Prova Tecnologia em Agroindústria ENADE 2010 com Gabarito

Prova Tecnologia em Agroindústria ENADE 2010 com Gabarito
ENEM - Indagação

Prova Tecnologia em Agroindústria ENADE 2010 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
INDAGACAO

ENADE 2010: A atividade de água é um dos fatores que afeta a velocidade das principais reações responsáveis pela alteração dos alimentos. Observando a figura acima, julgue os itens a seguir.

I. Alimentos com atividade de água inferior a 0,6, como doces, chocolate, leite em pó, bolachas e batatas fritas, são considerados microbiologicamente estáveis.

II. As reações de escurecimento enzimático e não enzimático são favorecidas em atividades de água acima de 0,8.

III. A oxidação lipídica é inibida em atividade de água acima de 0,4.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II, e III.


QUESTÃO 12
ENADE 2010: Apesar de o Brasil estar entre os primeiros países na produção mundial de café, o status do produto brasileiro não é tão grande quanto o seu volume de exportações. O consumo de café é fortemente ligado ao prazer do consumo, às suas qualidades nutricionais e à associação da bebida à cultura, à classe e ao requinte. Nesse sentido, as ações que podem agregar valor ao café brasileiro incluem

I. rastreabilidade e incorporação de serviços, pois os cafés especiais no Brasil são vendidos no mercado interno e externo em embalagens que trazem um selo de qualidade com informações que garantem ao comprador conhecer a origem do grão.

II. investimento em produtos especiais, como cafés gourmet. Para obter um café especial, são necessários cuidados diferenciados na colheita, secagem e torrefação dos grãos.

III. melhoramento da qualidade do café por meio do acompanhamento e separação dos grãos. Para formar lotes segregados, é preciso separar os frutos cereja dos verdes e secos, que dão diferentes características à bebida.

IV. aplicação de melhorias na colheita seletiva e na pós-colheita, para produção de um café de qualidade, conseguindo, assim, remuneração melhor para o produto, pois a qualidade é diferencial de preço.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 13
ENADE 2010: Por meio do processamento adequado do tomate podem ser originados inúmeros produtos, alguns dos quais são de elevado consumo no Brasil. Assim, a partir do tomate quebrado pode-se obter tomate seco, Suco, purê, polpa concentrada, extrato, catchup, molhos culinários diversos e tomate em pó. No caso do processo produtivo do tomate seco, a qualidade final do produto e a vida útil podem ser melhoradas com a utilização da desidratação osmótica e uso de antioxidantes.
CAMARGO, G. À Processo produtvo de tomate seco: 
novas tecnologias. Manual técnico, 200 (com adaptações).

Considerando o texto acima, a desidratação osmótica do tomate refere-se à alteração no(a)

A) pH
B) barreira biológica.
C) atividade de água.
D) atmosfera gasosa.
E) potencial de oxirredução.


QUESTÃO 14
ENADE 2010: A introdução de óleo vegetal na cadeia produtiva do biocombustível no Brasil permite prever o aumento da oferta de fibras vegetais resultantes da extração do óleo. Considerando a alimentação animal como elo entre a produção de biodiesel e a pecuária, pode-se pensar em utilizar os subprodutos, visando aumentar a produtividade e diminuir a emissão de gases de efeito estufa pelos animais, gerando créditos de carbono. Resultados mostraram que a substituição total do farelo de soja por tortas de algodão, dendê, mamona e pinhão manso ocasionou menor produção total de gases.
ABDALA et sl. Rev. Bras. Zootec. 2008, v.37, supl.esp.. p. 260:268 (com adaptações).

Considerando as informações do texto, conclui-se que o biodiesel

A) pode ser produzido de matéria-prima vegetal ou animal. Essa é a razão pela qual os autores mencionam o “elo entre a produção de biodiesel e a pecuária”.

B) produzido por meio de processo químico de transformação do óleo gerará ácidos graxos como subprodutos.

C) proveniente somente da fração oleosa da matéria-prima gerará resíduos que podem integrar a alimentação de animais.

D) produzido de soja gera menos efeito estufa do que se produzido de algodão, dendê, mamona e pinhão.

E) poderia sofrer rancificação hidrolítica, pois os óleos que podem ser usados na produção, como os de Soja ou mamona, possuem instaurações.


QUESTÃO 15
ENADE 2010: O aumento da demanda por came suína para atender o mercado faz com que as indústrias alimentícias invistam em tecnologias capazes de agregar valor aos produtos para aproveitamento máximo da matéria-prima.

A industrialização toma-se uma alternativa para o escoamento dos produtos, além de proporcionar um aumento da vida útil dos mesmos, como no caso dos processados cárneos, em que se destacam as cames Curadas, as linguiças, as salsichas, os apresuntados e os presuntos. Na obtenção desses produtos,

A) é usado o cloreto de sódio para dar sabor, melhorar a textura e aumentar a pressão osmótica.

B) são usados os polifosfatos para diminuírem a capacidade de retenção de água (CRA) pelas proteínas.

C) são usados os açúcares para promoverem sabor e cor aos produtos pela reação de caramelização.

D) são usados os nitratos e nitratos para reduzirem a atividade de água, evitando a contaminação microbiana.

E) é usada a proteína texturizada de soja, de baixo teor de gordura, para aumentar o valor nutricional do produto.


QUESTÃO 16
ENADE 2010: Avalie as asserções a seguir.

A aplicação do calor é um dos métodos mais empregados para aproveitamento do tomate ao longo do ano na forma de polpas, purês e extratos, sendo suficiente o emprego de pasteurização para conservação e segurança microbiológica do produto.

PORQUE

A tolerância dos microrganismos ao tratamento térmico decresce com a diminuição do pH, além de a alta acidez do tomate impedir tanto o desenvolvimento de Clostridium botulinum, como a produção da toxina botulínica elaborada por ele.

Em relação a essas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 17
ENADE 2010: Uma agroindústria processa frutas e hortaliças para produção de geleias, frutas desidratadas e conservas de pepinos e picles. Joaquim, tecnólogo em agroindústria, é consultado para implantar o laboratório de controle de qualidade com o objetivo de realizar análises que assegurem a estabilidade microbiológica dos produtos.

Considerando a situação hipotética apresentada, as análises físico-químicas que Joaquim deve realizar para a geleia, as frutas desidratadas e as conservas vegetais são, respectivamente,

A) umidade e ºBrix; umidade e pH; acidez titulável e vácuo no headspace da embalagem.

B) concentração de açúcar e pH; cor e atividade de água; ºBrix e acidez titulável.

C) core umidade em base seca; textura e atividade de água; acidez titulável e pH.

D) pH e ºBrix; umidade e atividade de água; pH e vácuo no headspace da embalagem.

E) textura e umidade em base seca; umidade e ºBrix; acidez titulável e pH.


QUESTÃO 18
ENADE 2010: O Brasil é o maior produtor e o maior consumidor mundial de palmito. Segundo dados do IBGE, desde o ano de 2000 a produção de conservas com matéria-prima proveniente de áreas cultivadas vem superando a de origem extrativista. Além desse fator fundamental relacionado ao aspecto ambiental, para garantir a inocuidade e segurança microbiológica da conserva de palmito, é recomendável

A) manter o vácuo na embalagem para impedir o desenvolvimento do Clostridium botulinum.

B) manter o pH da conserva inferior a 4,5 para evitar multiplicação de Clostridium botulinum e produção de toxina.

C) orientar o consumidor a ferver a conserva pouco antes do consumo para destruição do esporo do Clostridium botulinum.

D) submeter o palmito a branqueamento para eliminação dos esporos de Clostridium botulinum.

E) adicionar carbonato de cálcio para correção do pH e destruição da toxina botulínica.


QUESTÃO 19
ENADE 2010: Nos últimos anos, vários pesquisadores brasileiros vêm estudando o aproveitamento de resíduos, como as cascas de frutas, gerados pelas agroindústrias para a produção de alimentos ou ingredientes. Uma das alternativas é a elaboração de produtos obtidos à partir do pedúnculo de caju. Lima (2008) mostrou o comparativo entre os parâmetros físico-químicos dos hambúrgueres feitos com came bovina e os feitos com pedúnculo do caju.

INDAGACAO

Considerando os dados da tabela apresentada, avalie as afirmações que se seguem.

I. O hambúrguer feito com came bovina possui acidez maior do que o feito com o pedúnculo de caju.

II. Os hambúrgueres elaborados à base do pedúnculo de caju apresentaram valores calóricos inferiores aos produzidos com came bovina.

III. O baixo teor de proteína já era esperado no hambúrguer feito com pedúnculo de caju quando comparado ao de came, pois frutos não são tipicamente fontes desse nutriente,

IV. O baixo teor de proteína do hambúrguer feito à base do pedúnculo de caju sugere que outras formulações, talvez com a adição de produtos derivados de soja, sejam uma opção quando à objetivo for a sua utilização por grupos com deficiência desse nutriente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 20
ENADE 2010: Os produtores extrativistas de açaí têm enfrentado problemas em relação ao controle adequado da qualidade da matéria-prima por meio das boas práticas de fabricação (BPF), fato que se reflete diretamente no produto industrializado, causando perdas e gastos com o ajuste da qualidade. Nesse sentido, a atuação dos tecnólogos na implantação e adoção das boas práticas é fundamental.

A partir do texto acima, assinale a opção correta em relação à adoção das boas práticas de fabricação (BPF).

A) A legislação sanitária federal, que regulamenta o conjunto de medidas estabelecidas pelas BPF é única, de caráter generalista, aplicável a todos os tipos de agroindústria, independentemente de se tratar de produtos de origem vegetal ou animal, não apresentando norma específica para determinadas categorias de alimentos. Toda e qualquer particularidade relacionada à matéria-prima e ao processo de industrialização é tratada em âmbito regional.

B) As BPF abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas e seguidas pelas agroindústrias de alimentos, para garantir a qualidade do produto com vistas ao controle das condições higiênico-sanitárias e a plena conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos estabelecidos por lei, salvo as exceções amparadas por instruções normativas, como é o caso de alimentos tipicamente regionais, coloniais e artesanais.

C) Recomenda-se, sem quaisquer critérios restritivos, que a agroindústria não receba matéria-prima ou insumo que contenha parasitas, micro organismos e(ou) substâncias tóxicas, independentemente dos níveis de contaminação e dos possíveis métodos de tratamento e conservação empregados. Contudo, visando à estratificação da produção em várias categorias de qualidade, a agroindústria pode aceita-la pactuando com o fornecedor uma redução no preço pago pela matéria-prima.

D) Quando adquiridos pela agroindústria, as embalagens utilizadas para o acondicionamento dos alimentos devem ser mantidas em condições higiênico-sanitárias, em áreas previamente estabelecidas e, preferencialmente, próximas às áreas de processamento. Independentemente do alimento a ser embalado, o material da embalagem deve ser apropriado para o produto, seguro do ponto de vista físico e não promover qualquer interatividade química com o alimento que exceda os limites aceitáveis pelo órgão competente.

E) O segmento agroindustrial de alimentos poucas vezes produz suas próprias matérias-primas, optando, com frequência, por realizar contratos de terceirização com os setores produtivos primários. Isso, de certa forma, pode ser considerado fator de preocupação com relação ao controle de qualidade da matéria-prima e à implementação das  BPF. Entretanto, nesses casos, a agroindústria tem maior flexibilidade para não aplicar critérios rígidos de qualidade na seleção da matéria-prima, podendo aceitá-las em situações que não estão em conformidade com as BPF.


QUESTÃO 21
ENADE 2010: Avalie as asserções a seguir.

O pescado pode ser proveniente de captura e de cultivo. No pescado proveniente de captura, os peixes são apanhados pelos pescadores com redes, anzol e linha, ou armadilhas em massas de água mais ou menos afastadas das usinas processadoras. Por causa dos métodos de apanhamento, que podem se prolongar por várias horas, e pelas condições de trabalhos instáveis e difíceis no mar, muitas vezes há pouco controle sobre o estado dos animais ao morrer ou sobre o tempo de morte. Sendo assim, o peixe capturado deve ser rapidamente resfriado.

PORQUE

No controle de qualidade dos pescados, a principal consideração microbiológica está relacionada à deterioração e, em “alguns casos, à preocupação direta com as enfermidades transmitidas pelos alimentos, dado que, eventualmente, o pescado capturado alberga microrganismos patógenos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 22
ENADE 2010: Considere que uma amostra de massa alimentícia fresca tenha sido submetida a análises microbiológicas para verificação de suas condições higiênico-sanitárias, e que uma das análises tenha sido uma contagem de Bacillus cereus pelo método de plaqueamento em superfície (inoculação de 0,1 mL de amostra na placa, com multiplicação dos resultados pelo fator de correção = 10) com diluições subsequentes. Suponha, também, que a análise tenha sido feita em duplicata (placas A e B), e que os resultados das contagens sejam os apresentados na tabela abaixo.

indagacao

Considere ainda que, segundo a RDC 12/2001, a tolerância para uma amostra significativa é de 5X 10º UFC (unidades formadoras de colônia)/g para Bacillus cereus.

Com base na situação hipotética apresentada, o tecnólogo em agroindústria deve assinar laudo que informa que a amostra de massa fresca com ovos está

A) adequada para consumo, uma vez que a contagem de Bacillus cereus na amostra foi de 1,8X 10³ UFC/g.

B) adequada para consumo, uma vez que a contagem de Bacillus cereus na amostra foi de 13X 10² UFC/g.

C) adequada para consumo, uma vez que a contagem de Bacillus cereus na amostra foi de 4,5X 10³ UFC/g.

D) inadequada para consumo, uma vez que a contagem de Bacillus cereus na amostra foi de 8X 10³ UFC/g.

E) inadequada para consumo, uma vez que a contagem de Bacillus cereus na amostra foi de 9X10³ UFC/g.


ENADE 2010 - QUESTÃO 23 - ANULADA

QUESTÃO 24
ENADE 2010: Alguns estudos apontam para importantes características funcionais do óleo de abacate. Sua extração pode ser demonstrada de acordo com o fluxograma a seguir.

Fluxograma da extração do óleo de abacate
INDAGACAO

Com base no fluxograma, avalie as afirmações que se seguem.

I. As entradas no processo são: abacate, solvente e nitrogênio.

II. O solvente é adicionado durante a moagem visando separar o óleo bruto do resíduo sólido.

III. No fluxograma apresentado, há indicação de que o solvente é recuperado e reutilizado no processo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.


QUESTÃO 25
ENADE 2010: O processo de seleção de equipamentos utilizados para escoar fluidos, medir a vazão e a velocidade do escoamento em processos agroindustriais apresenta diferentes características.

Acerca das características desses equipamentos, avalie os itens a seguir.

I. Bombas alternativas e rotativas, também conhecidas como bombas de deslocamento positivo, são utilizadas para escoar alimentos com baixa viscosidade e apresentam vazões descontínuas ao longo do tempo.

II. Rotâmetros são usados para determinar a vazão de escoamento pela posição de equilíbrio de um dispositivo conhecido como flutuador, a qual será definida por forças exercidas pelo fluido sobre o flutuador, que se opõem à força da gravidade.

III. Os ventiladores são utilizados para o escoamento de gases, que deve ser precisamente controlado, pois a alta pressão exercida por esses equipamentos comprimem significativamente o fluido.

IV. Nas bombas centrífugas, a energia é fornecida continuamente pela bomba para o fluido na forma de energia cinética e, posteriormente, convertida em energia de pressão.

V. Bombas centrifugas apropriadas para desenvolver atas vazões também desenvolvem altas pressões.

É correto apenas o que se afirma nos itens

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 26
ENADE 2010: A indústria de alimentos gera uma grande quantidade de resíduos orgânicos, como cascas, resíduos de açúcares e bagaços. Acerca desses resíduos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A reutilização desses resíduos em indústrias como a do açúcar tem um significado econômico muito grande nas receitas dessas empresas.

II. Esses resíduos não têm impacto no meio ambiente, pois são compostos orgânicos naturais e serão degradados pela natureza.

III. Esses resíduos devem ser aproveitados como subprodutos para se agregar valor à produção.

IV. Em grandes indústrias, esses resíduos são Separados por cooperativas de recicladores.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 27
ENADE 2010: O mel é dotado de inúmeras propriedades terapêuticas, sendo utilizado pela medicina popular como fitoterápico, sob diversas formas e associações. De maneira geral, atribuem-se ao mel inúmeros efeitos benéficos em várias condições patológicas. As substâncias bactericidas são originárias das plantas. Por esse motivo, causam capacidade inibitória nos diferentes méis uniflorais, como apresentado no gráfico a seguir, relativo a atividade antimicrobiana de diferentes méis contra Staphylococcus aureus.

INDAGACAO

A partir das informações apresentadas, é correto concluir que a ação antimicrobiana do me! é atribuída apenas

A) à alta atividade de água.
B) à capacidade de oxidação.
C) ao fato de ser um produto natural.
D) à ausência de compostos fenólicos.
E) à acidez e concentração de açúcares.


QUESTÃO 28
ENADE 2010: Avalie as asserções a seguir.

A utilização de farinha de arroz na formulação de produtos alimentares com baixo teor de gordura e isentos de glúten apresenta resultados favoráveis para as características físicas, químicas e sensoriais. Os pães de forma, feitos com farinha de arroz, foram muito bem avaliados sensorialmente, o que lhes dá grande potencial de comercialização, como produto destinado às pessoas com restrição ao glúten.

PORQUE

A farinha de arroz representa uma oportunidade de negócios para as empresas que trabalham com esse grão, uma vez que o arroz quebrado tem pouca utilização industrial. A possibilidade do uso para produção de farinha de arroz e como ingrediente em produtos de panificação aumentaria o valor agregado dessa matéria-prima, já que é um subproduto do beneficiamento, atendendo à demanda crescente por produtos isentos de glúten para pessoas celiacas.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2010 - QUESTÃO 29 - ANULADA

QUESTÃO 30
ENADE 2010: Alimentos acondicionados em embalagens hermeticamente fechadas são submetidos a um tratamento térmico destinado à redução da carga microbiana, o que lhes permite um aumento do tempo de vida. Nesse sentido, o objetivo dos processos de esterilização por calor úmido é eliminar os microrganismos contaminantes em um determinado meio independente do processo industrial no qual possa ser aplicado. A esterilização por calor úmido descontínua caracteriza-se por ter nitidamente três fases: aquecimento; esterilização; resfriamento.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir.

Para determinação do tempo de esterilização de um material qualquer, é necessário conhecer a concentração inicial de microrganismos vivos no meio, as curvas de aquecimento e resfriamento, a temperatura mínima letal, a temperatura de esterilização, a probabilidade de falha (P) e a constante de destruição térmica do microrganismo (k).

PORQUE

A destruição térmica de microrganismos ocorre tanto na fase chamada de esterilização, quanto nas fases de aquecimento e resfriamento do meio, uma vez que a cinética de destruição térmica de microrganismos depende do tipo de microrganismo, das características reológicas do meio e da temperatura.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é a justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 31
ENADE 2010: O consumo de erva-mate para chimarrão apresenta mercado limitado às regiões onde é produzida, e o uso dessa matéria-prima se dá apenas na forma de produtos tradicionais. Os processos de beneficiamento e industrialização evoluíram pouco e os atributos de qualidade precisam ser avaliados. O desenvolvimento de novos produtos e a melhoria da qualidade podem levar a um crescimento na demanda pela erva-mate e, também, a um aumento no valor agregado do produto.

A partir do texto acima, avalie se as afirmativas a seguir apresentam sugestão de ação associada a um modelo de desenvolvimento sustentável.

I. Melhorar o cuidado com a qualidade da matéria-prima e do produto final, valorizar a mão de obra local, a boa localização, as instalações adequadas e o uso adequado destas instalações.

II. Informatizar e utilizar o comércio eletrônico como alternativa de tecnologia que pode ser adotada pela empresa, pois mediante essa iniciativa é possível vender, comprar ou obter informações sobre produtos e serviços, melhorando as formas de distribuição e entrega dos produtos.

III. Assegurar a aplicação efetiva das boas práticas de fabricação (BPF), nas quais se incluem os cuidados com a higiene tanto das instalações quanto dos maquinários e funcionários.

IV. Realizar pesquisa mercadológica, identificando pontos estratégicos e oportunidades para a abertura de novos mercados.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 32
ENADE 2010: Os elos mais comuns de uma cadeia produtiva agrícola são: o mercado consumidor, composto pelos indivíduos que consomem o produto final (e pagam por ele); a rede de atacadistas e varejistas; a agroindústria; as propriedades agrícolas, com seus diversos sistemas produtivos agropecuários ou agroflorestais; e os fornecedores de insumos (adubos, defensivos, máquinas, implementos e outros serviços).

Modelo geral de uma cadeia produtiva
INDAGACAO
CASTRO, A M. G. de; LIMA, S. MV: LOPES, M. A. & MARTINS, M À. G. Esvstégias de PaD
 para melhoramento genético em uma época de ibulência. In: 3001 Simpósio de
 Gestão de Tecnologia - Anais, FEA/USP. Satvador, 2002.

Considerando os elos que compõem a cadeia produtiva agrícola, avalie as afirmativas que se seguem.

I. Ao se definir a estrutura de uma cadeia produtiva, a lógica de encadeamento das operações deve situar-se sempre de jusante a montante, ou seja, com sentido do mercado final em direção à matéria-prima.

II. A utilização de ferramentas da qualidade do tipo produção mais limpa (P+L) e eficiência energética, aplicadas aos elos da cadeia produtiva, fará com que se estabeleça uma cadeia com sustentabilidade ambiental. 

III. Uma cadeia produtiva completa se dá quando todos os elos estão presentes, o que indica que a cadeia possui grau alto de maturidade e que o negócio está plenamente desenvolvido. São exemplos de cadeia produtiva completa as cadeias brasileiras da soja, da came e da laranja.

IV. Cadeias incompletas se dão quando está ausente um ou mais elos. Na sua forma mais simples, pode ser uma cadeia produtiva composta pelos elos de produção agrícola e pelos consumidores, quando o produto é adquirido diretamente dos produtores.

V. Os componentes que fazem parte da cadeia produtiva estão relacionados a um ambiente institucional (leis, normas, instituições normativas) e a um ambiente organizacional (instituições de governo, de crédito etc.), que, em conjunto, exercem influência sobre os componentes da cadeia.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e V, apenas.
C) II, IV e V, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III, IV e V.


QUESTÃO 33
ENADE 2010: Em relação a resoluções, regulamentos técnicos ou padrões de qualidade e identidade de alimentos, um tecnólogo em agroindústria deve considerar que

I. são recomendações que devem ser seguidas sempre observando as questões regionais e que secretarias municipais de saúde têm autonomia para alterá-las conforme as necessidades regionais.

II. os padrões de qualidade e de identidade legais são requisitos mínimos e podem ser completados por especificações de matérias-primas no relacionamento entre indústria e fornecedor.

III. o descumprimento aos termos das resoluções da ANVISA constitui infração sanitária, sujeitando “os infratores às penalidades previstas em lei.

IV. os regulamentos técnicos tratam de aspectos nutricionais e microbiológicos dos alimentos, e não se aplicam a outras características como as sensoriais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV.
E) I, II e IV.


QUESTÃO 34
ENADE 2010: A produção artesanal de queijos representa uma forma de melhorar a renda de produtores de leite. Sabe-se que a ocorrência de pequenas bolhas ou espaços aerados indesejáveis nos queijos coloniais indicam deficiências nas condições higiênico-sanitárias às quais o produto foi submetido, desde a obtenção do leite até à processamento do queijo. Esse defeito é resultante da multiplicação microbiana com produção de gás, a partir da fermentação da lactose por bactérias

A) esporogênicas.

B) acidoacéticas.

C) acidolácticas.

D) coliformes.

E) psicrófias.


QUESTÃO 35
ENADE 2010: Considere que em uma empresa de médio porte de Processamento de palmitos, a preocupação com o meio ambiente já esteja ocorrendo desde a sua fundação, em 2002, visto que toda a matéria-prima utilizada é de plantações específicas para esse fim. Recentemente, um dos sócios da empresa entrou em contato com uma empresa de certificação para buscar a Certificação ISO 14001.

Em relação à situação hipotética apresentada, avalie as afirmativas a seguir.

I. Se certificada pela ISO 14001, a empresa será dispensada da fiscalização pela Secretaria do Meio Ambiente.

II. A adoção da norma pela empresa é voluntária, mas na implementação pode causar impacto positivo no mercado e na sociedade.

III. A certificação ISO 14001 é uma garantia de que os produtos fabricados pela empresa não causam impacto ao meio ambiente.

IV.A ISO 14001 requer da empresa o estabelecimento de metas e objetivos mensuráveis para as operações que afetam o meio ambiente.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 36
ENADE 2010: Ao elaborar um gráfico de custos de produção de um frigorífico, um tecnólogo agroindustrial identificou linhas que se cruzavam (vendas, custo total, custo variável e custo fixo), conforme apresentado no gráfico a seguir.

INDAGACAO

Com base no gráfico apresentado, o ponto de equilíbrio financeiro é identificado no cruzamento

A) do custo fixo com o custo variável - ponto A.
B) do custo total com as vendas — ponto B.
C) das vendas com o custo fixo — ponto C.
D) do custo total com o custo variável — ponto D.
E) do custo variável com o custo total — ponto E.


QUESTÃO 37
ENADE 2010: Um tecnólogo agroindustrial está elaborando um projeto de implantação de uma indústria de snacks de milho na região Sul do Brasil. Ao pesquisar a produção de milho nos estados da região, deparou-se com os seguintes dados referentes ao Paraná:

INDAGACAO

Considerando esses dados, o tecnólogo concluiu corretamente que

A) a área de milho plantada no estado cresceu mais de 100% de 1980 a 2008.

B) a quantidade de milho produzida manteve-se constante de 1980 a 2000.

C) a produtividade do milho plantado no estado aumentou mais de 150% de 1980 a 2008.

D) a quantidade de milho plantada no estado inviabiliza a implantação da indústria de snacks.

E) a produtividade de milho no estado do Paraná em 2008 foi menor que 3 ton/ha.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1414,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Agroindústria ENADE 2010 com Gabarito
Prova Tecnologia em Agroindústria ENADE 2010 com Gabarito
Prova Tecnologia em Agroindústria ENADE 2010 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiBtBMDar7Duo7ojFbFEgPPaM_RrJkF_E3okr6I_e6TGdJrweDdQBB8aU78Uc1r1wtJmNPncuSGIref2LC3Vl1bazCPtI6RooBPsqpt9iPHbK9eLEzZuBVp2RKb6-UWhHNOAUoJIByyo0hB5QbikszPHLN3vHcnFPE2g5U7U7EorWE7ALM991L-n0gz=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiBtBMDar7Duo7ojFbFEgPPaM_RrJkF_E3okr6I_e6TGdJrweDdQBB8aU78Uc1r1wtJmNPncuSGIref2LC3Vl1bazCPtI6RooBPsqpt9iPHbK9eLEzZuBVp2RKb6-UWhHNOAUoJIByyo0hB5QbikszPHLN3vHcnFPE2g5U7U7EorWE7ALM991L-n0gz=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-tecnologia-em-agroindustria-enade-2010-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-tecnologia-em-agroindustria-enade-2010-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo