dos homens, e uma só, sem recursos, para o bem dos animais, é nesta última que gosta de militar.” (1º parágrafo)


QUESTÃO 06
“— Não faça assim com o pobrezinho, que ele sufoca.” (4º parágrafo)

FAMERP 2021: Uma redação adequada desse trecho, transposto para o discurso indireto, seria:

(A) Minha amiga disse ao bêbado que não fizesse aquilo com o cachorro, que ele sufocaria.

(B) Minha amiga disse: — Não faça assim com o pobrezinho, que ele sufocará.

(C) Minha amiga disse: — Não faz assim com o pobrezinho, que ele sufoca.

(D) Minha amiga disse ao bêbado que não fizesse assim com o cachorro, que ele sufoca.

(E) Minha amiga disse ao bêbado que não faça aquilo com o cachorro, que ele sufocaria.


QUESTÃO 07
FAMERP 2021: Para esse movimento, o Homem só pode pretender compreender e explicar a realidade, partindo da observação direta e, se possível, também da experimentação, isto é, só pode pretender conhecê-la por via do conhecimento científico; e todo e qualquer objeto ou fato que se pretenda conhecer exatamente tem de ser submetido a rigoroso exame crítico, pois o espírito crítico é essencial ao conhecimento exato.
(Antônio Soares Amora. História da literatura brasileira, 1965. Adaptado.)

O texto refere-se ao movimento

(A) árcade.
(B) modernista.
(C) realista.
(D) romântico.
(E) simbolista.


Para responder às questões de 08 a 10, leia o trecho do livro O mundo assombrado pelos demônios, de Carl Sagan, publicado originalmente em 1995.

A ciência e a tecnologia não são apenas cornucópias¹ despejando dádivas sobre o mundo. Os cientistas não só conceberam as armas nucleares; eles também pegaram os líderes políticos pela lapela, argumentando que a sua nação tinha que ser a primeira a fabricar uma dessas armas.

E assim eles produziram mais de 60 mil armas nucleares. Durante a Guerra Fria, os cientistas nos Estados Unidos, na União Soviética, na China e em outras nações estavam dispostos a expor os seus conterrâneos à radiação — na maioria dos casos, sem o conhecimento deles — a fim de se preparar para a guerra nuclear.

A nossa tecnologia produziu a talidomida, os CFCs, o agente laranja, os gases que atacam o sistema nervoso, a poluição do ar e da água, as extinções de espécies, e indústrias tão poderosas que podem arruinar o clima do planeta. Aproximadamente metade dos cientistas na Terra dedica parte de seu tempo de trabalho para fins militares.

Embora alguns cientistas ainda sejam vistos como estranhos ao sistema, criticando corajosamente os males da sociedade e dando os primeiros avisos sobre catástrofes tecnológicas potenciais, muitos são considerados oportunistas submissos ou uma fonte complacente de lucros empresariais e de armas de destruição em massa - não importa quais sejam as consequências a longo prazo.

Os perigos tecnológicos que a ciência apresenta, seu desafio implícito ao conhecimento recebido e sua visível dificuldade são razões para que as pessoas, desconfiadas, a evitem. Existe uma razão para as pessoas ficarem nervosas a respeito da ciência e da tecnologia.
(O mundo assombrado pelos demônios, 2006. Adaptado.)
¹cornucópia: vaso em forma de chifre, com frutas e flores que dele extravasam profusamente, antigo símbolo da fertilidade, riqueza, abundância.

QUESTÃO 08
FAMERP 2021: Depreende-se do texto que

(A) os políticos são necessariamente corruptos.

(B) a ciência e a tecnologia são ambivalentes.

(C) os cientistas e os tecnólogos são necessariamente corruptos.

(D) os políticos corromperam a tecnologia.

(E) as pessoas superestimam o potencial destrutivo da ciência.


QUESTÃO 09
FAMERP 2021: Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada em:

(A) “Os perigos tecnológicos que a ciência apresenta, seu desafio implícito ao conhecimento recebido e sua visível dificuldade são razões para que as pessoas, desconfiadas, a evitem.”

(B) “Os perigos tecnológicos que a ciência apresenta, seu desafio implícito ao conhecimento recebido e sua visível dificuldade são razões para que as pessoas, desconfiadas, a evitem.”

(C) “Os cientistas não só conceberam as armas nucleares; eles também pegaram os líderes políticos pela lapela, argumentando que a sua nação tinha que ser a primeira a fabricar uma dessas armas.”

(D) “Existe uma razão para as pessoas ficarem nervosas a respeito da ciência e da tecnologia.”

(E) “Os cientistas não só conceberam as armas nucleares; eles também pegaram os líderes políticos pela lapela, argumentando que a sua nação tinha que ser a primeira a fabricar uma dessas armas.”


QUESTÃO 10
Embora alguns cientistas ainda sejam vistos como estranhos ao sistema, criticando corajosamente os males da sociedade e dando os primeiros avisos sobre catástrofes tecnológicas potenciais, muitos são considerados oportunistas submissos ou uma fonte complacente de lucros empresariais e de armas de destruição em massa — não importa quais sejam as consequências a longo prazo.”

FAMERP 2021: No contexto em que se encontra, o trecho sublinhado expressa ideia de

(A) consequência.
(B) concessão.
(C) causa.
(D) comparação.
(E) condição.


Leia os textos para responder às questões de 11 a 17.

Female historical figures who were happy with their choices

Greta Garbo

Greta Garbo

In the 1932 film “Grand Hotel,” Garbo’s character famously proclaimed, “I want to be alone,” a quote that was affiliated with her for the rest of her life. She did have several relationships, including a long on-and-off with her frequent co-star John Gilbert. He once proposed to her, but she said no. “I was in love with him, but I froze,” she later told New York magazine. “I was afraid he would tell me what to do and boss me. I always wanted to be the boss. 

Coco Chanel

Coco Chanel

The iconic designer had many, many love affairs and several significant relationships, but she never married. She was once quoted as saying, “I never wanted to weigh more heavily on a man than a bird.” Less great: the evidence that she worked as a Nazi spy during the Second World War.

Mary Cassatt

Mary Cassatt

Cassatt had a lot of familial love, as she’s maybe best known for her paintings that clearly but unsentimentally depicted the bonds between parents and children. But that love came from her relationships with her nieces and nephews, as she chose not to marry and didn’t have kids herself. The Impressionist painter enjoyed the freedoms that feminism had given women of her privileged stature by the turn of the 20th century — among them the right to an independent life. She was highly educated and well-travelled, and spoke out about the importance of female suffrage.

Louisa May Alcott

Louisa May Alcott

Like Jo in her best-known book “Little Women,” Alcott was independent and concerned with advancing women’s place in the world. But unlike Jo, she never married. “I’d rather be a free spinster and paddle my own canoe,” she wrote in her journal.
(Maija Kappler. www.huffingtonpost.ca, 28.02.2020. Adaptado.)

QUESTÃO 11
FAMERP 2021: The texts are mainly about famous people who

(A) were concerned with other people’s opinion.

(B) had several relationships.

(C) suffered under oppression.

(D) didn’t have to tie the knot to be happy.

(E) wanted to be role models for the next generations.


QUESTÃO 12
FAMERP 2021: No trecho do texto sobre Greta Garbo “a quote that was affiliated with her for the rest of her life”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) associated.
(B) compared.
(C) confused.
(D) discussed.
(E) provided.


QUESTÃO 13
FAMERP 2021: Na declaração de Greta Garbo “I was in love with him, but I froze”, o termo sublinhado introduz a ideia de

(A) adição.
(B) alternância.
(C) comparação.
(D) condição.
(E) contraste.


QUESTÃO 14
FAMERP 2021: O trecho sobre Coco Chanel “She was once quoted as saying” pode ser entendido como

(A) Ela já foi elogiada por dizer.

(B) Ela já foi criticada por dizer.

(C) Ela já foi citada por dizer.

(D) Ela já foi desafiada a dizer.

(E) Ela já foi obrigada a dizer.


QUESTÃO 15
FAMERP 2021: De acordo com o texto sobre Coco Chanel,

(A) a estilista era uma mulher perigosa e imprevisível.

(B) a estilista era uma mulher que queria ser independente.

(C) as mulheres sempre se preocuparam com a beleza.

(D) as mulheres sempre buscaram reconhecimento profissional.

(E) as mulheres sempre foram discriminadas pelos homens.


QUESTÃO 16
FAMERP 2021: No trecho do texto sobre Mary Cassatt “among them the right to an independent life”, o termo sublinhado refere-se a

(A) “freedoms”.
(B) “children”.
(C) “women”.
(D) “paintings”.
(E) “parents”.


QUESTÃO 17
FAMERP 2021: In the excerpt from the text about Louisa May Alcott “I’d rather be a free spinster and paddle my own canoe”, the underlined terms express

(A) a deduction.
(B) an advice.
(C) an obligation.
(D) an ability.
(E) a preference.


QUESTÃO 18

Famerp 2021

FAMERP 2021: This campaign is mainly

(A) promising better skills, talents and creativity for females.

(B) promoting conditions to prevent women harassment.

(C) raising awareness about gender equality.

(D) fighting for more flexible working conditions for women.

(E) calling for collective action to fight discrimination at work.


Leia a tirinha para responder às questões 19 e 20.

Tirinha

QUESTÃO 19
FAMERP 2021: According to the cartoon,

(A) there is no friendship without self-interests.

(B) a true friend will tell you unpleasant truths.

(C) a loyal friend will always stand up for you.

(D) moments of happiness can take us by surprise.

(E) a group of best friends is better than one.


QUESTÃO 20
FAMERP 2021: No trecho do primeiro quadrinho “We should do this more often”, a expressão sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

(A) more sporadically.
(B) more frequently.
(C) more occasionally.
(D) more formally.
(E) more efficiently.


QUESTÃO 21
FAMERP 2021: O Mar Mediterrâneo foi, desde o início da História que conhecemos, uma região de intenso comércio, de intensas trocas de bens, experiências, invenções e ideias. Estava ligado pelos navios e pelas caravanas ao resto da Europa e à Ásia. Recebia novidades tanto das ilhas Britânicas quanto da China. O que se inventava numa terra distante não demorava a chegar ali.
(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.)

A partir do texto, é possível afirmar que o Mar Mediterrâneo

(A) foi o epicentro da hegemonia marítima britânica, que se afirmou ainda na Antiguidade e alcançou seu auge após a conquista da América.

(B) concentrou as principais atividades comerciais do mundo, desde a Antiguidade até os dias de hoje, e gerou a noção de globalização.

(C) representou, por muitos séculos, um ponto de encontro e integração econômica e cultural, articulando áreas e facilitando a expansão comercial.

(D) permitiu a constituição de um equilíbrio entre os continentes africano, asiático e europeu, no período que antecedeu a colonização da África.

(E) significou mais claramente um importante espaço de conflito e disputa comercial do que de trocas políticas e culturais.


QUESTÃO 22
Na cristandade medieval, era fácil apelar para a crença no além, Deus e os personagens sobrenaturais estavam muito presentes na vida cotidiana. A religião cristã estimulava a imaginação dos homens e das mulheres, e criou um “imaginário” próprio do cristianismo.
(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.)

FAMERP 2021: É um exemplo da presença e da persistência desse “imaginário próprio do cristianismo”:

(A) a ideia de um céu povoado de seres extraordinários.

(B) a incorporação da tradição judaica de celebrar imagens de santos.

(C) a obrigação de peregrinar até Jerusalém pelo menos uma vez na vida.

(D) a absorção do monoteísmo hegemônico na Antiguidade clássica.

(E) a crença de que todo católico pode realizar milagres.


Leia o texto para responder às questões de 23 a 26.

Os protestos antirracismo iniciados nos Estados Unidos após a morte de George Floyd por um policial colocaram o mundo em polvorosa no final de maio. Além dos protestos em solo americano, cidadãos de diversas nações intensificaram a discussão acerca do racismo e resolveram pôr as mãos na massa — literalmente.

No último dia 7, em Bristol, Inglaterra, uma multidão enfurecida derrubou de seu pedestal a estátua do traficante de escravos Edward Colston e a jogou no rio da cidade. O ato foi um protesto contra a reverência a personalidades históricas cuja conduta é atualmente considerada condenável.

Na Bélgica, os moradores da cidade de Antuérpia agiram de forma parecida. Na semana passada, os belgas vandalizaram e removeram a estatua do rei Leopoldo II, lembrado sobretudo por ter colonizado o Congo Belga. […]

O Brasil não ficou para trás na discussão — e nem poderia, diante do fato de ter sido o país das Américas que mais recebeu escravos entre os séculos XVI e XIX. Aqui, estátuas de personalidades históricas que atualmente seriam julgadas pelos mais diversos crimes habitam cidades de todos os tamanhos.
(Sabrina Brito. “Derrubada de estátuas: vandalismo ou reparação histórica?”
https://veja.abril.com.br, 09.06.2020.)

QUESTÃO 23
FAMERP 2021: No caso brasileiro, alguns dos principais alvos de protestos são as estátuas e monumentos dedicados a

(A) políticos associados a casos de corrupção, uma vez que dilapidaram os recursos financeiros do país, inviabilizando a superação da crise econômica e a implementação de programas sociais.

(B) presidentes do período militar brasileiro, uma vez que lideraram a ação repressiva contra os opositores, consolidando um regime de caráter ditatorial no país.

(C) jesuítas que atuaram nas missões e reduções indígenas da colônia, uma vez que converteram os nativos ao catolicismo, impedindo a livre expressão da religiosidade e das manifestações culturais desses povos.

(D) militares e civis que participaram da Guerra do Paraguai, uma vez que o conflito provocou a dizimação de parte da população, destruindo econômica e socialmente o país vizinho.

(E) bandeirantes, uma vez que atuaram na captura de nativos e na destruição de quilombos, contribuindo para a ampliação e manutenção do trabalho compulsório na colônia.


QUESTÃO 24
FAMERP 2021: Os protestos ocorridos na Bélgica colocam em questão a colonização europeia na África, ocorrida

(A) nos séculos XVI e XVII e voltada prioritariamente à obtenção de escravizados e ao controle de postos comerciais nos litorais atlântico e índico do continente.

(B) nos séculos XIX e XX e marcada principalmente pela concorrência entre as potências europeias e os Estados Unidos pela hegemonia nas áreas ao Norte e ao centro da África.

(C) nos séculos XVI e XVII e voltada ao estabelecimento de rotas marítimas na direção das Índias e à abertura de caminhos terrestres de travessia do Saara em direção ao centro do continente.

(D) nos séculos XIX e XX e marcada pela difusão de teorias raciais que afirmavam a superioridade branca sobre os africanos e pela disposição de obter minérios, matérias primas e recursos energéticos.

(E) nos séculos XVI e XVII e voltada à afirmação do controle europeu do comércio na região mediterrânica e ao esforço de ampliação da circulação de mercadorias através do Oceano Atlântico.


QUESTÃO 25
FAMERP 2021: As manifestações provocadas pela morte de George Floyd nos Estados Unidos evidenciam a reação de amplos setores da sociedade à persistência de práticas racistas no país,

(A) gerada, sobretudo, pela eliminação em 2017, no primeiro ano do governo Trump, de diversas leis de combate ao racismo.

(B) apesar da proibição, presente na Constituição desde 1783, à organização e à atuação de grupos supremacistas brancos.

(C) embora o avanço econômico norte-americano dos anos 1990 tenha eliminado as diferenças socioeconômicas entre brancos e negros.

(D) proporcionada, em grande medida, pela vitória em 1865, ao final da Guerra de Secessão, do sul escravista sobre o norte abolicionista.

(E) mesmo após as conquistas obtidas, nos anos 1960, pelos movimentos pacíficos ou violentos em defesa dos direitos civis.


QUESTÃO 26
FAMERP 2021: A polêmica acerca da derrubada de monumentos e estátuas nas várias partes do mundo

(A) ganhou bastante intensidade a partir da circulação de notícias pelas redes sociais e envolve debates importantes acerca da preservação ou revisão da memória histórica.

(B) foi intensificada durante o processo de globalização econômica e resulta da percepção de que, num mundo articulado, as experiências históricas dos diversos povos são idênticas.

(C) demonstra a importância de reconhecer que ideias e princípios políticos são atemporais e podem ser aplicados a qualquer experiência ou período histórico.

(D) nasceu com a derrubada do Muro de Berlim, que alguns historiadores consideraram uma depredação de importante monumento e outros, um processo de renovação histórica.

(E) revela a intransigência de muitos governantes diante das realizações de seus antecessores, que agiram conforme os interesses da época em que governaram ou dos grupos que representavam.



QUESTÃO 27
[…] período de tão frequentes conflitos sociais e de cultura entre grupos da população — conflitos complexos com aparência de simplesmente políticos — que todo ele se distingue pela trepidação e pela inquietação.
(Gilberto Freyre. Sobrados e mucambos. Apud: Lilia M. Schwarcz e
Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.)

FAMERP 2021: O texto trata do período das Regências no Brasil (1831-1840). Entre as tensões que o caracterizaram, é possível citar mobilizações e rebeliões de caráter regionalista, como a

(A) Sabinada, e sociais, como os protestos anarquistas em São Paulo.

(B) Farroupilha, e étnico-religiosas, como a Revolta dos Malês.

(C) Revolução Constitucionalista, e de gênero, como a luta pelo voto feminino.

(D) Confederação do Equador, e trabalhistas, como a greve geral no Rio de Janeiro.

(E) Conjuração Baiana, e emancipacionistas, como a Inconfidência Mineira.


QUESTÃO 28
FAMERP 2021: As guerras de 1914-1918 e 1939-1945 foram caracterizadas como “mundiais”, pois

(A) envolveram apenas as grandes potências econômicas europeias, mas os combates impediram a continuidade do comércio internacional.

(B) originaram-se do confronto ideológico entre Estados Unidos e União Soviética que, juntos, mantinham hegemonia sobre países de todos os continentes.

(C) os seus impactos e efeitos políticos e comerciais alcançaram todos os continentes, embora os combates tenham transcorrido predominantemente no Hemisfério Norte.

(D) resultaram de movimentações expansionistas e de confrontos armados entre os países europeus nos territórios coloniais na África, América, Ásia e Oceania.

(E) os países de todos os continentes acompanharam o desenrolar das lutas e apoiaram um dos lados da disputa, embora os combates tenham se resumido ao território europeu.


QUESTÃO 29
FAMERP 2021: Observe a imagem de 1956, que mostra o presidente Juscelino Kubitschek em carro de fabricação nacional.

FAMERP 2021: Observe a imagem de 1956, que mostra o presidente Juscelino Kubitschek em carro de fabricação nacional.

Entre outros significados, a foto representa

(A) a satisfação do presidente pelo cumprimento de todas as metas do plano 50 anos em 5 e a política de industrializar todas as regiões do país.

(B) o olhar desconfiado do presidente em relação ao produto nacional e a baixa qualidade do produto industrializado brasileiro.

(C) o presidente como condutor do país e a expansão da indústria de bens de consumo duráveis no contexto do desenvolvimentismo.

(D) o isolamento político do presidente e o fracasso do esforço de implementação de uma indústria com tecnologia 100% nacional.

(E) o esforço de impedir a participação de capitais estrangeiros nos setores mais dinâmicos do desenvolvimento econômico.


QUESTÃO 30
As Revoltas de Junho não têm lideranças, palanques nem discursos. As passeatas se formam, se dividem e se reúnem sem roteiro estabelecido. É difícil até prever onde vão surgir e ganhar corpo. Organizam-se a partir de catalisadores nas redes sociais e no boca a boca das mensagens de texto. Tão importante quanto se sentir parte é fazer a sua própria manifestação, é encenar a individualidade sem diluí-la no coletivo, sem colá-la em uma liderança ou grupo.
(Marcos Nobre. Imobilismo em movimento:
da abertura democrática ao governo Dilma, 2013.)

FAMERP 2021: A partir do texto, é possível afirmar que as revoltas de junho de 2013 no Brasil

(A) representaram uma guinada conservadora e foram controladas por membros de partidos políticos de direita.

(B) demonstraram a insatisfação dos jovens com a dificuldade de acesso à tecnologia de ponta e organizaram-se de forma articulada e pacífica.

(C) iniciaram-se nos protestos sindicais por aumentos de salários e questionaram os gastos públicos com grandes eventos esportivos.

(D) assumiram postura política anti-institucional e ampliaram-se com a divulgação dos protestos através de meios eletrônicos.

(E) rejeitaram as demandas de indivíduos ou grupos específicos e reivindicaram mudanças na política econômica governamental.


QUESTÃO 31
Grandes projetos urbanos de “revitalização” acontecem em todo o mundo, mas um caso que facilita o entendimento é a cidade norte-americana de Boston, em Massachusetts, onde houve duas camadas de valorização.

A primeira foi na década de 1950, quando uma rodovia atravessou a cidade e toda a parte central foi ocupada por trabalhadores. No final dos anos 1990, outra intervenção: a rodovia passou a ser subterrânea.

A antiga estrutura se transformou em parques, novas habitações, comércios e serviços, mudando a dinâmica e a composição populacional.
(Tiago Dias. https://tab.uol.com.br, 10.07.2020. Adaptado.)

FAMERP 2021: As transformações do espaço urbano citadas no excerto caracterizam o processo de

(A) gentrificação.
(B) conurbação.
(C) favelização.
(D) verticalização.
(E) metropolização.


QUESTÃO 32
A União Europeia adotou um pacote de medidas em resposta à Lei de Segurança Nacional aprovada pela China para o território de Hong Kong. Entre as ações, o bloco decidiu limitar a exportação de equipamentos e tecnologias que possam ser usados pela China para a “interceptação de comunicações ou vigilância cibernética”. O bloco afirmou ainda que pretende avaliar as implicações da nova lei sobre as políticas de imigração e vistos e que vai monitorar atentamente como serão conduzidos os julgamentos de ativistas de Hong Kong.
(Lucas Alonso. www1.folha.uol.com.br, 29.07.2020. Adaptado.)

FAMERP 2021: A aprovação da Lei de Segurança Nacional pela China

(A) reafirma a sua autonomia territorial, que atribui domínio político sobre as antigas colônias britânicas.

(B) afeta os cidadãos de Hong Kong, que temem perder suas liberdades civis com a devolução do território aos britânicos.

(C) fortalece sua relação política com Hong Kong, que temia a interferência ocidental em seus planos de abertura econômica.

(D) normatiza as relações comerciais com Hong Kong, que mantinha vantagens indevidas pela falta de transparência fiscal.

(E) contradiz o acordo firmado com o Reino Unido, que confere liberdade política e econômica a Hong Kong.


QUESTÃO 33
O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado em 27 de fevereiro de 2020, com um homem que viajou à Itália e retornou para São Paulo. Antes disso, um edifício comercial da Zona Sul da capital paulista já aplicava “medidas preventivas” feitas exclusivamente para chineses: “usar máscaras cirúrgicas; utilizar apenas o elevador privativo; higienizar as mãos com álcool em gel”. Na época, o prédio recebeu várias críticas e acabou se retratando. Com outros casos similares, membros da comunidade amarela brasileira publicaram a hashtag “eu não sou um vírus”.
(Caroline Aragaki e Mayumi Yamasaki. www.jornaldocampus.usp.br, 24.03.2020. Adaptado.)

FAMERP 2021: A situação de preconceito apresentada pelo excerto caracteriza um exemplo de

(A) diáspora.
(B) xenofobia.
(C) estrangeirismo.
(D) misoginia.
(E) extradição.


QUESTÃO 34
FAMERP 2021: Segundo a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, a cidade de Campinas atingiu o nível de metrópole.

A classificação se deve, entre outros fatores, à condição de a cidade

(A) concentrar organizações sindicais de grandes atividades econômicas.

(B) apresentar atividades agropecuárias com alta produtividade.

(C) conter importante polo tecnológico e logístico próximo a grandes rodovias.

(D) oferecer bens e serviços de menor grau de sofisticação e especialização.

(E) atrair grandes indústrias de base controladas pelo governo federal.


QUESTÃO 35
FAMERP 2021: Na década de 1990 houve a abertura do mercado brasileiro aos bens de consumo e de capital, o que promoveu

(A) a elevação dos índices de desemprego estrutural.

(B) a diminuição da produtividade das indústrias.

(C) o incremento da concentração espacial da indústria.

(D) a defasagem tecnológica do parque industrial.

(E) o aumento da interferência do Estado na economia.


QUESTÃO 36
FAMERP 2021: Analise os dados apresentados para uma determinada rocha.

FAMERP 2021: Analise os dados apresentados para uma determinada rocha

Considerando os dados do quadro, a rocha analisada apresenta

(A) lento processo de erosão.

(B) rápido afloramento em superfície.

(C) lento processo de desagregação.

(D) grande potencial orogenético.

(E) rápida taxa de intemperização.


QUESTÃO 37
FAMERP 2021: A cratera de Batagaika, na Sibéria, está se expandindo rapidamente. Ela surgiu na década de 1960, como consequência do desmatamento da floresta boreal. A região, antes coberta por gelo, ficou sem a proteção da sombra das árvores. Então, formou-se uma cratera, que hoje já possui 900 metros de largura e cerca de 85 metros de profundidade.
(Carolina Fioratti. http://super.abril.com.br, 29.07.2020. Adaptado.)

A feição destacada, bem como sua expansão, demonstra

(A) a formação de um bioindicador, marco estrutural que registra as mudanças ecológicas no ambiente.

(B) a erosão genética, movimento de massa que se realiza segundo as características pedológicas locais.

(C) o estabelecimento de um corredor florestal, cisão linear que fragmenta os ecossistemas.

(D) o derretimento do permafrost, solo congelado que garantiria a estabilidade da paisagem.

(E) o aquecimento endêmico, alteração restrita que refletiria a adaptação da natureza às interferências antrópicas.


QUESTÃO 38
FAMERP 2021: Analise a imagem. Os valores estão em bilhões de toneladas por ano (Gt/ano).

FAMERP 2021: Analise a imagem. Os valores estão em bilhões de toneladas por ano (Gt/ano).

Considerando as variáveis apresentadas, a imagem sistematiza

(A) a distribuição global de energia, que se inicia com a conversão da energia luminosa em energia química.

(B) o ciclo do carbono, que auxilia na estabilidade da temperatura do planeta Terra.

(C) o ciclo do nitrogênio, que se caracteriza como um indicador da qualidade das águas marinhas.

(D) a formação de rochas sedimentares, que servem de registro histórico das condições atmosféricas.

(E) o balanço hídrico, que contabiliza a quantidade de umidade disponível para o consumo nos ecossistemas.


QUESTÃO 39
Examine o mapa.

Brasil: geração de energia, 2018

FAMERP 2021: Considerando a matriz elétrica brasileira, os tipos de energias designados pelos contornos roxo e verde indicados na legenda são, respectivamente,

(A) nuclear e hidráulica.
(B) eólica e solar.
(C) nuclear e solar.
(D) hidráulica e eólica.
(E) solar e térmica.


QUESTÃO 40
Analise o mapa.

Mapa hipsométrico do estado de São Paulo

Mapa hipsométrico do estado de São Paulo

FAMERP 2021: Articulando a cartografia e a geomorfologia, o mapa hipsométrico apresentado tem como objetivo

(A) delimitar bacias hidrográficas.

(B) estabelecer um perfil topográfico.

(C) analisar os agentes modeladores do relevo.

(D) determinar a estrutura geológica.

(E) evidenciar a variação de altitude.


QUESTÃO 41
FAMERP 2021: É um bioma formado por uma vegetação rasteira com árvores de porte médio amplamente dispersas.

A temperatura é relativamente alta ao longo dos meses e as estações do ano são reguladas pelas precipitações.

O solo é pobre em minerais essenciais e frequentemente rico em alumínio, que é tóxico para muitas espécies de plantas.

Além dessas características, o bioma descrito também apresenta

(A) transbordamentos periódicos dos rios.

(B) alta umidade relativa do ar.

(C) plantas adaptadas à variação da maré.

(D) subsolo compacto e seco.

(E) espécies de plantas adaptadas ao fogo.


QUESTÃO 42
FAMERP 2021: Dieffenbachia seguine é o nome científico de uma planta que pertence à família Araceae. Essa planta é popularmente conhecida como comigo-ninguém-pode, aninga-uba ou bananeira-d’água, sendo muito cultivada como planta ornamental em todo o Brasil.

Ela contém princípios ativos tóxicos, que estão principalmente nas folhas, no caule e, em menor concentração, nas flores e nos frutos. Uma pessoa que mastigue parte da folha ou do caule pode ter vômitos, náuseas, problemas respiratórios graves, entre outras complicações, podendo até chegar à morte.

Assinale a alternativa que indica, em ordem decrescente de hierarquia, os níveis taxonômicos da planta descrita no texto.

(A) Angiospermae → Araceae → Dieffenbachia → Dieffenbachia seguine

(B) Dieffenbachia seguine → Dieffenbachia → Araceae → Gimnospermae

(C) Gimnospermae → Araceae → Dieffenbachia → Dieffenbachia seguine

(D) Araceae → Dieffenbachia seguine → Dieffenbachia → Angiospermae

(E) Angiospermae → Dieffenbachia seguine → Dieffenbachia → Araceae


QUESTÃO 43
FAMERP 2021: A habilidade de alguns micro-organismos em sintetizar ácido lático é explorada pela indústria alimentícia com o objetivo de produzir, por exemplo, iogurtes, queijos e coalhadas. Durante a produção desses alimentos há participação das

(A) leveduras, que realizam a oxidação parcial da glicose nas mitocôndrias, em ambiente anaeróbio.

(B) leveduras, que realizam a oxidação completa da glicose nas mitocôndrias, em ambiente aeróbio.

(C) bactérias, que realizam a oxidação parcial da glicose no citosol, em ambiente aeróbio.

(D) bactérias, que realizam a oxidação parcial da glicose no citosol, em ambiente anaeróbio.

(E) leveduras, que realizam a oxidação completa da glicose no citosol, em ambiente aeróbio.


QUESTÃO 44
A chamada Árvore da Vida, uma das ideias mais poderosas da biologia moderna, remonta a rabiscos feitos por Charles Darwin. Cada espécie moderna seria o produto de infindas bifurcações na árvore evolutiva da vida, a qual dá uma ideia de como foram surgindo os seres vivos. A figura ilustra um dos rabiscos feitos por Darwin.
(Reinaldo José Lopes. “Livro conta como foram achados os ‘galhos’ da
famosa árvore da vida”. www.folha.uol.com.br, 03.11.2018. Adaptado.)

Um dos “rabiscos” feitos por Darwin

Um dos “rabiscos” feitos por Darwin

FAMERP 2021: No “rabisco” de Darwin, as bifurcações ou ramos surgem de um nó. Cada um dos nós corresponderia

(A) à seleção natural.
(B) ao ancestral comum.
(C) aos caracteres adquiridos.
(D) ao uso e desuso dos órgãos.
(E) à deriva genética.


QUESTÃO 45
O Senado Federal aprovou em 24.06.2020 o projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico. O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Sepec/ME, Diogo Mac Cord, destaca a importância da aprovação do novo marco regulatório para os brasileiros em quatro pilares: o da saúde pública, o ambiental, o econômico e o financeiro.

“Estamos falando de até seis mil recém-nascidos que morrem por ano vítimas de doenças decorrentes da falta de saneamento básico. São mais de cem milhões de brasileiros que atualmente não têm acesso à rede de esgoto”, explica o secretário.
(www.gov.br. Adaptado.)

FAMERP 2021: A falta de saneamento básico em muitas cidades brasileiras está relacionada à transmissão de diversas doenças, entre as quais estão

(A) a leishmaniose, a dengue e a ascaridíase.

(B) a doença de Chagas, o escorbuto e a toxoplasmose.

(C) a filariose, a meningite e a hepatite B.

(D) a febre amarela, a malária e a giardíase.

(E) a amebíase, a esquistossomose e a cólera.


QUESTÃO 46
FAMERP 2021: No quadro, os números de 1 a 3 representam tipos de células encontrados em diferentes seres vivos. Os sinais (+) e (–) indicam, respectivamente, presença e ausência de algumas estruturas celulares.

Tabela

As células 1, 2 e 3 pertencem, respectivamente, aos seres vivos

(A) euglena, avenca, ameba.
(B) goiabeira, anfioxo, arquea.
(C) lactobacilo, pinheiro, vírus.
(D) musgo, clorofícea, bactéria.
(E) cogumelo, rato, levedura.


QUESTÃO 47
FAMERP 2021: Na genealogia a seguir, Valmir apresenta uma doença rara determinada por um alelo cuja herança é ligada ao sexo.

FAMERP 2021: Na genealogia a seguir, Valmir apresenta uma doença rara determinada por um alelo cuja herança é ligada ao sexo.

As probabilidades de Cíntia, Alana e Eva serem portadoras do mesmo alelo que determina a doença de Valmir são, respectivamente,

(A) 25%, 0% e 50%.
(B) 12,5%, 25% e 50%.
(C) 50%, 0% e 25%.
(D) 50%, 50% e 25%.
(E) 25%, 25% e 12,5%.


QUESTÃO 48
FAMERP 2021: Na figura, as letras U, W, X, Y e Z indicam algumas das principais regiões que integram o néfron humano.

FAMERP 2021: Na figura, as letras U, W, X, Y e Z indicam algumas das principais regiões que integram o néfron humano.

Considerando a fisiologia do néfron de uma pessoa saudável, na região

(A) Z ocorre a reabsorção de grande quantidade de água para o sangue, facilitada pela ação de um hormônio produzido no hipotálamo.

(B) Y existem as mesmas substâncias que são encontradas no plasma sanguíneo, como proteínas, glicose, água e sais.

(C) X ocorre a filtração glomerular, que depende da diferença de pressão osmótica entre as artérias e a cápsula.

(D) U ocorre a reabsorção de sais minerais, glicose, aminoácidos, ureia e água por transporte ativo.

(E) W existem substâncias como os íons e os elementos figurados do sangue, que são reabsorvidos por osmose.


QUESTÃO 49
FAMERP 2021: Analise o gráfico, que ilustra a variação na quantidade de DNA que ocorre no núcleo de uma célula germinativa.

FAMERP 2021: Analise o gráfico, que ilustra a variação na quantidade de DNA que ocorre no núcleo de uma célula germinativa.

Suponha que, no tempo inicial, essa célula receba a substância colchicina, que se liga aos microtúbulos, prejudicando a sua formação. Por causa desse efeito, é muito provável que essa célula consiga atingir o período indicado por

(A) 4, no máximo.
(B) 5.
(C) 2, no máximo.
(D) 3, no máximo.
(E) 1, no máximo.


QUESTÃO 50
FAMERP 2021: O amadurecimento dos frutos é desencadeado por uma série de eventos fisiológicos, com a participação de hormônios e enzimas.

Existem frutos que amadurecem somente quando estão ligados à planta-mãe e há frutos que podem amadurecer após a colheita e apodrecem rapidamente.

Para retardar o amadurecimento e evitar a perda de frutos, o ideal é mantê-los em recipientes

(A) com alta concentração de O2  para inibir a produção de giberelina. 

(B) com baixa concentração de CO2 para inibir a produção do gás etileno.

(C) com alta umidade do ar para estimular a produção de ácido abscísico.

(D) com baixa luminosidade para estimular a produção de giberelina.

(E) com baixa temperatura para inibir a produção do gás etileno.


QUESTÃO 51
FAMERP 2021: Lâmpadas de neon são tubos contendo gases rarefeitos submetidos a uma diferença de potencial. Quando elétrons percorrem o tubo, colidem com as moléculas do gás e emitem luz com cor característica do elemento químico, conforme ilustra a figura.

FAMERP 2021: Lâmpadas de neon são tubos contendo gases rarefeitos submetidos a uma diferença de potencial.

A natureza da luz emitida pelas lâmpadas de neon pode ser explicada pelos modelos atômicos de

(A) Rutherford e Bohr.
(B) Dalton e Rutherford.
(C) Bohr e Dalton.
(D) Dalton e Thomson.
(E) Thomson e Bohr.


QUESTÃO 52
FAMERP 2021: A natureza das ligações intermoleculares define as propriedades das substâncias. Ocorre quebra de ligações intermoleculares em uma substância simples no processo representado pela equação:

(A) C (gr) → C (d)
(B) O2 (l) → O2 (g)
(C) 2H2O (l) → 2H2 (g) + 2 (g)
(D) CO2 (s) → CO2 (g)
(E) I2 (g) → I2 (s)


QUESTÃO 53
FAMERP 2021: O oxigênio é o produto gasoso da reação de decomposição do clorato de potássio (KClO3), de acordo com a equação:

2KClO3 → 2KCl + 3O2

Considerando a constante universal dos gases igual a 0,082 atm. L. mol⁻¹. K⁻¹, o volume de gás oxigênio produzido na decomposição de 0,5 mol de clorato de potássio a 1 atm e 400 K é igual a

(A) 32,8 L.
(B) 24,6 L.
(C) 49,2 L.
(D) 67,2 L.
(E) 98,4 L.


QUESTÃO 54
FAMERP 2021: Amostras das substâncias cloreto de potássio (KCℓ), cloreto de amônio (NH4 Cℓ), clorofórmio (CHCℓ3) e sacarose (C12H22O11) foram colocadas, separadamente e não necessariamente nessa ordem, em quatro tubos de ensaio contendo água, identificados de 1 a 4.

Cada sistema formado foi submetido a testes de condutividade elétrica e pH. Os resultados foram reunidos na tabela a seguir.

Tabela

As substâncias adicionadas aos tubos 1, 2, 3 e 4 foram, respectivamente,

(A) NH4Cℓ, CHCℓ3, KCℓ, C12H22O11

(B) KCℓ, NH4Cℓ, CHCℓ3, C12H22O11

(C) KCℓ, CHCℓ3, NH4Cℓ, C12H22O11

(D) NH4Cℓ, C12H22O11, KCℓ, CHCℓ3

(E) NH4Cℓ, KCℓ, C12H22O11, CHCℓ3


QUESTÃO 55
FAMERP 2021: A mistura de 100 mL de uma solução de HCℓ, de concentração 2 × 10⁻²  mol/L, com 400 mL de uma solução de NaOH, de concentração 6,25 × 10⁻³ mol/L, gera uma solução de caráter

(A) ácido, com pH = 3.
(B) básico, com pH = 10.
(C) básico, com pH = 11.
(D) ácido, com pH = 2.
(E) neutro, com pH = 7.


QUESTÃO 56
FAMERP 2021: O etanol (C2H6O) pode ser produzido em laboratório por meio da hidratação do etileno (C2H4), conforme a equação:

C2H4 + H2O → C2H6O

A entalpia dessa reação pode ser calculada por meio da Lei de Hess, utilizando-se as equações:

C2H4 + 3O2 → 2CO2 + 2H2O ΔH = – 1 322 kJ/mol de C2H4

C2H6O + 3O2 → 2CO2 + 3H2O ΔH = – 1 367 kJ/mol de C2H6O

Com base nas informações fornecidas, a produção de 10 mol de etanol

(A) absorve 2689 kJ de energia.
(B) libera 45 kJ de energia.
(C) libera 450 kJ de energia.
(D) absorve 450 kJ de energia.
(E) libera 2689 kJ de energia.


QUESTÃO 57
FAMERP 2021: O fenol é uma substância de caráter ácido, que sofre ionização de acordo com a equação a seguir.

FAMERP 2021: O fenol é uma substância de caráter ácido, que sofre ionização de acordo com a equação a seguir.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que:

(A) o íon fenolato é um ácido conjugado.

(B) a reação inversa é mais rápida que a reação direta.

(C) o equilíbrio é fortemente deslocado para a esquerda.

(D) a adição de uma base forte aumenta o valor da constante Ka.

(E) no equilíbrio, predominam as espécies ionizadas.


QUESTÃO 58
FAMERP 2021: Considere as equações químicas:

I. N2O4 (g) ⇆ 2NO2 (g)
II. CaO (s) + CO2 (g) ⇆ CaCO3 (s)
III. NH4Cl (s) ⇆ NH3 (g) + HCl (g)
IV. Sn (s) + H2 (g) ⇆ Sn (s) + H2O (g)
V. 4Al (s) + 3O2 (g) ⇆ 2Al2O3 (s)

Considerando x um dos compostos químicos presentes nas equações citadas, a expressão da constante de equilíbrio representada por kp descreve corretamente o equilíbrio representado na equação

(A) V.
(B) I.
(C) III.
(D) II.
(E) IV.


QUESTÃO 59
FAMERP 2021: O iodo é um elemento relativamente raro, cuja forma elementar (I2) é produzida a partir de suas espécies iônicas encontradas na natureza.

As algas marinhas e as águas-mães do processamento do salitre do Chile são fontes naturais de íons iodeto (I⁻) e iodato io3, respectivamente. A conversão desses íons em iodo molecular ocorre de acordo com as equações 1 e 2.

equação

De acordo com os processos descritos, o elemento iodo sofre

(A) redução na equação 1 e oxidação na equação 2.

(B) oxidação em ambas as equações.

(C) redução em ambas as equações.

(D) oxirredução apenas na equação 1.

(E) oxidação na equação 1 e redução na equação 2.


QUESTÃO 60
FAMERP 2021: Considere as substâncias a seguir.

FAMERP 2021: Considere as substâncias a seguir.

A substância que consome a menor quantidade de oxigênio em sua combustão completa é

(A) o álcool.
(B) o ácido carboxílico.
(C) o alceno.
(D) o alcano.
(E) o aldeído.


QUESTÃO 61
FAMERP 2021: O sangue percorre as grandes artérias do corpo humano com velocidade aproximada de 30,00 cm/s, e os vasos capilares com velocidade de 0,05 cm/s.

Supondo que o intervalo de tempo para certa massa de sangue ir de uma grande artéria até um vaso capilar seja de 30 s, essa massa de sangue será submetida, nesse deslocamento, a uma aceleração média, em valor absoluto, de aproximadamente

(A) 0,05 m/s².
(B) 0,01 m/s².
(C) 0,10 m/s².
(D) 0,25 m/s².
(E) 0,50 m/s².


QUESTÃO 62
FAMERP 2021: Ao descer uma ladeira plana e inclinada 23,5º em relação à horizontal, um ciclista mantém sua velocidade constante acionando os freios da bicicleta.

FAMERP 2021: Ao descer uma ladeira plana e inclinada 23,5º em relação à horizontal, um ciclista mantém sua velocidade constante acionando os freios da bicicleta.

Considerando que a massa do ciclista e da bicicleta, juntos, seja 70 kg, que a aceleração gravitacional no local seja 10 m/s², que sen 23,5º = 0,40 e que cos 23,5º = 0,92, a intensidade da resultante das forças de resistência ao movimento que atuam sobre o conjunto ciclista mais bicicleta, na direção paralela ao plano da ladeira, é

(A) 280 N.
(B) nula.
(C) 640 N.
(D) 760 N.
(E) 1750 N.


QUESTÃO 63
FAMERP 2021: Em uma sessão de fisioterapia, um paciente executa um movimento lateral com a perna, alongando uma fita elástica, como mostra a figura.

FAMERP 2021: Em uma sessão de fisioterapia, um paciente executa um movimento lateral com a perna, alongando uma fita elástica, como mostra a figura.

A variação da força elástica exercida pela fita sobre a perna do paciente, em função da elongação da fita, é dada pelo gráfico a seguir.

A variação da força elástica exercida pela fita sobre a perna do paciente, em função da elongação da fita, é dada pelo gráfico a seguir.

Suponha que a força aplicada pela fita seja sempre perpendicular à superfície da perna do paciente. No deslocamento da posição X, na qual a fita tem elongação 20 cm, até a posição Y, em que a fita tem elongação 60 cm, o valor absoluto do trabalho realizado pela força elástica da fita sobre a perna do paciente é igual a

(A) 2,0 J.
(B) 12 J.
(C) 8,0 J.
(D) 4,0 J.
(E) 18 J.


QUESTÃO 64
FAMERP 2021: Uma mola ideal tem uma de suas extremidades presa em uma parede e a outra conectada a um bloco, ambos colocados sobre uma superfície horizontal, com a mola em seu comprimento natural, como mostra a figura 1.

Em seguida, o bloco é deslocado até a posição mostrada na figura 2.

Em seguida, o bloco é deslocado até a posição mostrada na figura 2.

No instante t = 0, o bloco, ainda na posição mostrada na figura 2, é abandonado, a partir do repouso, e passa a se deslocar em movimento harmônico simples com frequência igual a 20 Hz. A equação que descreve esse movimento no referencial do eixo x, em função do tempo e em unidades do Sistema Internacional de Unidades, é:

Questão 64


QUESTÃO 65
FAMERP 2021: Certa massa de gás ideal sofre uma transformação, passando do estado X para o estado Y, como mostra o diagrama P × V.

gráfico

Sabendo que a energia interna do gás não variou durante a transformação, o volume VX era igual a

(A) 0,30 m³.
(B) 0,08 m³.
(C) 0,36 m³.
(D) 0,45 m³.
(E) 0,15 m³.


QUESTÃO 66
FAMERP 2021: A exposição do corpo humano a baixas temperaturas pode causar danos à saúde. Por esse motivo, surfistas utilizam roupas especiais quando praticam seu esporte em águas muito frias.

A função dessas roupas é

(A) transferir calor do meio ambiente para o corpo.

(B) armazenar calor e fornecê-lo de volta ao corpo.

(C) diminuir o fluxo de calor do corpo para o meio ambiente.

(D) estimular a produção de calor pelo corpo.

(E) facilitar a dissipação do calor produzido pelo corpo.


QUESTÃO 67
FAMERP 2021: A menor distância a que um objeto pode estar da córnea de um olho humano, de modo a ser visto com nitidez, é denominada ponto próximo. Essa distância se altera com a idade da pessoa, como mostra o gráfico.

FAMERP 2021: A menor distância a que um objeto pode estar da córnea de um olho humano, de modo a ser visto com nitidez, é denominada ponto próximo. Essa distância se altera com a idade da pessoa, como mostra o gráfico.

Com o aumento da idade, os seres humanos que não têm outras disfunções visuais perdem a capacidade de enxergar com nitidez objetos

(A) distantes, e a correção dessa ametropia é feita com o uso de lentes esféricas divergentes.

(B) distantes, e a correção dessa ametropia é feita com o uso de lentes cilíndricas convergentes.

(C) próximos, e a correção dessa ametropia é feita com o uso de lentes esféricas divergentes.

(D) próximos, e a correção dessa ametropia é feita com o uso de lentes esféricas convergentes.

(E) próximos, e a correção dessa ametropia é feita com o uso de lentes cilíndricas divergentes.


QUESTÃO 68
FAMERP 2021: A imagem mostra a onda obtida em um eletrocardiograma.

FAMERP 2021: A imagem mostra a onda obtida em um eletrocardiograma.

Sabendo que o intervalo de tempo entre o primeiro e o quarto pico é igual a 2,4 segundos, o período e a frequência da onda do eletrocardiograma são, respectivamente,

(A) 0,8 s e 1,25 Hz.
(B) 0,6 s e 72 Hz.
(C) 0,6 s e 36 Hz.
(D) 0,8 s e 72 Hz.
(E) 0,6 s e 1,67 Hz.


QUESTÃO 69
FAMERP 2021: O turbilhão, aparelho utilizado em fisioterapia, consiste em um tanque no qual se coloca água ligeiramente aquecida e se produz um turbilhão, similar ao de uma banheira de hidromassagem.

No aparelho de determinado fabricante, o aquecimento da água é feito por meio de um elemento resistivo, de resistência elétrica R, que é submetido a uma diferença de potencial U, de modo semelhante ao que ocorre em um chuveiro elétrico. Para reduzir o tempo de aquecimento, o fabricante deseja dobrar a potência empregada no aquecimento.

Para isso, ele pode

(A) duplicar o valor de U e reduzir o valor de R à metade.

(B) duplicar os valores de U e de R.

(C) duplicar o valor de U e manter o valor de R.

(D) manter o valor de U e dividir por quatro o valor de R.

(E) manter o valor de U e duplicar o valor de R.


QUESTÃO 70
FAMERP 2021: Em certos exames de medicina nuclear, uma substância radioativa é administrada ao paciente que, posteriormente, é acomodado em um aparelho. Quando o elemento radioativo decai, os detectores do aparelho captam parte dos fótons emitidos.

FAMERP 2021: Em certos exames de medicina nuclear, uma substância radioativa é administrada ao paciente que, posteriormente, é acomodado em um aparelho. Quando o elemento radioativo decai, os detectores do aparelho captam parte dos fótons emitidos.

Sabe-se que a energia associada a um fóton está relacionada com a frequência da radiação pela expressão Ef = h · f, sendo h a constante de Planck, cujo valor é 6,63 × 10⁻³⁴ J·s.

Suponha que o elemento radioativo utilizado em um desses exames seja o tecnécio-99m, que emite radiação cujos fótons têm energia associada de 2,24 × 10⁻¹⁴J, e considere os detectores de radiação sensíveis às faixas de frequência indicadas na tabela.

Suponha que o elemento radioativo utilizado em um desses exames seja o tecnécio-99m, que emite radiação cujos fótons têm energia associada de 2,24 × 10⁻¹⁴J, e considere os detectores de radiação sensíveis às faixas de frequência indicadas na tabela.

Para que possam captar os fótons emitidos pelo tecnécio-99m, os detectores utilizados no aparelho devem ser do tipo

(A) X.
(B) G.
(C) V.
(D) I.
(E) U.


QUESTÃO 71
FAMERP 2021: Para fazer uma receita culinária são utilizados apenas os ingredientes A e B. Cada 100 g do ingrediente A custa R$ 4,00 e cada 100 g do ingrediente B custa R$ 8,00.

Usando a proporção correta dos ingredientes, um cozinheiro utilizou um total de 1 kg de ingredientes para fazer essa receita, ao custo de R$ 56,00.

A porcentagem do ingrediente B nessa receita é de

(A) 45%.
(B) 32%.
(C) 40%.
(D) 50%.
(E) 66%.


QUESTÃO 72
FAMERP 2021: A figura indica um quadro retangular FAME que contém o brasão da FAMERP, também em um retângulo.

A moldura preta do quadro possui largura constante de x centímetros e ocupa 20% da área total de FAME.

FAMERP 2021: A figura indica um quadro retangular FAME que contém o brasão da FAMERP, também em um retângulo.

Uma equação cuja menor solução positiva indica corretamente o valor de x é

(A) x² + 35x – 240 = 0
(B) x² – 35x + 240 = 0
(C) x² – 35x – 60 = 0
(D) x² + 35x – 60 = 0
(E) x² – 35x + 60 = 0


QUESTÃO 73
FAMERP 2021: A facilidade com que uma doença se espalha é medida usando o “número de reprodução”, R0, isto é, o número médio de pessoas que contraem a doença a partir de uma mesma pessoa infectada.

O R0 para a covid-19 é estimado entre 2 e 3. A gripe comum, em comparação, tem um R0 de 1,3, enquanto o sarampo, que é muito mais contagioso, tem um R0 de 18.

O valor de R0 permite calcular a porcentagem mínima de indivíduos imunizados (por terem contraído a doença ou estarem vacinados) necessária para proteger toda a população.

Essa condição, conhecida como limiar de imunidade de rebanho, é calculada por 100

(www.revistaquestaodeciencia.com.br. Adaptado.)

Admita um país em que 88 milhões de seus 160 milhões de habitantes tenham que estar imunes ao vírus SARS-CoV-2 para que seja atingida a imunidade de rebanho em relação à covid-19. Nesse país, o número médio de pessoas que contraem covid-19 de uma mesma pessoa infectada ultrapassa 2 em

Questão 73


QUESTÃO 74
FAMERP 2021: A figura indica cinco retas, dois pares de ângulos congruentes, dois pontos nas intersecções de três retas e um ponto na intersecção de duas retas.

Figura

Nas condições da figura, as retas r e s serão paralelas se, e somente se,

(A) α for igual a β.
(B) t e u forem perpendiculares em C.
(C) a medida de ac for igual à de bc
(D) α ou β for igual a 45º.
(E) o triângulo ABC for equilátero.


QUESTÃO 75
FAMERP 2021: Na figura, ABCD é um paralelogramo e ABCE é um trapézio retângulo, com ângulo reto em E. Sabe-se que o ângulo ABC mede 135º, AB = 12 cm e AE = 6 cm.

figura

A área do paralelogramo ABCD, em cm², é igual a

(A) 48√2
(B) 78
(C) 54√2
(D) 72
(E) 60


QUESTÃO 76
FAMERP 2021: Em uma empresa, o número de pessoas atuando na limpeza em cada dia pode variar de 1 a 9, dependendo da ocupação do prédio. Para compor a equipe de cada dia, a empresa conta com 5 funcionários experientes e 4 em treinamento.

Sabendo que a equipe de limpeza de um dia deve ter, necessariamente, um funcionário experiente a mais do que a quantidade de funcionários em treinamento, o total de equipes diferentes que podem ser formadas é igual a

(A) 104.
(B) 116.
(C) 120.
(D) 126.
(E) 132.


QUESTÃO 77
FAMERP 2021: O domínio da função f, dada pela lei f(x) = 6 · 3ˣ, é o conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Sabendo que 3⁶ = 729, a média aritmética de todos os elementos do conjunto imagem dessa função é igual a

(A) 1092.
(B) 729.
(C) 970.
(D) 1086.
(E) 1458.


QUESTÃO 78
FAMERP 2021: Em uma loteria são sorteados dois números de um conjunto de n números, com n ≥ 5. Se João escolheu cinco dos n números, a probabilidade de que os dois números sorteados estejam entre os números escolhidos por ele é igual a

questão 78


QUESTÃO 79
FAMERP 2021: Em um sistema de coordenadas cartesianas, o segmento de reta que liga os pontos de coordenadas (–1, 2) e (7,8) é a base de um triângulo isósceles com terceiro vértice pertencente ao eixo y. A área desse triângulo, em unidades de área do plano cartesiano, é

(A) 24.
(B) 20.
(C) 18.
(D) 25.
(E) 21.


QUESTÃO 80
FAMERP 2021: Um recipiente tem a forma de pirâmide regular de base hexagonal, como mostra a figura. Sabe-se que FE = 80 cm e que a distância do vértice Q ao plano que contém a base hexagonal FAMERP é igual a 30 cm.

FAMERP 2021: Um recipiente tem a forma de pirâmide regular de base hexagonal, como mostra a figura. Sabe-se que FE = 80 cm e que a distância do vértice Q ao plano que contém a base hexagonal FAMERP é igual a 30 cm.

A área de cada face externa lateral desse recipiente, em cm², é igual a



2º DIA

QUESTÃO 01
FAMERP 2021: Em primeiro de agosto comemora-se o Dia Mundial da Amamentação, data que tem como finalidade promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite. O leite materno contém substâncias que nutrem o bebê e garantem a imunidade passiva, protegendo-o temporariamente contra agentes patogênicos.

a) Qual componente mineral presente no leite materno é importante para a formação dos ossos do bebê? Cite o componente proteico que atua na imunidade passiva do bebê.

b) A produção e a liberação de leite materno dependem da sucção efetuada pelo bebê. Explique como a sucção do mamilo pelo bebê aumenta a produção e a liberação de leite. Cite os hormônios relacionados a esses fenômenos.


QUESTÃO 02
FAMERP 2021: O oxímetro é um aparelho que, quando colocado na ponta do dedo de um paciente, indica o nível de oxigenação do organismo e os batimentos cardíacos. Esse aparelho funciona como uma lanterna que joga luz sobre uma folha de papel e, em seguida, mede quanto dessa luz chega ao outro lado. A folha de papel, no caso, é o dedo do paciente. Quando as hemoglobinas, proteínas que transportam o oxigênio no sangue, estão com mais oxigênio, elas absorvem mais luz infravermelha; quando estão menos oxigenadas, absorvem mais luz vermelha. A intensidade das luzes que chegam ao receptor do outro lado é traduzida em valores digitais. O nível normal é de pelo menos 95%. Em portadores de problemas pulmonares, como enfisema, e em obesos, o índice aceito é um pouco menor, em torno de 92%.
(Giulia Vidale. “Na ponta dos dedos”. Veja, 20.05.2020. Adaptado.)

a) Cite o elemento figurado do sangue onde são encontradas as hemoglobinas. Qual processo metabólico utiliza o gás oxigênio na maioria das células humanas?

b) Suponha que uma pessoa adulta saudável, que mora na cidade de Santos, se mude para La Paz, na Bolívia. Nos primeiros dias, o valor registrado no oxímetro provavelmente será igual, maior ou menor que 95%? Justifique sua resposta com base na adaptação do corpo humano ao ambiente de La Paz.


QUESTÃO 03
FAMERP 2021: Em julho de 2020, um estudante de veterinária foi picado por uma naja, uma serpente exótica e uma das mais peçonhentas do mundo. A naja e outras serpentes eram criadas de forma ilegal, o que configurou um caso de tráfico de animais. Assim que aconteceu o acidente, o estudante e um colega contataram uma de suas professoras, integrante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que sugeriu “soltar no mato” as serpentes nativas.
(https.//g1.globo.com, 01.08.2020. Adaptado.)

a) Animais exóticos podem causar impactos ambientais, caso sejam soltos em um novo ambiente, devido à possível ausência de fatores de controle populacional que existiam no ambiente de origem. Cite dois fatores bióticos do ambiente natural que podem controlar uma população nativa.

b) A naja, assim como muitas serpentes peçonhentas, apresenta um órgão de função termorreceptora próximo de cada narina. Se a naja estivesse em um ambiente escuro e com temperatura de 23 ºC, diante de um roedor, um lagarto e um filhote de ave, qual deles ela teria mais dificuldade de capturar? Justifique sua resposta citando o órgão termorreceptor.


QUESTÃO 04
FAMERP 2021: Antes de 1982, acreditava-se que somente as moléculas de proteínas tinham atividade enzimática. Posteriormente, pesquisadores trabalhando com microrganismos descobriram um tipo específico de RNA, chamado de ribozima.

Como as enzimas proteicas, as ribozimas funcionam como catalisadores, têm sítios ativos que se ligam ao substrato e não são consumidas na reação química. As ribozimas cortam o RNA, unem as peças remanescentes e estão envolvidas na síntese de proteínas nos ribossomos.
(Gerard J. Tortora et al. Microbiologia, 2017.)

a) Cite dois fatores que influenciam a atividade das enzimas proteicas.

b) Analisando-se as etapas de síntese de uma enzima e de uma ribozima, conclui-se que uma célula consegue sintetizar mais rapidamente uma ribozima. Justifique essa afirmação citando as etapas de síntese dessas duas substâncias.


QUESTÃO 05
FAMERP 2021: As figuras ilustram as modificações que ocorreram em três conjuntos de hemácias humanas após serem mergulhadas em três soluções diferentes, 1, 2 e 3.

FAMERP 2021: As figuras ilustram as modificações que ocorreram em três conjuntos de hemácias humanas após serem mergulhadas em três soluções diferentes, 1, 2 e 3.

a) Qual das três soluções é hipertônica? Como se denomina o tipo de transporte que permite as modificações observadas nas hemácias?

b) Se, em vez de hemácias, o experimento tivesse utilizado lactobacilos, o fenômeno indicado pela seta, em 1, não aconteceria. Explique o porquê.


QUESTÃO 06
FAMERP 2021: O gráfico ilustra as variações de temperatura corpórea em pessoas parasitadas pelo Plasmodium vivax, que causou um quadro de febre intermitente.

FAMERP 2021: O gráfico ilustra as variações de temperatura corpórea em pessoas parasitadas pelo Plasmodium vivax, que causou um quadro de febre intermitente.

a) Qual parasitose é causada pelo Plasmodium vivax? Cite a forma mais comum de transmissão desse parasita ao ser humano na natureza.

b) Em qual dos três momentos (indicados pelas setas 1, 2 e 3) ocorre a hemólise? Justifique sua resposta com base na variação da temperatura corporal apresentada no gráfico.


QUESTÃO 07
FAMERP 2021: As figuras ilustram células pertencentes a três indivíduos: uma criança e seus genitores. Em cada célula está representado um par de cromossomos sexuais, com os pares de alelos e seus respectivos locos. A distância entre os locos é de 26 UR.

FAMERP 2021: As figuras ilustram células pertencentes a três indivíduos: uma criança e seus genitores. Em cada célula está representado um par de cromossomos sexuais, com os pares de alelos e seus respectivos locos. A distância entre os locos é de 26 UR.

a) O alelo dominante no genótipo da criança foi herdado de qual dos seus genitores? Qual fenômeno permitiu que a composição genotípica da criança fosse diferente da dos genitores?

b) Com relação aos genes representados, qual a porcentagem esperada de ovócitos portadores apenas de alelos recessivos gerados pela mulher? Explique por que a localização dos genes representados na célula da mulher não está relacionada à Segunda Lei de Mendel.


QUESTÃO 08
FAMERP 2021: Em um experimento, uma árvore foi mantida em interação com outras três plantas: uma orquídea, uma erva-de-passarinho e um cipó-chumbo.

Para verificar a interação ecológica entre essas plantas, a árvore recebeu gás carbônico cujo átomo de carbono era marcado radioativamente.

As outras três plantas também receberam gás carbônico, mas sem o carbono marcado; e todos os vegetais do experimento foram expostos à luz solar e à mesma temperatura, ambas ideais.

a) As três plantas mantidas em interação com a árvore produzem frutos e sementes. Cite a função dos frutos para as plantas que os produzem. No interior da semente, qual estrutura é responsável por originar uma nova planta?

b) Em qual das três plantas seria encontrado o carbono radioativo? Por que essa planta necessita do composto que tem o carbono radioativo?


QUESTÃO 09
FAMERP 2021: Peças metálicas enferrujadas podem ser limpas por um processo conhecido como decapagem, no qual essas peças são imersas em um recipiente contendo ácido clorídrico. O ácido reage com a ferrugem, formando cloreto férrico e água, conforme a equação não balanceada:

Fe2O3 + HCl → FeCl3 + H2O

Em um teste de laboratório, uma peça de ferro oxidada foi submetida a uma decapagem, resultando na produção de 0,65 g de cloreto férrico.

a) A que funções inorgânicas pertencem os compostos de ferro que participam do processo de decapagem?

b) Indique o valor da soma dos menores coeficientes inteiros da equação da reação de decapagem. Calcule o número de mols de HCℓ consumidos no teste de decapagem realizado no laboratório.


QUESTÃO 10
FAMERP 2021: A figura ilustra uma montagem experimental composta por três recipientes contendo gases puros à mesma temperatura e separados por válvulas.

FAMERP 2021: A figura ilustra uma montagem experimental composta por três recipientes contendo gases puros à mesma temperatura e separados por válvulas.

Em determinado instante as válvulas são abertas, permitindo que as moléculas gasosas possam se difundir pelos recipientes até que seja atingido o equilíbrio. A temperatura permanece constante durante todo o processo.

a) Classifique o sistema quanto ao número de fases após a abertura das válvulas. Considerando que a velocidade de difusão é inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade dos gases, qual dos gases deve se difundir com a maior velocidade?

b) Calcule a pressão parcial do gás carbônico na mistura após o equilíbrio. Organize os gases em ordem crescente de número de moléculas existentes no sistema.


QUESTÃO 11
FAMERP 2021: A solubilização do SO2, gás produzido pela combustão do enxofre presente em combustíveis fósseis e responsável pela presença de ácido sulfuroso (H2SO3) na atmosfera, ocorre de acordo com a equação:

SO2 (g) + H2O (l) ⇆ SO2 . H2O (aq) K = 1,2 x 10⁻⁵ mol . L⁻¹ . Pa⁻¹

Em um local onde a atmosfera está submetida a grandes emissões de SO2, coletou-se a água da chuva em determinada ocasião. A análise dessa água detectou a presença de 2,4 × 10⁻³ mol/L de SO2·H2O. A classificação da qualidade do ar, em relação à presença de dióxido de enxofre na atmosfera, é apresentada na tabela:

A análise dessa água detectou a presença de 2,4 × 10⁻³ mol/L de SO2·H2O. A classificação da qualidade do ar, em relação à presença de dióxido de enxofre na atmosfera, é apresentada na tabela

a) Qual o nome do fenômeno atmosférico relacionado à presença do H2SO3 em grandes concentrações na água da chuva? Qual a massa de SO2·H2O (massa molar = 82 g/mol) presente em um litro da água da chuva coletada no experimento descrito?

b) Utilizando a simbologia [ ] para concentração em mol/L e p( ) para pressão, escreva a expressão da constante de equilíbrio para a reação de solubilização do SO2. Com base nas informações apresentadas, classifique a qualidade do ar na ocasião da análise.


QUESTÃO 12
FAMERP 2021: Eletrofloculação é uma técnica de tratamento de água que consiste em gerar um agente floculante submetendo à corrente elétrica um eletrodo metálico imerso em água.

Quando o eletrodo usado é o ferro, formam-se íons Fe²⁺, que hidrolisam, produzindo um hidróxido insolúvel capaz de aglutinar partículas menores de impurezas, que podem ser facilmente removidas por decantação ou flotação.

a) Qual o nome dado ao eletrodo que sofre corrosão na eletrólise? Equacione a semirreação de corrosão do ferro metálico, produzindo o íon Fe²⁺.

b) Equacione a reação de hidrólise do íon Fe²⁺. Indique o caráter (ácido, básico ou neutro) da solução após essa hidrólise.


QUESTÃO 13
FAMERP 2021: O pH é um dos parâmetros de controle de efluentes industriais. A presença de compostos como soda cáustica (hidróxido de sódio) e cal virgem (óxido de cálcio) conferem alta alcalinidade à água desses efluentes, exigindo neutralização antes do descarte no meio ambiente.

Um método alternativo ao uso de ácidos minerais na neutralização de efluentes consiste no borbulhamento de CO2, gás que reage com a água produzindo ácido carbônico (H2CO3). As equações mostram a formação do ácido carbônico e sua primeira ionização.

famerp

a) Escreva a fórmula da soda cáustica. Por que a cal virgem, em contato com a água, produz um efluente alcalino?

b) Um volume de 200 litros de um efluente de pH = 12 foi neutralizado pelo borbulhamento de CO2. Considere que o volume molar dos gases seja igual a 25 L/mol nas condições da reação; que a neutralização ocorra pela reação H⁺ + OH⁻ → H2O, com o H⁺ fornecido pela primeira ionização do ácido carbônico; e que a constante do produto iônico da água (Kw) seja 10⁻¹⁴. Calcule o volume de CO2 consumido nessa reação de neutralização.


QUESTÃO 14
FAMERP 2021: A equação representa a reação de produção do isobutileno, um gás utilizado em sínteses orgânicas:

FAMERP 2021: A equação representa a reação de produção do isobutileno, um gás utilizado em sínteses orgânicas:

Para confirmar a formação do produto de interesse, borbulha-se o gás em solução contendo KMnO4, um meio oxidante de coloração violeta que reage com alcenos, rompendo a ligação dupla e produzindo cetonas (se o carbono da dupla for terciário), ácidos carboxílicos (se o carbono da dupla for secundário) ou CO2 (se o carbono da dupla for primário).

A presença do alceno fará a solução violeta adquirir uma coloração marrom devido à formação de MnO2.

a) A qual função orgânica pertence o reagente da reação de produção do isobutileno? Escreva a fórmula estrutural de um isômero de posição desse reagente.

b) Escreva a fórmula estrutural do composto orgânico formado na oxidação do isobutileno provocada pelo KMnO4. Dê o nome desse composto.


QUESTÃO 15
FAMERP 2021: Em julho de 2020, Estados Unidos, China e Emirados Árabes lançaram missões espaciais não tripuladas a Marte.

a) Para chegar ao planeta, as naves devem percorrer uma distância aproximada de 4,80 × 10⁸ km em cerca de 200 dias terrestres. Quantas horas demorará a viagem das naves da Terra até Marte? Qual é a velocidade média, em km/h, desenvolvida pelas naves nessa viagem?

b) O período de translação de Marte em torno do Sol é de 1,9 anos terrestres. Considerando as órbitas no mesmo plano e aproximadamente circulares, e que os planetas se movem no mesmo sentido com velocidades angulares constantes, calcule o menor intervalo de tempo, em meses terrestres, entre dois instantes de máxima aproximação entre Marte e Terra.


QUESTÃO 16
FAMERP 2021: A missão espacial norte-americana a Marte utilizará paraquedas no procedimento de pouso e transportará um pequeno helicóptero que será usado para sobrevoar a superfície do planeta.

a) Para auxiliar a reduzir a velocidade da nave durante o procedimento de pouso na superfície de Marte, os paraquedas deverão ser abertos quando a nave, de massa aproximadamente igual a 2500 kg, estiver com velocidade de 144 km/h. Calcule a energia cinética da nave, em joules, no momento da abertura dos paraquedas.

b) Considere que o helicóptero utilizado pela missão possui 1,8 kg de massa e que o raio e a massa de Marte são aproximada e respectivamente iguais à metade e a um décimo do raio e da massa da Terra, cuja aceleração gravitacionalna superfície é 10 m/s². Calcule a energia potencial gravitacional do helicóptero, em joules e em relação à superfície de Marte, quando ele estiver voando 5,0 metros acima da superfície.


QUESTÃO 17
FAMERP 2021: A atmosfera de Marte é composta predominantemente por dióxido de carbono e, nas proximidades da superfície, apresenta temperatura média de –23 °C e pressão média de 500 Pa.

a) Considerando que o dióxido de carbono seja um gás ideal e que a constante dos gases seja igual a 8,3 J/(K·mol), calcule o volume, em m³, ocupado por um mol de dióxido de carbono sujeito às condições atmosféricas próximas à superfície de Marte.

b) A nave norte-americana enviada a Marte transporta um veículo que se deslocará pela superfície do planeta. Nesse veículo, foi colocada uma placa de alumínio, de dimensões 8,0 cm por 13 cm quando a 27 ºC, com um símbolo em homenagem aos profissionais de saúde que trabalharam no atendimento a pacientes acometidos por covid-19.

Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do alumínio é 2,2 × 10⁻⁵ °C⁻¹, calcule de quantos centímetros quadrados diminuirá a área dessa placa na superfície de Marte, tendo como base a sua área na Terra, à temperatura de 27 °C.


QUESTÃO 18
FAMERP 2021: Em um local em que a aceleração gravitacional é igual a 10 m/s², uma esfera, A, desliza por uma superfície plana e horizontal ao longo do eixo x de um sistema de referência, no sentido positivo.

Em certo instante, ela colide com duas esferas, B e C, inicialmente em repouso. Após a colisão, a esfera A para, e as esferas B e C passam a se mover nas direções indicadas na figura.

Após a colisão, a esfera A para, e as esferas B e C passam a se mover nas direções indicadas na figura

a) Sabendo que a esfera A tem massa 0,80 kg e que, devido exclusivamente à ação da força de atrito, antes da colisão ela estava sujeita a uma aceleração de 2,0 m/s², no sentido negativo do eixo x, calcule a intensidade dessa força, em newtons, e o coeficiente de atrito entre a esfera A e a superfície do plano.

b) Sabendo que a intensidade da quantidade de movimento da esfera A, imediatamente antes da colisão, era 8,0 kg·m/s, que a intensidade da quantidade de movimento da esfera B imediatamente após a colisão era 6,0 kg·m/s, que sen θ = 0,6 e que cos θ = 0,8, calcule o valor das componentes da quantidade de movimento da esfera C nos eixos x e y, em kg·m/s, imediatamente após a colisão.


QUESTÃO 19
FAMERP 2021: A figura mostra um objeto luminoso colocado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo, que obedece às condições de Gauss, e dois raios de luz, 1 e 2, que partem do objeto e incidem na superfície refletora do espelho.

Considere que o raio 1 seja paralelo ao eixo principal do espelho e que os pontos C, F e V correspondam, respectivamente, ao centro de curvatura, ao foco principal e ao vértice do espelho.

figura

a) Na figura que se encontra no campo de Resolução e Resposta, esboce as trajetórias dos raios 1 e 2 após refletirem no espelho.

b) Sabendo que a distância focal do espelho é 30 cm, que a distância do objeto ao espelho é 90 cm e que a altura do objeto é 6,0 cm, calcule a distância da imagem ao espelho e a altura da imagem, ambas em centímetros.


QUESTÃO 20
FAMERP 2021: Quatro baterias ideais e idênticas são associadas em série e ligadas a um condutor de comprimento 2,0 m e área da secção transversal 1,2 × 10⁻⁷ m², enrolado em forma de espiral, como mostra a figura.

enrolado em forma de espiral, como mostra a figura

Nesse circuito, a diferença de potencial que se estabelece entre as extremidades do condutor é de 12 V e a intensidade da corrente elétrica que o atravessa é de 1,5 A.

a) Determine a força eletromotriz de cada bateria, em volts, e a intensidade da corrente elétrica que a atravessa, em ampères.

b) Calcule a resistência elétrica do condutor, em ohms, e a resistividade do material que o constitui, em Ω·m.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1414,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FAMERP 2021 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2021 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2021 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução. Questões com explicação dos professores.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoHg7qFmnx3IAkaUTS_nHY2VLLtPtcHpsTEcmXeSCEaNxPn0weCfjX0ifuFBMFmxDCyNA81fuk0QssN-bHvqNhHWNkp5ufVmMfrXku2-u_yQ9Qz8iq8098ONEzwcwAjkmqUaUBheCkNNw/s16000/famerp.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoHg7qFmnx3IAkaUTS_nHY2VLLtPtcHpsTEcmXeSCEaNxPn0weCfjX0ifuFBMFmxDCyNA81fuk0QssN-bHvqNhHWNkp5ufVmMfrXku2-u_yQ9Qz8iq8098ONEzwcwAjkmqUaUBheCkNNw/s72-c/famerp.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/01/prova-famerp-2021-1-dia-e-2-dia-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/01/prova-famerp-2021-1-dia-e-2-dia-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo