Prova Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão (Concurso SPGG - RS) com Gabarito

FUNDATEC

Prova Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão (Concurso SPGG - RS) com Gabarito

Concurso: SPGG - RS - 2021
Órgão/Instituição: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul
Banca/Organizadora: Fundação Universidade-Empresa de Tecnologia e Ciências
Cargo: Analista de Planejamento - Gestão Financeira
Escolaridade: Superior

LÍNGUA PORTUGUESA

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Aquilo que te inquieta, te move?
Por Dan España

Talvez o poder de criação seja uma das características que mais nos diferencia de todos os seres vivos desse planeta. Não que animais, plantas ou seres de outros reinos também não criem soluções, muito pelo contrário, parte das nossas inspirações _______ da observação das soluções que a natureza oferece. Entretanto a capacidade de criação da nossa espécie parecebeirar o ilimitado.

Diante de tantas possibilidades, ideias, materiais e contextos disponíveis, como as pessoasescolhem os caminhos para cada criação? De onde vem o ímpeto de criar? Dizem que a necessidade é a mãe da invenção, mas ao me perguntar mais profundamente sobre isso me lembrei de uma palavra que ... meu ver, pode ser o verdadeiro ponto de origem para qualquer criação: A INQUIETUDE.

No dicionário, inquietude é explicada como “falta de sossego”. Só aquilo que nos inquieta, chama nossa atenção e nos gera um certo incômodo é capaz de nos tirar da inércia para resolvermos ou aprimorarmos o que for necessário. Observar a inquietude por esse ângulo de "potência a ser revelada" pode nos levar além, pois revela a direção de para onde nossa alma está apontando para criar e atuar.

Profissionalmente, é comum buscarmos direcionamento olhando para o que nos apaixona. Eu mesmo citei em palestras, workshops e artigos que nossas paixões são excelentes referências para revelar nosso propósito de vida. Continuo tendo essa crença, porém hoje em dia acrescentaria o seguinte: aquilo que nos apaixona, de forma positiva, nos gera inquietação. Essa também é uma chave para o desenvolvimento dos nossos talentos, habilidades e até mesmo do nosso papel social.

Algo magnífico no ser humano, que está relacionado ao universo dos criadores e ao nosso papel social, é a capacidade de empatia. Inúmeras criações são inspiradas não pelo que nos _______ diretamente, mas por causas alheias ... nós que nos tocam. Podemos citar, por exemplo, equipes de profissionais da área da saúde e da tecnologia, que mesmo sem ter qualquer tipo de deficiência física, se unem para criar soluções incríveis para que pessoas com deficiência ampliem a mobilidade de certos membros do corpo, proporcionando maior qualidade de vida e inclusão - exemplos como esse se estendem para as mais variadas áreas. Além da inquietude de resolver um problema alheio, situações como essa também mostram o enorme potencial de colaboração que temos para criar soluções geniais coletivamente.

Apesar da genialidade e efetividade de nossas criações para determinados objetivos, muitas vezes falhamos na sustentabilidade do processo produtivo, na poluição decorrente da forma de funcionamento ou do descarte de determinado produto quando ele passa a não ter mais utilidade; vide automóveis, trens, ônibus, caminhões, aviões, etc. Felizmente é visível que há um aumento das inquietações humanas sobre os problemas que nossas próprias criaçõesestão causando no planeta, o que está fazendo brotar a cada dia soluções muito mais sustentáveis.

Bacana deixar claro que escrevi esse artigo com dois objetivos principais. O primeiro é trazer um olhar mais positivo sobre as inquietações para que possamos vê-las como potências... serem exploradas, que sirvam como inspiração para projetos ... serem desenvolvidos, soluções e aprimoramentos ... serem implementados. O segundo objetivo do artigo é alertar para a relevância das consequências daquilo que criamos para o nosso planeta, lembrando que nossos hábitos, principalmente de locomoção e consumo, também _______ seus impactos.

Quanto mais sistêmica e crítica for nossa visão sobre o que criamos, produzimos e consumimos, mais conscientes serão nossas escolhas, mais sustentáveis os nossos hábitos e consequentemente melhor será o mundo em que vivemos.
(Disponível em: https://exame.com/blog/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 01
Relativamente ao preenchimento das lacunas tracejadas das linhas 03, 24 e 43, considerando o uso dos verbos ‘provir’, ‘afligir’ e ‘gerar’, avalie as assertivas que seguem:

I. Na linha 03, o verbo ‘provir’ pode ser flexionado na terceira pessoal do singular ou na terceira do plural, mantendo a correção gramatical.

II. ‘afligem' completaria corretamente a lacuna da linha 24, considerando a sintaxe do período que em ocorre.

III. Na linha 43, ‘gera’ completaria corretamente a lacuna, visto que o sujeito, naquele contexto, é dito implícito.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 02
No que tange ao uso da palavra ‘a’, considere as seguintes afirmações:

I. Na linha 09, a lacuna pontilhada deve ser preenchida pela preposição ‘a’ contraída com o artigo feminino ‘a’, assumindo, portanto, a forma ‘à’.

II. Na linha 24, a lacuna pontilhada deveria ser obrigatoriamente preenchida por ‘à’, visto estarem presentes as condições para uso da crase.

III. Nas três lacunas pontilhadas das linhas 40 e 41, observa-se apenas a necessidade de uso da preposição ‘a’.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 03
No que se refere à estrutura e aos processos de formação de palavras retiradas do texto, avalie as afirmações que seguem:

I. Os vocábulos ‘profundamente’ e ‘resolvermos’ são formados por sufixação.

II. Em ‘ilimitado’ ocorrem prefixo e sufixo.

III. A palavra ‘automóveis’ é exemplo de hibridismo, nome dado à formação de palavras com elementos de idiomas diferentes.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 04
Em relação à frase: ‘Profissionalmente, é comum buscarmos direcionamento olhando para o que nos apaixona’ (l. 16), afirma-se que:

I. A vírgula é utilizada para separar um adjunto adverbial, entretanto, em virtude da brevidade do termo, poderia ser suprimida.

II. O fragmento é constituído por um período composto por subordinação.

III. A substituição de ‘olhando’ por ‘conquanto olhamos’ mantém a mesma relação de sentido expresso no fragmento original.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 05
Assinale a alternativa em que a palavra ‘que’ NÃO retoma outro elemento do texto.

A) Talvez o poder de criação seja uma das características que mais nos diferencia de todos (l.01).

B) Dizem que a necessidade é a mãe da invenção (l. 07-08).

C) lembrei de uma palavra que a meu ver, pode ser o verdadeiro ponto de origem (l. 09).

D) resolvermos ou aprimorarmos o que for necessário. (l. 13).

E) um aumento das inquietações humanas sobre os problemas que nossas próprias criações estão causando no planeta (l. 35-36).


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 06
Sobre o uso de acento gráfico em vocábulos do texto, considere o fragmento que segue e as afirmações subsequentes, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

‘No dicionário, inquietude é explicada como “falta de sossego”.  aquilo que nos inquieta, chama nossa atenção e nos gera um certo incômodo é capaz de nos tirar da inércia para resolvermos ou aprimorarmos o que for necessário. Observar a inquietude por esse ângulo de "potência a ser revelada" pode nos levar além, pois revela a direção de para onde nossa alma está apontando para criar e atuar’.

( ) ‘dicionário’, ‘inércia’, ‘necessário’ e ‘potência’ são acentuados em virtude da mesma regra.

( ) ‘incômodo’ e ‘ângulo’ são acentuados por serem proparoxítonos.

( ) São exemplos de oxítonos que devem ser acentuados: ‘está’ e ‘além’.

( ) é e só são monossílabos tônicos acentuados.

( ) é, ‘incômodo’, ‘inércia’, ‘potência’ e ‘está’ são palavras que, se retirados os acentos gráficos continuam a existir na Língua Portuguesa; entretanto, assumindo outra classe gramatical.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V – V – V.
B) V – F – F – V – F.
C) F – V – F – F – V.
D) F – V – V – V – F.
E) V – F – V – F – F.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 07
Na frase: ‘Continuo tendo essa crença, porém hoje em dia acrescentaria o seguinte: aquilo que nos apaixona, de forma positiva, nos gera inquietação’ (l. 18 e 19), o uso de ‘Continuo’ permite afirmar que:

A) Às vezes o autor tem essa crença.

B) O autor muitas vezes tem essa crença.

C) A crença referida tem feito parte das convicções do autor.

D) Aleatoriamente a crença ressurge em seus pensamentos.

E) De forma fortuita, a crença rege suas convicções.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 08
Observe o seguinte fragmento do texto: ‘Observar a inquietude por esse ângulo de "potência a ser revelada" pode nos levar além, pois revela a direção de para onde nossa alma está apontando para criar e atuar’ (l. 13-15) e as seguintes propostas de reescrita:

I. Observar a inquietude por esse ângulo de "potência a ser revelada" deve levar nos além, visto que revela a direção de para onde nossa alma está apontando para criar e atuar.

II. Revelar a direção de para onde nossa alma está apontando para criar e atuar, nos fará observar a inquietude por esse ângulo de "potência a ser revelada", podendo nos levar aquém.

III. Observar a inquietude por esse ângulo de "potência a ser revelada" pode nos levar além, porque mostra a direção de para onde nossa alma está apontando para que criemos e atuemos.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.


Para responder às questões de números 09 e 10, considere o seguinte fragmento do texto:

Quanto mais sistêmica e crítica for nossa visão sobre o que criamos, produzimos e consumimos, mais conscientes serão nossas escolhas, mais sustentáveis os nossos hábitos e consequentemente melhor será o mundo em que vivemos’.

FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 09
O uso da expressão ‘Quanto mais... mais’ no período acima denota ideia de:

A) Condição.
B) Proporcionalidade.
C) Comparação.
D) Causa.
E) Consecutividade.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 10
Em relação ao fragmento acima, podemos dizer que:

A) Evidencia-se a presença do autor na afirmação através do uso das formas verbais na primeira pessoa do plural, bem como pelo uso de pronomes possessivos, comprovando sua adesão ao que está sendo colocado.

B) O uso de verbos na primeira pessoa plural não garante a adesão do autor àquilo que está sendo proposto; tal fato apenas é uma forma elegante de escrita.

C) As ações de autor e dos leitores implicam tão somente a mudança de hábitos cotidianos, evidenciando-se, nesse caso, apenas um simples desejo da sociedade de engajamento.

D) A humanidade deverá sucumbir à medida que houver uma retomada na visão de mundo acerca do consumo de objetos sustentáveis.

E) Sustentabilidade e hábito são fatores irrelevantes à mudança necessária visando ao consumo cotidiano.


RACIOCÍNIO LÓGICO E ESTATÍSTICA

FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 11
Os amigos Rafael, Marcos e Júlio têm idades diferentes. Sabendo que é verdade que, entre os três amigos, Rafael não é o mais novo e que Marcos é o mais velho, é correto afirmar que:

A) Rafael é o mais velho.

B) Rafael é mais novo do que Júlio.

C) Júlio é o mais novo.

D) Júlio é o mais velho e Marcos é o mais novo.

E) Marcos é mais novo do que Júlio.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 12
Considerando que são verdadeiras as seguintes afirmações:

- Existem administradores que são contadores.
- Todos contadores são bons em matemática.

É possível concluir que:

A) Todos os administradores são bons em matemática.

B) Todos que são bons em matemática são administradores.

C) Nenhum contador é administrador.

D) Existem administradores bons em matemática.

E) Existem contadores que não são bons em matemática.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 13
Em uma escola de informática, foram entrevistados 200 alunos. Com a entrevista, pode-se concluir que 61 alunos estudam Matemática, 55 estudam Programação e 50 estudam Raciocínio Lógico. Ainda, 20 alunos estudam Matemática e Programação, 23 estudam Raciocínio Lógico e Programação e 21 estudam Matemática e Raciocínio Lógico. E 12 alunos estudam as três disciplinas, Matemática, Raciocínio Lógico e Programação. Com base nessas informações, é possível concluir que:

A) 86 alunos não estudam nenhuma das três disciplinas.

B) 60 alunos estudam apenas uma das três disciplinas.

C) 34 alunos não estudam nenhuma das três disciplinas.

D) 30 alunos estudam apenas duas disciplinas.

E) 23 alunos estudam apenas matemática.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 14
Sabendo que é falsa a afirmação “Nenhum aluno está preparado para a prova”, então, de acordo com a lógica, a afirmação obrigatoriamente verdadeira é:

A) Todos os alunos estão preparados para a prova.

B) Existe aluno que está preparado para a prova.

C) Dentre aqueles que se prepararam para a prova, todos são aluno.

D) Dentre aqueles que se prepararam para a prova, nenhum é aluno.

E) Todos os alunos não se prepararam para a prova.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 15
Se não chover, então vou ao parque ou vou ao cinema. Não fui ao cinema e não choveu. Portanto, é possível afirmar que:

A) Choveu ou fui ao cinema.
B) Não fui ao parque.
C) Fui ao cinema.
D) Choveu e fui ao cinema.
E) Fui ao parque.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 16
Considerando a tabela de frequência apresentada abaixo, referente à distribuição de uma determinada variável X, pode-se dizer que o valor aproximado da média de X é de:

Considerando a tabela de frequência apresentada abaixo, referente à distribuição de uma determinada variável X,

A) 39,2.
B) 34,2.
C) 29,2.
D) 24,2.
E) 22,2.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 17
"O ___________________ é uma boa medida de dispersão, porque dá a distância média de cada número em relação à média. Todavia, para muitos propósitos, é mais conveniente elevar ao quadrado cada ___________ e tomar a média de todos esses quadrados. Essa grandeza é chamada __________________". (DOWNING; CLARK, 2011).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) desvio médio absoluto – desvio – coeficiente de variação

B) desvio médio absoluto – desvio – variância

C) desvio médio absoluto – média – variância

D) desvio padrão – desvio – coeficiente de variação

E) desvio padrão – média – variância


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 18
Sobre a Distribuição de Probabilidade Normal, analise as assertivas abaixo:

I. O gráfico da função de densidade de uma variável aleatória Normal tem a forma de um sino assimétrico, com o pico localizado na média.

II. Qualquer variável aleatória normalmente distribuída tem 95% de chance de estar a menos de dois desvios-padrão de sua média.

III. A Distribuição Normal Padronizada pode ser usada para achar probabilidades para qualquer variável aleatória Normal.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 19
Considerando os métodos de amostragem probabilística, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Amostragem casual simples.
2. Amostragem por conglomerados.
3. Amostragem aleatória estratificada.

Coluna 2
( ) Quando os elementos da população são reunidos em grupos e, por sua vez, alguns destes grupos são sorteados para compor a amostra.

( ) Processo de amostragem probabilística em que as combinações dos diferentes elementos têm igual probabilidade de serem sorteados.

( ) Técnica de obtenção de amostras em que a população de elementos é previamente dividida em grupos mutuamente exclusivos, dentro dos quais são sorteados os elementos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 1 – 2 – 3.
B) 2 – 1 – 3.
C) 2 – 3 – 1.
D) 3 – 1 – 2.
E) 3 – 2 – 1.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 20
Considere a seguinte distribuição relacionada ao hábito de fumar (tabagismo) entre homens e mulheres que participaram de uma entrevista para determinada pesquisa:

Considere a seguinte distribuição relacionada ao hábito de fumar (tabagismo) entre homens e mulheres que participaram de uma entrevista para determinada pesquisa:

Com base na tabela acima, assinale a alternativa que NÃO está correta.

A) 20,0% dos entrevistados eram mulheres tabagistas, aproximadamente.

B) 25,0% dos homens entrevistados eram tabagistas, aproximadamente.

C) 33,3% dos tabagistas entrevistados eram homens, aproximadamente.

D) 57,1% dos não tabagistas entrevistados eram mulheres, aproximadamente.

E) 66,7% das mulheres entrevistadas eram tabagistas, aproximadamente.


DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL

FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 21
Nos termos da Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), assinale a alternativa INCORRETA acerca da figura do agente de contratação.

A) A licitação será conduzida por agente de contratação, pessoa designada pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública, para tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação.

B) O agente de contratação será auxiliado por equipe de apoio e responderá individualmente pelos atos que praticar, salvo quando induzido a erro pela atuação da equipe.

C) Em licitação que envolva bens ou serviços especiais, desde que observados os requisitos estabelecidos no Art. 7º da Lei nº 14.133/2021, o agente de contratação poderá ser substituído por comissão de contratação formada por, no mínimo, 3 (três) membros, que responderão solidariamente por todos os atos praticados pela comissão, ressalvado o membro que expressar posição individual divergente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunião em que houver sido tomada a decisão.

D) As regras relativas à atuação do agente de contratação e da equipe de apoio, ao funcionamento da comissão de contratação e à atuação de fiscais e gestores de contratos de que trata esta Lei serão estabelecidas em regulamento, e deverá ser prevista a possibilidade de eles contarem com o apoio dos órgãos de assessoramento jurídico e de controle interno para o desempenho das funções essenciais à execução do disposto na Lei nº 14.133/2021.

E) Em licitação que envolva bens ou serviços especiais cujo objeto não seja rotineiramente contratado pela Administração, poderá ser contratado, por prazo determinado, serviço de empresa ou de profissional especializado em substituição ao agente de contratação.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 22
Sobre os consórcios públicos e a regulamentação específica trazida pela Lei nº 11.107/2005, assinale a alternativa correta.

A) O consórcio público constituirá associação pública ou pessoa jurídica de direito público.

B) A União poderá participar de consórcios públicos em conjunto com Municípios, independentemente da participação dos respectivos Estados.

C) O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração independe da prévia subscrição de protocolo de intenções.

D) É nula a cláusula do contrato de consórcio que preveja determinadas contribuições financeiras ou econômicas de ente da Federação ao consórcio público, salvo a doação, destinação ou cessão do uso de bens móveis ou imóveis e as transferências ou cessões de direitos operadas por força de gestão associada de serviços públicos.

E) Poderá ser excluído do consórcio público, independentemente de prévia suspensão, o ente consorciado que não consignar, em sua lei orçamentária ou em créditos adicionais, as dotações suficientes para suportar as despesas assumidas por meio de contrato de rateio.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 23
No que concerne à improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429/1992, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

B) A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

C) A comissão processante dará conhecimento ao Juiz da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

D) O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

E) Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 24
Sobre o inquérito administrativo, previsto na Lei Estadual Complementar nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul), assinale a alternativa correta.

A) O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização de todos os meios de prova em direito admitidos, vedada a produção de provas ex officio, devendo estas ser produzidas pelo denunciante ou pelo acusado, se houver, ou a requerimento da parte com legitimidade para tanto.

B) É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador habilitado, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de provas periciais.

C) Quando o inquérito administrativo for precedido de sindicância, o relatório desta integrará a instrução do processo como prova documental.

D) Só será admitida a intervenção de procurador, no processo disciplinar, antes da apresentação do respectivo mandato, revestido das formalidades legais.

E) Será deferido o pedido de prova pericial, quando a comprovação do fato independer de conhecimentos especializados de peritos.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 25
No que concerne à Lei Estadual nº 13.421/2010 (Carreira de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão), assinale a alternativa INCORRETA.

A) O regime normal de trabalho dos cargos da Carreira de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão é fixado em 40 (quarenta) horas semanais, permitida a redução de jornada para 20 (vinte) horas semanais, com a correspondente redução nos vencimentos.

B) A progressão de um nível para o imediatamente superior, no mesmo grau, implica um acréscimo de 3% (três por cento) no vencimento básico.

C) Para os fins previstos na referida Lei, o servidor ocupante do cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão terá o seu desempenho individual avaliado anualmente, conforme disposto em regulamento.

D) O valor da Gratificação de Desempenho das Funções do Ciclo de Planejamento, Orçamento e Gestão – GCPOG corresponde a até 25 (vinte e cinco) pontos percentuais, calculados sobre o vencimento básico do servidor, atribuídos proporcionalmente ao alcance das metas institucionais.

E) A promoção do último nível de um grau para o primeiro nível do grau subsequente implica um acréscimo de 9,5% (nove inteiros e cinco décimos por cento) no vencimento básico do nível e grau anterior.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 26
Acerca da reforma constitucional e entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, assinale a alternativa correta.

A) O início da tramitação da proposta de emenda no Senado Federal não está em harmonia com o disposto no Art. 60, I, da CF, que confere poder de iniciativa à Câmara dos Deputados.

B) A eficácia das regras jurídicas produzidas pelo poder constituinte (redundantemente chamado de "originário") não está sujeita a nenhuma limitação normativa, seja de ordem material, seja formal, porque provém do exercício de um poder de fato ou suprapositivo.

C) As normas produzidas pelo poder reformador, não têm sua validez e eficácia condicionadas à legitimação que recebam da ordem constitucional.

D) As limitações materiais explícitas, definidas no § 4º do Art. 60 da Constituição da República, incidem apenas indiretamente sobre o poder de reforma conferido ao Poder Legislativo da União, não lhe inibindo o exercício nos pontos ali discriminados.

E) Com relação a emendas constitucionais, o parâmetro de aferição de sua constitucionalidade é amplo, não estando adstrito às limitações materiais, explícitas ou implícitas, que a Constituição imponha.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 27
Acerca dos direitos políticos, sua previsão constitucional e a interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa INCORRETA.

A) O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente.

B) Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

C) São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

D) O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

E) Serão realizadas concomitantemente às eleições municipais as consultas populares sobre questões locais aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 (noventa) dias antes da data das eleições, observados os limites operacionais relativos ao número de quesitos.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 28
No que diz respeito à defesa do estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta.

A) O Presidente da República pode, autorizado pelo Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.

B) O tempo de duração do estado de defesa não será superior a noventa dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

C) Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de quarenta e oito horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.

D) O decreto do estado de sítio indicará sua duração, as normas necessárias a sua execução e as garantias constitucionais que ficarão suspensas, e, depois de publicado, o Presidente da República designará o executor das medidas específicas e as áreas abrangidas.

E) Solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, o Presidente do Senado Federal, de imediato, convocará extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de quarenta e oito horas, a fim de apreciar o ato.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 29
Sobre os conceitos de Constituição, assinale a alternativa INCORRETA.

A) No sentido político, apresentado por Carl Schmidt, a Constituição representa decisão política do titular do Poder Constituinte.

B) Segundo o sentido sociológico, sugerido por Ferdinand Lassalle, uma Constituição só seria legítima se representasse o efetivo poder social, refletindo as forças sociais que constituem o poder.

C) Hans Kelsen defendia que a Constituição estava alocada no mundo do ser, e não no mundo do dever-ser, caracterizando-a como fruto da vontade racional do homem, e não das leis naturais.

D) Para Canotilho, em uma Constituição aberta, relativiza-se a função material de tarefa da Constituição e justifica-se a desconstitucionalização de elementos substantivadores da ordem constitucional.

E) Conforme J. H. Meirelles Teixeira, a Constituição se trata de uma formação objetiva de cultura que encerra, ao mesmo tempo, elementos históricos, sociais e racionais.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 30
Em relação aos métodos de interpretação constitucional, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Por meio do método tópico-problemático, parte-se de um problema concreto para a norma.

B) No método hermenêutico-concretizador, o intérprete atua como mediador entre a norma e a situação concreta, tendo como “pano de fundo” a realidade social.

C) Segundo o método científico-espiritual, a Constituição deve ser interpretada como algo dinâmico e que se renova constantemente, no compasso das modificações da vida em sociedade.

D) O método normativo-estruturante reconhece a existência de identidade entre a norma jurídica e o texto normativo.

E) No método jurídico, o papel do intérprete resume-se a descobrir o verdadeiro significado da norma, o seu sentido e, assim, atribui-se grande importância ao texto da norma.


GOVERNANÇA E GESTÃO

FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 31
Para Maximiano (2011), duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho: eficiência e eficácia. Eficácia indica que a organização realiza seus objetivos. Eficiência indica que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. 

De acordo com o autor, podemos definir eficiência como:

I. A capacidade de resolver problemas.
II. O grau de realização dos objetivos.
III. O uso econômico dos recursos.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 32
Max Weber, ao apresentar os conceitos de burocracia, demonstra pontos relevantes para esse desenvolvimento pessoal. De acordo com Santiago (2011), alguns desses pontos são: tarefas orientadas por tarefas escritas, sistematização da divisão do trabalho, cargos estabelecidos de forma hierarquizada. Da mesma maneira, como consequência humana, surgem distorções ao burocratismo, conforme Santiago.

Assinale a alternativa que NÃO representa uma distorção ao burocratismo. 

A) Problema de poder.
B) Fenômenos de coisificação.
C) Processo decisório obscuro.
D) Profissionalização dos participantes.
E) Resiste à mudança e à história.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 33
Para Odete Medauar, no livro Direito Administrativo Moderno (2018), a Administração Pública, como objeto precípuo do direito administrativo, encontra-se inserida no Poder Executivo. Ela pode ser considerada tanto sob o ângulo funcional, como sob o ângulo organizacional. De acordo com a autora: 

I. A Administração Pública significa um conjunto de atividades do Estado que auxiliam as instituições políticas de cúpula no exercício de funções de governo, que organizam a realização das finalidades públicas postas por tais instituições e que produzem serviços, bens e utilidades para a população.

II. Os órgãos públicos ou órgãos administrativos são unidades de atuação, que englobam um conjunto de pessoas e meios materiais ordenados para realizar uma atribuição predeterminada no âmbito do Poder Público.

III. No ordenamento brasileiro, pode-se dizer que a hierarquia é vínculo que ocorre entre órgãos da Administração direta ou no interior de cada entidade da Administração indireta.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 34
A Lei nº 14.129/2021 define, em seu art. 1º, sobre os princípios, regras e instrumentos para o aumento da eficiência da administração pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão. Esta Lei aplica-se:

I. Aos órgãos da administração pública direta federal, abrangendo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público da União.

II. A empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que não prestem serviço público. 

III. Às entidades da administração pública indireta federal, incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que prestem serviço público, autarquias e fundações públicas.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 35
Na prestação digital dos serviços públicos, que trata a Lei nº 14.129/2021, deixa claro, em seu Art. 24, que os órgãos e as entidades responsáveis pela prestação digital de serviços públicos deverão, no âmbito de suas competências:

I. Monitorar e implementar ações de melhoria dos serviços públicos prestados, com base nos resultados da avaliação de satisfação dos usuários dos serviços.

II. Integrar os serviços públicos às ferramentas de notificação aos usuários, de assinatura eletrônica e de meios de pagamento digitais, quando aplicáveis.

III. Eliminar, inclusive por meio da interoperabilidade de dados, as exigências desnecessárias ao usuário quanto à apresentação de informações e de documentos comprobatórios prescindíveis.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 36
Liderança, para Cintra e Dalbem (2016), é a interação entre dois ou mais membros de um grupo que, com frequência, envolve a estruturação ou reestruturação da situação e das percepções e expectativas dos membros. Conforme as autoras, Chiavenato (2014) aponta a pesquisa de Kurt Lewin, em 1930, na Universidade de Iowa, como o primeiro estudo acerca dos estilos de liderança. Foram definidos três estilos de liderança: 

I. Liderança liberal ou laissez-faire: dá total liberdade aos colaboradores, exercendo participação mínima nas decisões da equipe, ou regulando as ações do grupo.

II. Liderança autocrática: o líder esboça suas ideias e as expõe aos colaboradores, incentivando todos a participarem das decisões, conduzindo e orientando a equipe.

III. Liderança democrática: poder centralizado no líder, que toma todas as decisões e as impõe aos colaboradores, que devem acatar sem questionar.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 37
Stephen P. Robbins, em seu livro Comportamento Organizacional (2005), define motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Para o autor, os elementos-chave dessa definição são:

I. Intensidade.
II. Direção.
III. Persistência.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 38
De acordo com Robbins (2005), uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais. Para o autor, os fatores contextuais que parecem estar mais significativamente relacionados ao desempenho das equipes são, EXCETO: 

A) Da presença de recursos adequados.
B) Da desconfiança.
C) Da liderança eficaz.
D) Do clima de confiança.
E) Do sistema de avaliação de desempenho e de recompensas.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 39
O Art. 45 da Lei nº 14.129/2021, que trata dos laboratórios de inovação, define as seguintes diretrizes, com EXCEÇÃO da:

A) Colaboração interinstitucional e com a sociedade.
B) Promoção e experimentação de tecnologias fechadas e pagas.
C) Foco na sociedade e no cidadão.
D) Fomento à participação social e à transparência pública.
E) Incentivo à inovação.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 40
A Lei Federal nº 8.987/1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, define que toda concessão de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública, será objeto de prévia licitação, nos termos da legislação própria e com observância dos princípios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critérios objetivos e da vinculação ao instrumento convocatório. O art. 15 define que, no julgamento da licitação, será considerado um dos seguintes critérios, a EXCEÇÃO

A) do menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado. 

B) da melhor oferta de pagamento pela outorga após qualificação de propostas técnicas. 

C) da menor oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concessão. 

D) da melhor proposta técnica, com preço fixado no edital.

E) da melhor proposta em razão da combinação dos critérios de menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado com o de melhor técnica.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 41
A concessão é extinguida, de acordo com o Art. 35 da Lei Federal nº 8.987/1995, por:

A) Advento do termo contratual.
B) Encampação.
C) Caducidade.
D) Competitividade.
E) Falência.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 42
De acordo com Carranza (apud Di Pietro, 2018), Administração Pública em sentido subjetivo (formal) é o conjunto de entes (pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos) que tem a incumbência de exercer uma das funções do Estado: a função administrativa, ou seja, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do governo. Para o autor, no Brasil existiram basicamente as seguintes formas de administrar o Estado, quais sejam:

I. A administração patrimonialista.
II. A burocracia.
III. A administração gerencial.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 43
A Lei Federal nº 11.079/2004 institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. O Art. 14 define que será instituído, por decreto, o órgão gestor das parcerias público-privadas federais, com competência para, EXCETO:

A) Definir os serviços prioritários para execução no regime de parceria público-privada.

B) Disciplinar os procedimentos para celebração desses contratos.

C) Autorizar a abertura da licitação e aprovar seu edital.

D) Menor valor da contraprestação a ser paga pela Administração Pública. 

E) Apreciar os relatórios de execução dos contratos.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 44
O Art. 5º da Lei Federal nº 11.079/2004 dispõe sobre as cláusulas dos contratos de parceria público-privada que atenderão ao disposto no Art. 23 da Lei nº 8.987/1995, no que couber, e devendo também prever:

I. O prazo de vigência do contrato, compatível com a amortização dos investimentos realizados, não inferior a 5 (cinco), nem superior a 35 (trinta e cinco) anos, incluindo eventual prorrogação.

II. As penalidades aplicáveis à Administração Pública e ao parceiro privado em caso de inadimplemento contratual, fixadas sempre de forma proporcional à gravidade da falta cometida, e às obrigações assumidas.

III. A repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 45
Para os autores Megginson, Mosley e Pietri (1998), o processo de tomada de decisão nas organizações pode ser descrito nas seguintes etapas, EXCETO:

A) Reconhecimento e identificação do problema.

B) Elaboração de possíveis alternativas de ação.

C) Elaboração das vantagens e desvantagens de cada alternativa elaborada.

D) Escolha da pior alternativa e sua implementação.

E) Avaliação dos resultados da tomada de decisão.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 46
Podemos definir conflito como um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante (ROBBINS, 2005). Para o autor, é necessário identificar os tipos de conflitos. Assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Conflito de tarefa.
2. Conflito de relacionamento.
3. Conflito de processo.

Coluna 2
( ) Se refere às relações interpessoais.
( ) Relaciona-se à maneira como o trabalho é realizado. 
( ) Está relacionado ao conteúdo e aos objetivos do trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) 1 – 2 – 3.
B) 1 – 3 – 2.
C) 2 – 3 – 1.
D) 2 – 1 – 3.
E) 3 – 1 – 2.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 47
As agências reguladoras são pessoas jurídicas de direito público interno, organizada quase sempre na forma de autarquia especial, cuja missão é regular e/ou fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada, zelando pela manutenção da qualidade na prestação dos serviços. Durante a pandemia que assolou o mundo, uma agência reguladora teve papel relevante no Brasil na aprovação das vacinas referente ao SARS-CoV-2 (conhecido como COVID-19). Sua sigla é:

A) ANAC.
B) ANVISA.
C) ANEEL.
D) ANTT.
E) ANTAQ.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 48
As pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que tenham sido constituídas e que se encontrem em funcionamento regular há, no mínimo, 3 (três) anos podem qualificar-se como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). São pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que não distribuam, entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores, eventuais excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e que os aplica integralmente na consecução do respectivo objeto social. NÃO são passíveis de qualificação como uma OSCIP:

I. Os sindicatos, as associações de classe ou de representação de categoria profissional.

II. As instituições religiosas ou voltadas para a disseminação de credos, cultos, práticas e visões devocionais e confessionais.

III. As organizações partidárias e assemelhadas, inclusive suas fundações.

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 49
A governança pública é um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e a prestação de serviços de interesse da sociedade. A sua implementação, na gestão pública, precisa ter como base alguns princípios, de modo a tornar o processo mais confiável e aderente às boas práticas do setor público. São princípios de governança pública, EXCETO:

A) Capacidade de resposta.
B) Ocultação das informações.
C) Integridade.
D) Confiabilidade.
E) Prestação de contas e responsabilidade.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 50
A higiene do trabalho ou higiene ocupacional está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental das pessoas, e com as condições de bem-estar delas (CHIAVENATO, 2014). Para o autor, os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com o ambiente físico, com o ambiente psicológico, com a aplicação de princípios de ergonomia e com a saúde ocupacional. Fazem parte do ambiente físico, EXCETO:

A) Iluminação.
B) Temperatura.
C) Relacionamentos.
D) Ventilação.
E) Ruídos.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 51
Com base no PMBOK ─ Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, do Project Management Institute (PMI). Assinale a alternativa correta em relação a quais são as fases do Ciclo de Vida do projeto.

A) Iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

B) Estudo, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

C) Aprovação, planejamento, execução e monitoramento e controle.

D) Iniciação, orçamento, execução, controle e encerramento.

E) Estudo, planejamento, execução, monitoramento e encerramento.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 52
Um gerente de projeto pode utilizar o(a) _____________________ para garantir que a equipe saiba claramente qual o trabalho incluído em cada uma de suas tarefas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

A) escopo do trabalho do projeto
B) dicionário da EAP
C) termo de abertura do projeto
D) EAP do projeto
E) matriz de responsabilidade do projeto


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 53
É correto afirmar sobre um projeto com valor planejado menor do que o custo real:

A) O projeto está acima do custo orçado. 

B) O projeto está abaixo do custo orçado.

C) O projeto está atrasado.

D) O projeto está cumprindo o seu cronograma.

E) Estas informações são insuficientes para conclusões sobre o projeto.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 54
Dentre as estruturas de PMO em organizações, qual das opções abaixo descreve a estrutura que possui um nível de controle alto nos projetos? 

A) Controle e Diretivo.
B) Suporte e Diretivo.
C) Suporte e Controle.
D) Balanceado e Controle.
E) Controle balanceado.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 55
Qual das alternativas abaixo NÃO é considerada um método ágil?

A) Kanban.
B) Scrum.
C) Extreme programing (XP).
D) PMBOK®.
E) Lean.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 56
De acordo com o Guia do Scrum (Scrum.org), como é constituído um Time Scrum?

A) Product Owner, Scrum Master e Developers.

B) Project Manager, Agile Master e Administrator.

C) System Engineer, DevOps e Data Base Administrator.

D) Agile coordinator, Scrum e Lean.

E) Sprint, Portfolio manager e Stakeholders.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 57
Sprints são o coração do Scrum. De acordo com o Guia do Scrum, qual é a duração máxima de uma Sprint?

A) 7 horas.
B) 3 dias.
C) 5 dias.
D) 2 semanas.
E) 4 semanas.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 58
O propósito da ________________ é inspecionar o resultado da Sprint e determinar as adaptações futuras. O Scrum Team apresenta os resultados de seu trabalho para os principais stakeholders e o progresso em direção a Meta do Produto é discutido.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

A) Definição de pronto
B) Sprint Review
C) Sprint Retrospective
D) Meta do produto
E) Sprint backlog


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 59
Lançado em 2004, o Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil. Considerando a informação acima, assinale a alternativa que apresenta o órgão do Governo Federal responsável pela manutenção das informações contidas no Portal da Transparência.

A) Ministério da Economia.

B) Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto.

C) Ministério do Planejamento.

D) Controladoria-Geral da União.

E) Nenhuma das alternativas.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 60
Quantos são os níveis de compartilhamento de dados definidos pelo Decreto nº 10.046/2019, que dispõe sobre a governança no compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal e institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados?

A) 2.
B) 3.
C) 5.
D) 6.
E) 7.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 61
De uma forma geral, um(a) _______________ é um software que funciona como um livro-razão distribuído pelos nós de uma rede. O que distingue esse livro-razão dos bancos de dados ou softwares tradicionais é a sua natureza de resistência à adulteração, pois a alteração dos dados de um bloco requer a manipulação de todos os outros blocos anteriores.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

A) Transformação digital
B) Contrato inteligente
C) Registro imutável
D) Blockchain
E) Repositório compartilhado


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 62
“Foi identificado na noite de sexta-feira (13/8) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional. As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada”. Em relação ao texto, é correto afirmar, sobre um ataque ransomware, que:

A) É um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas (como em um sequestro) para que o acesso possa ser restabelecido, o que torna praticamente impossível o rastreamento do criminoso que pode vir a receber o valor.

B) É um tipo de cavalo de troia (trojan) que dá ao invasor o acesso ao sistema infectado e lhe permite um controle remoto. Com essas permissões, o cibercriminoso consegue abrir, modificar e deletar arquivos, executar programas, instalar softwares maliciosos e enviar e-mails em massa.

C) É um método dentro da linha de engenharia social que se aproveita da confiança depositada por um usuário para roubar seus dados. O cibercriminoso se passa por uma pessoa ou instituição legítima para enganar o usuário.

D) Neste tipo de ataque, o hacker simula um programa legítimo, de modo que o usuário faz o login e armazena suas informações, que poderão ser utilizadas pelo atacante.

E) É uma expressão da língua inglesa que significa “espiar sobre os ombros”. Sendo assim, não se trata de uma tecnologia ou ferramenta, mas sim um ato de olhar a tela de um usuário enquanto ele acessa dados sigilosos.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 63
De acordo com o Guia da Política de Governança Pública (Casa Civil da Presidência da República – 2018), qual das alternativas abaixo, NÃO representa um dos Princípios e Diretrizes de Governança?

A) Capacidade de resposta.
B) Auditável.
C) Confiabilidade.
D) Melhoria regulatória.
E) Prestação de contas e responsabilidade.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 64
O(a) ______________________________ estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

A) Lei Geral de Proteção de Dados
B) Agência Nacional de Telecomunicações
C) Marco Civil da Internet
D) Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto
E) Ministério da Defesa


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 65
Desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Kit de Ferramentas Design Thinking aplicado ao Serviço Público, define Design Thinking como “um modelo mental, uma abordagem prática para solucionar problemas complexos por meio de um olhar humano”.

De acordo com este Kit, assinale a alternativa abaixo que NÃO faz parte das etapas da abordagem do Design Thinking, aplicado ao contexto do Serviço Público.

A) Entender.
B) Definir.
C) Estudar.
D) Imaginar.
E) Testar.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 66
O Kit de Ferramentas Design Thinking aplicado ao Serviço Público define seus principais valores. Quais são eles? 

A) Liderança, Comunicação e Transparência.
B) Empatia, Colaboração e Experimentação.
C) Cooperação, Experimentação e Liderança.
D) Transparência, Colaboração e Experimentação.
E) Nenhuma das alternativas.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 67
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma ferramenta definida pelo Kit de Ferramentas Design Thinking aplicado ao Serviço Público?

A) Desk Research.
B) Etimologia do Serviço.
C) Observação do Serviço.
D) Jornada do Usuário.
E) Matriz de Responsabilidades.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 68
Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei Federal nº 13.709/2018), são considerados Agentes de Tratamento:

I. Encarregado.
II. Controlador.
III. Executor.
IV. Operador.

Quais estão corretos?

A) Apenas I e II.
B) Apenas I e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II e IV.
E) Apenas III e IV.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 69
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é um órgão vinculado:

A) À Agência Brasileira de Inteligência.
B) Ao Ministério da Justiça.
C) À Presidência da República.
D) Às Organizações Internacionais.
E) Ao Congresso Nacional.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 70
De acordo com a LGPD (Lei Federal nº 13.709/2018), os agentes de tratamento de dados, em razão das infrações cometidas às normas previstas nesta Lei, ficam sujeitos às seguintes sanções administrativas aplicáveis pela autoridade nacional:

- Advertência.
- Multa simples.
- Multa diária.
- Publicização da infração.
- Bloqueio dos dados pessoais.

Com relação às sanções administrativas previstas pela LGPD, qual o valor máximo a ser aplicado para uma multa simples?

A) R$ 30.000,00.
B) R$ 70.000,00.
C) R$ 10.000.000,00.
D) R$ 50.000.000,00.
E) A Lei não estabelece valor máximo para multas simples.

 
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO

FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 71
A Lei nº 4.320/1964 estabelece que um dos nossos instrumentos de planejamento, em forma de lei, deve conter a discriminação da receita e despesa, pelos seus totais – vedadas quaisquer deduções, de forma a evidenciar a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade. Esse instrumento é o que se denomina de:

A) Diretrizes Orçamentárias.
B) Orçamento Anual.
C) Plano Anual de Investimentos.
D) Plano Plurianual de Investimentos.
E) Programa Plurianual do Governo.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 72
Entre tantos modelos de orçamento, temos aquele voltado para a avaliação e a tomada de decisão sobre despesas, segundo o qual as ações, ou parte delas, de um programa governamental constituem unidades de decisão cujas necessidades são avaliadas em Pacotes de Decisão. Estes, por sua vez, constituem documento que identifica e descreve uma atividade específica de modo que a administração possa avaliá-la e priorizá-la em relação a outras atividades que concorram para a obtenção de recursos limitados e decidir aprová-la ou rejeitá-la. Portanto, entre os vários conceitos dessa metodologia, o principal, que a caracteriza, é o de Pacotes de Decisão. Esse modelo é conhecido como orçamento:

A) Base Zero.
B) De Desempenho.
C) Estratégico.
D) Programa.
E) Tradicional.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 73
Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, um dos chamados instrumentos de Planejamento deve conter a avaliação dos passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem. Essa avaliação deve constar no:

A) Anexo de riscos fiscais, que integra a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

B) Anexo de metas fiscais, que integra a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

C) Anexo de metas fiscais, que integra a Lei do Plano Plurianual.

D) Anexo de riscos fiscais, que integra a Lei do Plano Plurianual.

E) Comunicado do Poder Executivo, que integra a Lei do Orçamento Anual.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 74
Uma das origens das receitas correntes é a tributária. Na classificação da receita orçamentária por categoria econômica, de adoção compulsória a todos os entes federados, temos várias espécies de receita tributária, entre elas, podemos citar a Contribuição: 

A) De Melhoria. 
B) Para Custeio da Iluminação Pública. 
C) Para Entidades Privadas de Serviço Social e de Formação Profissional. 
D) Econômica. 
E) Social.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 75
As despesas orçamentárias, dentro da respectiva categoria econômica, podem se classificar como Inversões Financeiras. Por exemplo, classifica-se como Inversão Financeira, a despesa orçamentária com:

I. Aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização.

II. Aquisição de títulos representativos do capital de empresa já constituída, quando a operação não importe aumento do capital.

III. Constituição ou aumento do capital de empresa que não seja de caráter comercial ou financeiro.

Quais estão corretos?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas I e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 76
Analise as assertivas a seguir, que versam sobre as disposições da Lei nº 4.320/1964 sobre a receita orçamentária, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

( ) Nenhum tributo pode ser exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nenhum tributo pode ser cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária.

( ) Ressalvado o ingresso decorrente de emissão de papel moeda e outras entradas compensatórias no ativo, são classificadas como receita orçamentária todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito por antecipação da receita.

( ) São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.

( ) Uma vez que haja justificativa da autoridade administrativa, pode ser feita a compensação da obrigação de recolher rendas ou receitas com direito creditório contra a Fazenda Pública.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) F – V – F – F – V.
B) F – F – F – V – V.
C) V – F – F – V – F.
D) V – F – V – F – F.
E) V – V – V – F – F.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 77
No que se refere às normas relativas à criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, conforme definido na Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual – LRF-E (Lei Complementar nº 14.836/2016), analise as assertivas a seguir:

I. A geração de despesa ou assunção de obrigação que não atenda ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual será considerada não autorizada, irregular e lesiva ao patrimônio público.

II. As normas se aplicam aos três poderes do Estado, ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, além das fundações públicas e autarquias.

III. O processo relativo à criação, à expansão ou ao aperfeiçoamento da ação governamental, como referido, deve ser acompanhado da estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos 2 (dois) subsequentes.

IV. Constituição ou aumento do capital de empresa que não seja de caráter comercial ou financeiro.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e IV.
E) Apenas I e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 78
Toda ação do governo está estruturada em programas, orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual (PPA) para o período de quatro anos. Na regulamentação da matéria, a Portaria MOG nº 42/1999 definiu, entre outras regras, as seguintes:

I. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios estabelecerão, em atos próprios, suas estruturas de programas, códigos e identificação.

II. Nas leis orçamentárias e nos balanços dos estados, municípios e Distrito Federal, as ações serão identificadas em termos de funções, subfunções, projetos, atividades e operações especiais. Na União, a identificação poderá ser feita apenas em termos de projetos e atividades.

III. Operações Especiais são as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas I e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 79
O ciclo orçamentário, evidentemente, é vinculado ao plano plurianual, todavia é um processo que, em termos de orçamento, propriamente dito, renova-se anualmente, passando por uma sequência de fases ou etapas. De acordo com as regras atuais, em relação ao ciclo orçamentário, é correto afirmar que:

A) Além da previsão da receita e da fixação da despesa, a Lei do Orçamento Anual também pode conter autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

B) É sempre de iniciativa do Poder Executivo a Lei do Orçamento Anual, já a Lei de Diretrizes Orçamentárias é de iniciativa do Poder Legislativo.

C) Mesmo durante a execução da lei orçamentário, o Poder Executivo já deve prestar contas à sociedade, exemplo disso é a publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, que, por força da Lei de Responsabilidade Fiscal, deve ocorrer semestralmente, até trinta dias após o encerramento de cada semestre.

D) No âmbito estadual, o controle externo de que trata a constituição está a cargo do Tribunal de Contas do Estado, que examina e julga as contas do Governo do Estado.

E) O controle da execução do orçamento não compõe o ciclo orçamentário, já que ele ocorre somente após o encerramento do exercício financeiro e da elaboração dos respectivos balanços.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 80
A autorização legislativa para a realização da despesa constitui crédito orçamentário, que poderá ser inicial ou adicional. A respeito dos créditos adicionais, está correto afirmar que:

A) A abertura de créditos adicionais especiais e extraordinários depende da existência de recursos disponíveis e deve ser precedida de exposição justificada.

B) A Lei nº 4.320/1964 regulamenta que os créditos adicionais suplementares devem ser abertos por decreto do poder executivo e após submetidos ao poder legislativo correspondente.

C) Classificam-se como especiais, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

D) Conforme determina a Lei nº 4.320/1964, os créditos suplementares e especiais serão abertos por decreto do poder executivo, dependendo de prévia autorização legislativa.

E) Os créditos adicionais destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica são classificados como suplementares.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 81
No Relatório de Gestão Fiscal do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul, referente ao segundo quadrimestre de 2021, publicado pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, constou como Receita Corrente Líquida Ajustada, base de cálculo dos limites (máximo, prudencial e de alerta) da despesa com pessoal, a importância de R$ 51.058 milhões.

Tendo em vista os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, conclui-se que, no mesmo Relatório, a título de Limite Prudencial, constou o valor de R$: (Na publicação referida no enunciado constam os valores em reais; aqui foram utilizados milhões de reais, arredondados, para simplificar os cálculos).

A) R$ 20.019 milhões.
B) R$ 22.517 milhões.
C) R$ 23.767 milhões.
D) R$ 27.571 milhões.
E) R$ 30.635 milhões.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 82
Analise as assertivas a seguir sobre as vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal para as transferências voluntárias:

I. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observar os requisitos essenciais da gestão fiscal, quais sejam: a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

II. É vedada a transferência voluntária se não houver dotação orçamentária específica, bem como é vedada a utilização de recursos transferidos em finalidade diversa da pactuada.

III. É vedado ao Estado efetuar transferência voluntária para municípios destinada ao pagamento de despesas de pessoal inativo e pensionista, permitida para pessoal ativo desde que eventual.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas I e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 83
Mensalmente o Estado do Rio Grande do Sul transfere aos municípios gaúchos parte de sua receita tributária. Nessa repartição constitucional, estão o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) e o imposto do sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).

O valor do ICMS é distribuído aos municípios de acordo com os critérios legais pré-estabelecidos. A parcela do IPVA é destinada aos municípios em que os respectivos veículos foram licenciados. Os percentuais de sua arrecadação distribuídos pelo Estado aos municípios, de ICMS e IPVA são, respectivamente:

A) 2,5% e 50%.
B) 2,5% e 75%.
C) 17,5% e 25%.
D) 25% e 17,5%.
E) 25% e 50%.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 84
A receita e a despesa pública passam por diversos estágios, alguns deles repercutem contabilmente no patrimônio, outros não. Entre os estágios de realização normal da receita e da despesa pública que necessitam de registro na contabilidade (patrimonial), ou seja, que necessariamente afetam o ativo ou passivo da entidade pública, estão os seguintes:

A) Lançamento e Liquidação.
B) Arrecadação e Empenho.
C) Previsão e Fixação.
D) Previsão e Liquidação.
E) Recolhimento e Empenho.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 85
Analise as assertivas a seguir a respeito do exercício financeiro do setor público e respectivas receitas e despesas:

I. De acordo com a Lei nº 4.320/1964, o exercício financeiro coincide com o ano civil, exceto nos casos de calamidade pública, quando o exercício poderá ser estendido por até quatro meses.

II. Pertencem ao exercício financeiro as despesas nele empenhadas, e devem ser inscritas em Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas dentro do exercício.

III. Pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, portanto, as receitas apenas lançadas, mas não arrecadadas dentro do exercício não afetam a situação líquida patrimonial do respectivo ente público.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas I e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 86
O processo de planejamento pode envolver a construção de planos, programas e projetos, instrumentos que se diferenciam no detalhamento das operações para sua execução. 

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à definição e características de plano, programa e projeto. 

A) O plano é um instrumento mais abrangente que programa ou projeto.

B) Um projeto auxilia no alcance dos objetivos de um programa.

C) Um plano pode apresentar diagnósticos que demonstrem a identificação dos problemas públicos.

D) O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA é um exemplo de plano.

E) Um programa auxilia no alcance de metas de políticas públicas.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 87
A Constituição Federal de 1988 definiu o atual modelo do ciclo orçamentário ao instituir três leis que são propostas pelo Poder Executivo. São elas:

A) Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; Lei Orçamentária Anual – LOA.

B) Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; Lei de Responsabilidade Fiscal –LRF.

C) Lei Orçamentária Anual – LOA; Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF; Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

D) Plano Plurianual – PPA; Lei Orçamentária Anual – LOA; Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

E) Plano Plurianual – PPA; Lei Orçamentária Anual – LOA; Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 88
Com base no Plano Plurianual (PPA), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 

( ) O PPA estabelece de forma regionalizada diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos.

( ) O PPA estabelece de forma regionalizada diretrizes, objetivos e metas para um período de dois anos.

( ) O PPA poderá ser revisto por Lei, quando necessário.

( ) O PPA compreende o período iniciado no exercício financeiro referente ao segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e vigora até o final do exercício financeiro do primeiro ano do mandato subsequente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) V – F – F – F.
B) F – V – V – F. 
C) V – V – F – V. 
D) F – F – F – F. 
E) V – F – V – V.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 89
O Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179/1998, a Consulta Popular. Sobre ela, analise as assertivas abaixo:

I. Através da consulta popular a população auxilia na definição de parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. 
II. A consulta popular é realizada uma vez a cada quatro anos.
III. A consulta popular é realizada anualmente.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas I e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 90
Em ‘Políticas públicas: seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integral’, Howlett, Ramesh e Perl (2013) apresentam o método aplicado de resolução de problemas do processo políticoadministrativo, que auxilia no esclarecimento dos diferentes papéis desempenhados no processo pelos atores, instituições e ideias relacionados à política. Relacione as resoluções aplicadas de problemas na Coluna 1 aos estágios referentes ao ciclo de políticas públicas na Coluna 2.

Coluna 1
1. Escolha da solução.
2. Monitoramento dos resultados.
3. Propostas de solução.
4. Reconhecimento do problema.
5. Efetivação da solução.

Coluna 2
( ) Montagem da agenda.
( ) Formulação da política.
( ) Tomada de decisão política.
( ) Implementação da política.
( ) Avaliação da política.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 4 – 3 – 1 – 5 – 2.
B) 2 – 3 – 1 – 4 – 5.
C) 4 – 2 – 5 – 1 – 3.
D) 1 – 2 – 3 – 4 – 5. 
E) 4 – 1 – 3 – 2 – 5.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 91
Segundo Lowi (1964), as políticas públicas podem ser divididas em 4 categorias: distributivas, regulatórias, redistributivas e constitutivas. Usando a tipologia de Lowi, é possível afirmar que é um exemplo de política regulatória:

A) Proibição de fumo em estabelecimentos fechados.

B) Cotas para o ensino superior.

C) Direito ao pagamento de meia-entrada em atividades culturais e esportivas aos estudantes.

D) Programa de transferência de renda.

E) Vacinação prioritária em idosos.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 92
O Plano Diretor, instituído pela Constituição Federal de 1988 e conforme Constituição do Estado do Rio Grande do Sul de 1989, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos objetivos básicos de um Plano Diretor.

A) É obrigatório para municípios que possuam mais de 20 mil habitantes.

B) É um instrumento de planejamento urbano.

C) Tem como objetivo direcionar o ensino público.

D) Visa promover o desenvolvimento local.

E) Objetiva promover melhorias nos territórios.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 93
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), conhecida como LGPD, dispõe sobre o tratamento de dados pessoais e contém normas que devem ser seguidas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Em relação à LGPD, é INCORRETO afirmar que:

A) Possui um capítulo específico para o tratamento de dados pelo Setor Público.

B) Estabelece que as atividades de tratamento de dados pessoais deverão observar princípios de: finalidade; adequação; necessidade; livre acesso; qualidade dos dados; transparência; segurança; prevenção; não discriminação; responsabilização e prestação de contas.

C) Tem entre seus fundamentos o respeito à privacidade.

D) As sanções administrativas previstas entraram em vigor na publicação da Lei.

E) O tratamento de dados pessoais poderá ser realizado pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 94
A avaliação é um instrumento relevante para a melhoria da eficiência do gasto público. Sobre ela, analise as assertivas abaixo:

I. A avaliação ex ante é realizada antes do começo de um programa e a avaliação ex post é realizada durante a execução de um programa ou ao seu final.

II. A avaliação de resultados busca aferir o quanto um programa alcançou seus objetivos.

III. A avaliação processual verifica a existência de nexo causal entre os resultados da implantação do programa e as alterações nas condições sociais da população.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas I e III.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 95
O marco lógico, também conhecido como matriz lógica, busca servir como guia de orientação para o planejamento de projetos. A respeito do marco lógico, é correto afirmar que:

A) É o mesmo que modelo lógico.

B) Auxilia na avaliação de programas.

C) É uma ferramenta de planejamento de projetos.

D) Marco lógico e modelo lógico não possuem características comuns.

E) É uma ferramenta orientada para resultados, buscando auxiliar na avaliação de programas.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 96
Em relação ao Plano Plurianual – PPA e a Lei de Diretrizes orçamentárias, é INCORRETO afirmar que:

A) Tratam-se de instrumentos de planejamento.

B) A responsabilidade de elaboração é do Poder Executivo.

C) São implementados na forma de leis.

D) Compreendem metas e prioridades com previsão orçamentária.

E) São instrumentos de avaliação de programas.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 97
Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento – COREDEs, criados pela Lei nº 10.283/1994, visam o desenvolvimento regional. Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos COREDEs.

A) Os membros dos COREDEs recebem remuneração pelo trabalho desempenhado no Conselho.

B) Possuem como objetivo a promoção do desenvolvimento regional.

C) Entre suas atribuições está a promoção da participação de todos os segmentos da sociedade regional no diagnóstico de suas necessidades e potencialidades, para a formulação e implementação das políticas de desenvolvimento integrado da região.

D) Auxiliam, junto aos Conselhos Municipais de Desenvolvimento – COMUDEs, na organização da consulta à população quanto à destinação de parcela do Orçamento do Estado do Rio Grande do Sul voltada a investimentos de interesse regional.

E) São um fórum de discussão para a promoção de políticas e ações que visam o desenvolvimento regional.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 98
De acordo com Jannuzzi (2017), indicadores oferecem aos gestores uma representação estruturada passível de ser avaliada comparativamente com outras demandas concorrentes. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 

( ) Indicadores de eficiência, eficácia e efetividade são utilizados no processo de formulação de políticas públicas.
( ) Indicador é um instrumento para monitorar a realidade.
( ) Os indicadores sociais não auxiliam nas atividades de planejamento público.
( ) Um indicador social é uma medida usada para quantificar um conceito social abstrato.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) V – V – V – V.
B) F – V – F – V.
C) F – F – F – F. 
D) V – F – F – F. 
E) F – F – V – V.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 99
Sobre o Planejamento Brasileiro, é correto afirmar que:

A) A Constituição Federal de 1988 estabeleceu bases importantes para a retomada de um processo amplo de planejamento.

B) O Plano Plurianual - PPA não necessita planejar adequadamente o que se pretende realizar ao longo de quatro anos.

C) A Lei de Diretrizes Orçamentárias é um instrumento de planejamento individual, sem qualquer vínculo com outros instrumentos.

D) O processo orçamentário não se trata de processo legislativo diferenciado e que trata de matéria específica.

E) A construção de Planos específicos, de saúde, educação, etc., não fazem parte de uma estrutura de planejamento.


FUNDATEC 2022 - QUESTÃO 100
É INCORRETO afirmar que:

A) Uma política pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público.

B) São consideradas políticas governamentais políticas elaboradas e estabelecidas por atores governamentais.

C) O conceito de política pública é único e seguido por todos os autores do tema.

D) A abordagem estadocêntrica considera políticas públicas apenas as que surgem do poder estatal.

E) O ciclo de políticas públicas é uma ferramenta analítica que permite analisar em separado as várias fases de uma política pública.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39562,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,409,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,30,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1080,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,228,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,130,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,13,provas usp,39,provas vestibular,369,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1378,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,89,questão de ciências naturais,117,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7536,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,618,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,319,questão de física,1692,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1475,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2003,questão de informática,179,questão de inglês,1471,questão de jornalismo,168,questão de legislação,246,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3373,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4320,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1575,questão de raciocínio lógico,185,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,197,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23622,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,872,questão urologia,15,questão web design,40,questões,47126,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,856,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão (Concurso SPGG - RS) com Gabarito
Prova Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão (Concurso SPGG - RS) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjDHX4HECQQfJbhZyAMA6w6eKJKSELvHwwrIHddxhbGaE__L18vx7xwHCamiTdsj3FyyjGCW5kVA0PkBmX0DGHH3yw6HBGYxr4kp52154HdIv3miNWw0w9LNqFRX7CK4JyW4mNThC2gK6LXxrkITIH-FjCZ2kIuyOfszEjlmicXetUj03YykIY1Nn09=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjDHX4HECQQfJbhZyAMA6w6eKJKSELvHwwrIHddxhbGaE__L18vx7xwHCamiTdsj3FyyjGCW5kVA0PkBmX0DGHH3yw6HBGYxr4kp52154HdIv3miNWw0w9LNqFRX7CK4JyW4mNThC2gK6LXxrkITIH-FjCZ2kIuyOfszEjlmicXetUj03YykIY1Nn09=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-analista-de-planejamento-orcamento-e-gestao-concurso-spgg-rs-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-analista-de-planejamento-orcamento-e-gestao-concurso-spgg-rs-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo